(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas PANDEMIA

Juiz de Fora reabre o comércio: Veja o decreto com regras na Onda Amarela

Apesar da curva ascendente de casos diários de COVID-19, a cidade volta a abrir as lojas, a partir de sábado (9)


08/01/2021 07:03 - atualizado 08/01/2021 08:13

Novo decreto reabre lojas, bares e academias em Juiz de Fora(foto: Redes Sociais/Reprodução)
Novo decreto reabre lojas, bares e academias em Juiz de Fora (foto: Redes Sociais/Reprodução)
Juiz de Fora, na Zona da Mata, reabre o comércio a partir de sábado (9), quando retorna à Onda Amarela do programa Minas Consciente, do governo de Minas. A Prefeitura publicou novo decreto, nesta sexta-feira (8/1), em que se estabelecem protocolos específicos para o funcionamento dos setores de comércio e serviços.

Conforme atualização do programa Minas Consciente, a microrregião – Juiz de Fora, Lima Duarte, São João Nepomuceno e Bicas – segue na Onda Amarela no período de 9 de janeiro até o dia 15 janeiro.
 
A Onda Amarela permite abertura de serviços não essenciais como lojas, bares, academias e clubes, por exemplo.

Novo Decreto

O novo decreto N.º 14.265, publicado nesta sexta (8/1), ratifica a criação do ‘Fórum em Defesa da Vida’ para coordenação das ações de combate à pandemia de COVID-19 em Juiz de Fora. Além disso, o documento estabelece os horários de funcionamento das atividades na prestação de serviços e no comércio.
 

Horário de funcionamento

 
  • Setor de serviços e escritórios comerciais: Segunda a sábado, entre 8h e 18h
  • Salões de beleza e clínicas de estética: Segunda a sábado, entre 7h e 22h
  • Academias de ginástica e afins: Segunda a sábado, entre 6h e 22h, com distanciamento individual mínimo de 1m.
  • Comércio em geral, centros e galerias comerciais: Segunda a sábado, entre 9h30 e 19h30
  • Construção civil e atividades afins: Segunda a sábado, entre 7h e 17h
  • Shopping Centers: Segunda a sexta-feira, entre 11h e 22h / Sábado, domingo e feriados, entre 10h e 22h
  • Bares e restaurantes: Segunda a domingo, entre 8h e 23h / já para entrega em domicílio e retirada no estabelecimento, o horário é livre
  • Serviços de entrega a domicílio: Horário livre
  • Igrejas e centros religiosos, observado o limite de 30% de sua capacidade, não podendo ultrapassar o limite de 30 pessoas: Horário livre
  • Parques e espaços públicos, 30% de sua capacidade, não pode ultrapassar o liimite de 200 pessoas: Terça-feira a domingo, de 8h e 14h
  • Demais atividades autorizadas na Onda Amarela: Horário livre 

Atividades permitidas na Onda Amarela

 
- Bares (consumo no local)
- Autoescolas e cursos de pilotagem
- Salões de beleza e atividades de estética
- Comércio de eletrodomésticos e equipamentos de áudio e vídeo
- Papelarias, lojas de livros, discos e revistas
- Lojas de roupas, bijuterias, joias, calçados, artigos de viagem, artigos esportivos e jogos eletrônicos, floriculturas,
- Atividades de assessoria
- Ensino Extracurricular: esportes, idiomas, treinamentos, preparatórios, cursos
- Comércio de itens de cama, mesa e banho
- Lojas de móveis e lustres
- Imobiliárias
- Lojas de departamento e duty free
- Lojas de brinquedos
- Academias (com restrições)
- Agências de viagem
- Atividades esportivas e clubes sociais
- Ensino superior: graduação e pós graduação 
 
Já os setores de educação infantil, ensino fundamental e médio, e de cinema estão proibidos de funcionar presencialmente na Onda Amarela.

Eventos

O decreto proíbe a realização de eventos, reuniões e atividades, em locais fechados com mais de uma pessoa por 10m quadrados. Já em locais abertos, o limite é de uma pessoa por 4m quadrados, que não estejam autorizadas pelo Plano “Minas Consciente” ou por ato normativo municipal.
 
Para realizar eventos de grande porte, o interessado deve apresentar requerimento à Prefeitura que demonstre preenchimento dos requisitos exigidos pela lei - incluindo os protocolos para evitar contágios do novo coronavírus.
 
