(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas CORONAVÍRUS EM BH

COVID-19: prefeitura prorroga estado de calamidade pública em BH

Portaria tem validade de 180 dias, mas depende de aprovação da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). Novo horário do comércio é oficializado


19/12/2020 11:20 - atualizado 19/12/2020 11:29

Belo Horizonte prorrogou estado de calamidade pública por mais 180 dias(foto: Edesio Ferreira/EM/D.A Press)
Belo Horizonte prorrogou estado de calamidade pública por mais 180 dias (foto: Edesio Ferreira/EM/D.A Press)
A Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) publicou, neste sábado (19/12), um decreto que prorroga o estado de calamidade pública na capital mineira por mais 180 dias. A portaria, publicada no Diário Oficial do Município (DOM) e que está em vigor desde o dia 20 de abril, se deve pela pandemia da COVID-19.

Para que o decreto tenha validade, a medida precisa ser aprovada na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). Entre as razões citadas pela PBH para a prorrogação do estado de calamidade pública, estão o aumento dos indicadores da COVID-19 em Belo Horizonte, que se mantiveram estáveis até outubro, além da falta de previsão de uma cobertura vacinal suficiente no período prorrogado da portaria.

O Executivo municipal também citou a queda das receitas, uma vez que foi registrado um declive de arrecadação de tributos por causa das restrições impostas para contenção do avanço da pandemia em Belo Horizonte.

Novos horários


Além da prorrogação do estado de calamidade pública, a PBH também oficializou, neste sábado, os novos horários do comércio. O esquema já havia sido anunciado pelo prefeito Alexandre Kalil (PSD) em entrevista coletiva nessa sexta-feira (18/12).

Lojas de rua, de galerias e centros comerciais passaram a ter autorização para funcionar entre 9h e 20h, de segunda à sábado, mesma faixa de dias dos shoppings, que podem abrir às portas de 10h às 21h. Aos domingos, estabelecimentos de centros de compras estão permitidos a operar apenas no esquema drive-thru, ou seja, quando o cliente paga pelo produto e retira, sem a permanência no local.

O que é o coronavírus

Coronavírus são uma grande família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus (COVID-19) foi descoberto em dezembro de 2019, na China. A doença pode causar infecções com sintomas inicialmente semelhantes aos resfriados ou gripes leves, mas com risco de se agravarem, podendo resultar em morte.
Vídeo: Por que você não deve espalhar tudo que recebe no Whatsapp



Como a COVID-19 é transmitida?


A transmissão dos coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro, contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão, contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.

Vídeo: Pessoas sem sintomas transmitem o coronavírus?



Como se prevenir?


A recomendação é evitar aglomerações, ficar longe de quem apresenta sintomas de infecção respiratória, lavar as mãos com frequência, tossir com o antebraço em frente à boca e frequentemente fazer o uso de água e sabão para lavar as mãos ou álcool em gel após ter contato com superfícies e pessoas. Em casa, tome cuidados extras contra a COVID-19.
Vídeo: Flexibilização do isolamento não é 'liberou geral'; saiba por quê



Quais os sintomas do coronavírus?

Confira os principais sintomas das pessoas infectadas pela COVID-19:

  • Febre
  • Tosse
  • Falta de ar e dificuldade para respirar
  • Problemas gástricos
  • Diarreia

Em casos graves, as vítimas apresentam

  • Pneumonia
  • Síndrome respiratória aguda severa
  • Insuficiência renal

Os tipos de sintomas para COVID-19 aumentam a cada semana conforme os pesquisadores avançam na identificação do comportamento do vírus.

 

Vídeo explica porque você deve aprender a tossir

Mitos e verdades sobre o vírus


Nas redes sociais, a propagação da COVID-19 espalhou também boatos sobre como o vírus Sars-CoV-2 é transmitido. E outras dúvidas foram surgindo: O álcool em gel é capaz de matar o vírus? O coronavírus é letal em um nível preocupante? Uma pessoa infectada pode contaminar várias outras? A epidemia vai matar milhares de brasileiros, pois o SUS não teria condições de atender a todos? Fizemos uma reportagem com um médico especialista em infectologia e ele explica todos os mitos e verdades sobre o coronavírus.

Coronavírus e atividades ao ar livre: vídeo mostra o que diz a ciência

Para saber mais sobre o coronavírus, leia também:



receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)