(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas ATÉ BUFFET

COVID-19: em menos de três dias, PBH interdita seis estabelecimentos

Um deles, segundo a equipe de fiscalização do Executivo municipal, era um buffet que realizava um evento no Centro-Sul de BH


19/12/2020 09:44 - atualizado 19/12/2020 09:51

Buffet interditado no Bairro Santo Antônio realizava evento com aglomeração de pessoas na madrugada deste sábado (19/12)(foto: Divulgação/Subsecretaria de Fiscalização)
Buffet interditado no Bairro Santo Antônio realizava evento com aglomeração de pessoas na madrugada deste sábado (19/12) (foto: Divulgação/Subsecretaria de Fiscalização)

 

A Prefeitura de BH interditou seis estabelecimentos espalhados pela cidade desde quinta (17/12) por desrespeito às regras de segurança contra a proliferação do novo coronavírus na cidade.

De acordo com a Subsecretaria de Fiscalização, duas multas também foram aplicadas no período. O órgão fechou esse balanço às 8h deste sábado (19/12).

Entre os estabelecimentos fechados pela prefeitura está um buffet localizado no Bairro Santo Antônio, Região Centro-Sul da capital mineira.

Uma festa regada a muita bebida alcóolica acontecia no local quando os fiscais chegaram ao local na madrugada deste sábado, segundo a PBH.

Desde 19 de março, conforme o balanço do Executivo municipal, os fiscais realizaram 71 mil abordagens a estabelecimentos espalhados pela cidade. Dessas, 5,6 mil resultaram na detecção de alguma irregularidade.

Além disso, os servidores efetuaram 204 interdições de lojas e aplicaram 27 multas.

Como denunciar estabelecimentos irregulares?


Por meio do site da prefeitura, o cidadão pode denunciar estabelecimentos que não estejam seguindo as regras contra a COVID-19. Basta clicar no canto direito no botão “Fale Conosco” e, em seguida, em “Ouvidoria”.

Quem preferir também pode ligar para o telefone 156 para indicar alguma irregularidade.

Extensão de horário


Em entrevista coletiva na manhã dessa sexta (18/12), a Prefeitura de BH anunciou a extensão do horário de funcionamento do comércio durante o período de festas.

Portanto, a medida que já começa a valer neste sábado permite o funcionamento das lojas de rua entre 9h e 20h. Já os shoppings podem abrir às 10h e devem encerrar o expediente às 21h. Os novos horários valem por tempo indeterminado.

“Queria dizer que não vamos fechar a cidade. Estamos ampliando o comércio de rua. Vamos ampliar simplesmente para evitar aglomeração, não é porque a situação está boa não”, afirmou o prefeito Alexandre Kaliil (PSD) em conversa com jornalistas.

Boletim


Segundo dados divulgados nesta sexta pelo boletim epidemiológico e assistencial da prefeitura, BH computa 59.141 casos confirmados de infecção pelo vírus: 2.596 em acompanhamento, 54.764 recuperados e 1.781 mortos.

A preocupação se estende à situação dos indicadores. A ocupação dos leitos de UTI bateu a marca de 70,4% no último balanço, o que faz a situação se tornar crítica.

Já a taxa de uso das enfermarias está em 62,4%. Desde o levantamento de sexta, a prefeitura retomou sua antiga metodologia para avaliar o índice: desconsiderou unidades "em potencial" para levar em conta apenas os leitos realmente disponíveis para pacientes com a virose.

Isso porque desde o início de agosto, quando o Executivo municipal começou a desmobilizar parte dos leitos dedicados à COVID-19 para atender outras doenças, a prefeitura considerava os leitos em potencial.

Ou seja, apesar de parte das unidades não estarem disponíveis para o tratamento da COVID-19, elas ainda eram consideradas no cálculo.

Outro parâmetro em situação de alerta na cidade é o número médio de transmissão por infectado pelo coronavírus. Cada pessoa doente passa o vírus, em média, para 1,11 cidadão.

A situação se torna crítica a partir de 1,2 e controlada em dados menores que 1.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)