(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas CORONAVÍRUS

COVID-19: Mariana aperta cerco contra festas de Natal e réveillon

Cidade Histórica de Minas Gerais adota medidas mais rígidas contra o avanço das infecções


23/12/2020 00:34 - atualizado 23/12/2020 07:28

Em Mariana, Justiça derrubou liminar que estabelecia rodízio de CPF para compras em supermercados(foto: Leandro Couri/EM/D.A Press - 11/04/20)
Em Mariana, Justiça derrubou liminar que estabelecia rodízio de CPF para compras em supermercados (foto: Leandro Couri/EM/D.A Press - 11/04/20)


Cidades históricas e irmãs, Ouro Preto e Mariana tiveram posturas diferentes no combate ao avanço da COVID-19 no final deste ano. Em Mariana, foi cancelada às vésperas a realização de uma feira de gastronomia e artesanato onde seria instalada no local uma pista de patinação no gelo. O evento estava marcado para ter início no dia 15 de dezembro e término no fim de janeiro.

O evento chamado de Natal de Luz 2020 tinha sido aprovado pelo Plano de Prevenção e Contingenciamento em Saúde COVID-19, da Secretaria de Saúde de Mariana, em novembro, quando a cidade ainda estava na onda verde do Plano Minas Consciente. Com a mudança de onda para a amarela, a única ação permitida foi a decoração com luzes na cidade.

Sem eventos maiores de fim de ano, restou ao marianense as confraternizações dentro de casa. Segundo a Secretaria de Saúde de Mariana, não é tradição grandes eventos na cidade, mas mesmo assim, muitas pessoas vão às casas de parentes nessas datas e fazem as festas familiares.

Por isso, outra ação de combate à propagação do vírus foi tomada na cidade pelo Comitê Gestor. A implantação do rodízio de CPF em nove supermercados da cidade obrigou até esta terça-feira (22/12) os estabelecimentos a controlar a entrada de clientes. De acordo com o secretário de saúde, Danilo Brito, o Comitê Gestor viu a necessidade da medida para evitar aglomerações dentro dos supermercados. “Não será preciso ir toda a família para as compras, basta um familiar para evitar aglomeração. Claro que isso só vai funcionar se a população cooperar”. Liminar da Justiça derrubou a decisão. 

Aglomeração, só de luzes

Ouro Preto iniciou a decoração natalina em 9 novembro de 2020 com a instalação de uma árvore de Natal de 15 metros de altura na Praça Tiradentes. De lá para cá, o Centro Histórico da cidade tem ganhado luzes em todas as ruas como forma de atrair o turismo e fortalecer o comércio da cidade.

Além da decoração do Projeto Grupo do Natal Ouro Preto, formado pela a Associação Comercial e Empresarial de Ouro Presto, ACEOP, em parceria com outras entidades e grupos culturais, iria ter uma programação de eventos a céu aberto, como corais e apresentações musicais.

Segundo o secretário de Turismo, Indústria e Comércio de Ouro Preto, Júlio Ernesto Füzessy, devido aos avanços da pandemia e a classificação da cidade para a onda amarela do Minas Consciente, os eventos foram cancelados.

Ainda segundo a prefeitura de Ouro Preto, não haverá queima de fogos na cidade e também não vai ser emitidos alvarás para festas maiores que possam reunir muitas pessoas no mesmo espaço. A recomendação continua sendo a de se evitar aglomerações e seguir todas as regras do Comitê Gestor para evitar a propagação do vírus.

Preocupação com leitos

 

As cidades da região dos inconfidentes, mesmo com medidas individuais, acabam que sentem juntas os reflexos da expansão do vírus na Microrregião do Minas Consciente. É o caso da Santa Casa de Ouro Preto, que atende as cidades de Ouro Preto, Mariana e Itabirito. 

De acordo com os boletins de atendimentos prestados aos pacientes de COVID-19, a Santa Casa ficou do dia 12 ao dia 16 com 100% dos leitos de UTI ocupados e 70% dos leitos de enfermaria. Em 17 de dezembro, a taxa tinha baixado para 90% nos leitos e UTI e permaneceu a mesma para enfermaria.

Foi construído um Hospital de Campanha em Ouro Preto com 50 leitos que atendem pacientes de pequena a média gravidade e está com 15% dos leitos ocupados, além disso, segundo a Secretaria de Saúde existem outros 2 leitos semi-intensivos no Hospital de Campanha e um leito de isolamento na UPA Dom Orione.

Em Mariana, os leitos da clínica médica do Hospital Monsenhor Horta   também se encontram com 100% dos leitos ocupados. De acordo com o secretário de Saúde de Mariana, Danilo Brito, a situação na cidade é preocupante e ele espera um janeiro mais difícil ainda.

Antecipando a esse possível cenário, em edição extra do Diário Oficial do Município foi publicada no dia 16 uma resolução que amplia o horário de funcionamento da Policlínica Municipal Dr. Elias Salim Mansur para 24 horas. A medida vai até 31 de janeiro, podendo ser prorrogada.

O que é o coronavírus


Coronavírus são uma grande família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus (COVID-19) foi descoberto em dezembro de 2019, na China. A doença pode causar infecções com sintomas inicialmente semelhantes aos resfriados ou gripes leves, mas com risco de se agravarem, podendo resultar em morte.
Vídeo: Por que você não deve espalhar tudo que recebe no Whatsapp

Como a COVID-19 é transmitida? 

A transmissão dos coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro, contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão, contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.

Vídeo: Pessoas sem sintomas transmitem o coronavírus?


Como se prevenir?

A recomendação é evitar aglomerações, ficar longe de quem apresenta sintomas de infecção respiratória, lavar as mãos com frequência, tossir com o antebraço em frente à boca e frequentemente fazer o uso de água e sabão para lavar as mãos ou álcool em gel após ter contato com superfícies e pessoas. Em casa, tome cuidados extras contra a COVID-19.
Vídeo: Flexibilização do isolamento não é 'liberou geral'; saiba por quê

Quais os sintomas do coronavírus?

Confira os principais sintomas das pessoas infectadas pela COVID-19:

  • Febre
  • Tosse
  • Falta de ar e dificuldade para respirar
  • Problemas gástricos
  • Diarreia

Em casos graves, as vítimas apresentam:

  • Pneumonia
  • Síndrome respiratória aguda severa
  • Insuficiência renal
Os tipos de sintomas para COVID-19 aumentam a cada semana conforme os pesquisadores avançam na identificação do comportamento do vírus. 

Vídeo explica por que você deve 'aprender a tossir'


Mitos e verdades sobre o vírus

Nas redes sociais, a propagação da COVID-19 espalhou também boatos sobre como o vírus Sars-CoV-2 é transmitido. E outras dúvidas foram surgindo: O álcool em gel é capaz de matar o vírus? O coronavírus é letal em um nível preocupante? Uma pessoa infectada pode contaminar várias outras? A epidemia vai matar milhares de brasileiros, pois o SUS não teria condições de atender a todos? Fizemos uma reportagem com um médico especialista em infectologia e ele explica todos os mitos e verdades sobre o coronavírus.

Coronavírus e atividades ao ar livre: vídeo mostra o que diz a ciência

Para saber mais sobre o coronavírus, leia também:

 



receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)