O Minas Consciente é dividido em três fases; a Onda Verde, que permite a abertura de serviços não essenciais com alto risco de contágio; a Onda Amarela, para serviços não essenciais; e a Onda Vermelha, a mais restritiva, quando somente os serviços considerados essenciais são permitidos.

Pandemia 

De acordo com o pronunciamento da prefeita Margarida Salomão (PT), a cidade evoluiu de forma positiva no quadro sanitário de enfrentamento à pandemia de COVID-19. Sendo assim, Juiz de Fora está apta para abrir vários segmentos considerados não essenciais.

A chefe do Executivo alerta que, mesmo assim, é preciso tomar todos os cuidados de prevenção, como o uso de máscaras. “É necessário que todos se engajem, que sigam os protocolos para essa repactuação”, alerta. 
 
Para a Secretária de Saúde, Ana Pimentel, a situação ainda é grave, pois a cidade já superou 550 mortes em decorrência da COVID-19. “A gente continua com uma média entre 100 e 115 casos confirmados diários, então, a gente continua com uma curva ascendente de infecção. E a taxa de transmissibilidade está acima de um, neste momento; significa que 100 pessoas contaminadas passam o vírus para outras 103”, explica.
 
O coordenador executivo e advogado do Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Juiz de Fora (SHRBSJF), Rogério Barros, relata que o setor acumula prejuízo, principalmente no fim de ano, devido às restrições de funcionamento. “Temos uma previsão de 200 empresas fechadas devido à pandemia, há um endividamento muito grande no setor. Então, a expectativa é grande para essa retomada com a Onda Amarela”, relata.
 
De acordo com o painel gerencial da Prefeitura, Juiz de Fora acumula 554 mortes e 14.331 casos confirmados em decorrência da COVID-19. A cidade tem 384 pessoas hospitalizadas pela doença, e a taxa de ocupação de UTI-SUS está em 83,92%.
 

O que é o coronavírus


Coronavírus são uma grande família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus (COVID-19) foi descoberto em dezembro de 2019, na China. A doença pode causar infecções com sintomas inicialmente semelhantes aos resfriados ou gripes leves, mas com risco de se agravarem, podendo resultar em morte.
Vídeo: Por que você não deve espalhar tudo que recebe no Whatsapp

Como a COVID-19 é transmitida? 

A transmissão dos coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro, contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão, contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.

Vídeo: Pessoas sem sintomas transmitem o coronavírus?


Como se prevenir?

A recomendação é evitar aglomerações, ficar longe de quem apresenta sintomas de infecção respiratória, lavar as mãos com frequência, tossir com o antebraço em frente à boca e frequentemente fazer o uso de água e sabão para lavar as mãos ou álcool em gel após ter contato com superfícies e pessoas. Em casa, tome cuidados extras contra a COVID-19.
Vídeo: Flexibilização do isolamento não é 'liberou geral'; saiba por quê

Quais os sintomas do coronavírus?

Confira os principais sintomas das pessoas infectadas pela COVID-19:

  • Febre
  • Tosse
  • Falta de ar e dificuldade para respirar
  • Problemas gástricos
  • Diarreia

Em casos graves, as vítimas apresentam:

  • Pneumonia
  • Síndrome respiratória aguda severa
  • Insuficiência renal
Os tipos de sintomas para COVID-19 aumentam a cada semana conforme os pesquisadores avançam na identificação do comportamento do vírus. 

Vídeo explica por que você deve 'aprender a tossir'


Mitos e verdades sobre o vírus

Nas redes sociais, a propagação da COVID-19 espalhou também boatos sobre como o vírus Sars-CoV-2 é transmitido. E outras dúvidas foram surgindo: O álcool em gel é capaz de matar o vírus? O coronavírus é letal em um nível preocupante? Uma pessoa infectada pode contaminar várias outras? A epidemia vai matar milhares de brasileiros, pois o SUS não teria condições de atender a todos? Fizemos uma reportagem com um médico especialista em infectologia e ele explica todos os mitos e verdades sobre o coronavírus.

Coronavírus e atividades ao ar livre: vídeo mostra o que diz a ciência

Para saber mais sobre o coronavírus, leia também:

 

 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)