(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas PERDA

Filho de ex-prefeito de Sete Lagoas morre de COVID-19

Empresário Marcelo Vasconcelos estava internado em UTI desde o último dia 22 e não resistiu a um comprometimento renal. Cidade já soma 88 óbitos por coronavírus


30/12/2020 17:07 - atualizado 30/12/2020 17:22

Empresário passou uma semana confinado em casa após a confirmação da infecção por COVID-19(foto: Álbum de família/Reprodução)
Empresário passou uma semana confinado em casa após a confirmação da infecção por COVID-19 (foto: Álbum de família/Reprodução)
O empresário Marcelo Vasconcelos de Oliveira Júnior, filho do ex-prefeito de Sete Lagoas, Marcelo Cecé, foi mais uma vítima da COVID-19. Sua morte foi confirmada na manhã desta quarta-feira (30) pelo Hospital Nossa Senhora das Graças.

Mais conhecido como Theo, o empresário de 53 anos estava internado na UTI desde o último dia 22. Antes de ir para o hospital, Theo havia sido diagnosticado com coronavírus uma semana antes e permaneceu isolado em sua casa, em repouso, neste período.

No entanto, poucos dias antes do Natal, começou a sentir dificuldade em respirar. Foi levado por familiares para o Hospital da Unimed e depois foi transferido para o Hospital Nossa Senhora das Graças, após o agravamento do seu estado de saúde.

Nos últimos dias, os rins do empresário começaram a entrar em colapso e os médicos precisaram levá-lo para hemodiálise. Apesar do quadro de saúde estável, Theo não resistiu nesta quarta-feira e teve sua morte anunciada por volta das 5h30. O empresário era casado com Júnia Oliveira e deixa três filhos: Marcela, Maria Eduarda e Marcelo.

O sepultamento será realizado no Cemitério Santa Luzia, mas o horário ainda não foi confirmado. Procurada, a família não quis comentar o assunto.

Números da COVID-19 em Sete Lagoas

De acordo com o último boletim epidemiológico municipal, emitido nesta quarta-feira (30/12), a cidade registrou mais dois óbitos nas últimas 24 horas, elevando o total a 88. Ambas as mortes foram confirmadas nesta manhã, sendo um homem de 53 anos que estava internado no Hospital Nossa Senhora das Graças e uma mulher de 64 anos que estava internada no Hospital Municipal. Há ainda uma morte suspeita em investigação.

No mesmo período foram registrados 102 novos casos positivos, sendo 50 mulheres e 52 homens. Assim, o total de contaminados chega a 6.198 desde o início da pandemia. Ao todo, são 60 pacientes hospitalizados na cidade por causas respiratórias, sendo 35 em enfermaria e 25 em UTI. Destes, 31 já testaram positivo para COVID-19, dos quais 24 são de Sete Lagoas, dois são de Cordisburgo, dois de Caetanópolis, e os demais de Abaeté, Cachoeira da Prata e Paraopeba. Três internados tiveram resultado negativo e 26 aguardam resultado de exame.

São 22 internações no Hospital Municipal (13 delas em UTI), no Hospital Nossa Senhora das Graças são 13 internações, sendo 11 em enfermaria, uma em UTI e uma em pediatria do SUS. Há ainda dez internações no Hospital da Unimed, seis delas em UTI, e 15 na UPA, cinco delas em UTI. A taxa de ocupação de leitos de UTI COVID-19 do SUS e da rede particular na cidade hoje está em 55,5%.

Pai de Theo foi prefeito

O pai de Theo, Marcelo Cecé, foi prefeito de Sete Lagoas por dois mandatos. O primeiro foi entre os anos de 1995 e 1998 e depois retornou à Prefeitura entre 1997 e 2000. Em 1992 foi eleito deputado estadual.

A segunda gestão de Cecé foi marcada por polêmicas. Em julho de 2008, o Tribunal de Justiça de Minas Gerais suspendeu por oito anos seus direitos políticos. De acordo com denúncia do Ministério Público, o ex-prefeito esteve envolvido em um esquema de desvio de medicamentos, no ano de 2000.
 

O que é o coronavírus


Coronavírus são uma grande família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus (COVID-19) foi descoberto em dezembro de 2019, na China. A doença pode causar infecções com sintomas inicialmente semelhantes aos resfriados ou gripes leves, mas com risco de se agravarem, podendo resultar em morte.
Vídeo: Por que você não deve espalhar tudo que recebe no Whatsapp

Como a COVID-19 é transmitida? 

A transmissão dos coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro, contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão, contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.

Vídeo: Pessoas sem sintomas transmitem o coronavírus?


Como se prevenir?

A recomendação é evitar aglomerações, ficar longe de quem apresenta sintomas de infecção respiratória, lavar as mãos com frequência, tossir com o antebraço em frente à boca e frequentemente fazer o uso de água e sabão para lavar as mãos ou álcool em gel após ter contato com superfícies e pessoas. Em casa, tome cuidados extras contra a COVID-19.
Vídeo: Flexibilização do isolamento não é 'liberou geral'; saiba por quê

Quais os sintomas do coronavírus?

Confira os principais sintomas das pessoas infectadas pela COVID-19:

  • Febre
  • Tosse
  • Falta de ar e dificuldade para respirar
  • Problemas gástricos
  • Diarreia

Em casos graves, as vítimas apresentam:

  • Pneumonia
  • Síndrome respiratória aguda severa
  • Insuficiência renal
Os tipos de sintomas para COVID-19 aumentam a cada semana conforme os pesquisadores avançam na identificação do comportamento do vírus. 

Vídeo explica por que você deve 'aprender a tossir'


Mitos e verdades sobre o vírus

Nas redes sociais, a propagação da COVID-19 espalhou também boatos sobre como o vírus Sars-CoV-2 é transmitido. E outras dúvidas foram surgindo: O álcool em gel é capaz de matar o vírus? O coronavírus é letal em um nível preocupante? Uma pessoa infectada pode contaminar várias outras? A epidemia vai matar milhares de brasileiros, pois o SUS não teria condições de atender a todos? Fizemos uma reportagem com um médico especialista em infectologia e ele explica todos os mitos e verdades sobre o coronavírus.

Coronavírus e atividades ao ar livre: vídeo mostra o que diz a ciência

Para saber mais sobre o coronavírus, leia também:

 

 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)