(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas AGLOMERAÇÃO

COVID-19: Betim proíbe a realização de eventos com mais de 100 pessoas

Festa no final de semana, com 600 pessoas, acendeu o sinal de alerta


14/12/2020 18:42 - atualizado 14/12/2020 18:55

(foto: Prefeitura de Betim/Divulgação )
(foto: Prefeitura de Betim/Divulgação )
“Nos próximos 30 dias estão proibidos eventos com público superior a 100 pessoas." Um decreto foi assinado nesta segunda-feira (14/12) pelo prefeito de Betim, Vittorio Medioli, que será publicado no Diário Oficial do município nesta terça-feira. O anúncio, por enquanto, ocorreu apenas nas redes sociais.


A medida é consequência de uma festa, batizada “Festa Emotion”, que aconteceu num sítio, numa área de 20 mil metros quadrados, na noite de sábado (12/12), mas que provocou uma grande aglomeração, pois no local havia cerca de 600 pessoas.

O caso ganhou repercussão nacional, pois a maioria das pessoas não estava usando máscaras e nem havia um distanciamento seguro de, no mínimo, dois metros, entre as pessoas.

Com validade de 30 dias, o decreto suspende todos os eventos com público superior a 100 pessoas. Na mesma publicação, ficam autorizados, sem a necessidade de alvará, eventos com capacidade de até 24 pessoas.

Entre 25 a 100 convidados, será necessária a solicitação de alvará para a realização. Os pedidos para essas permissões devem ser encaminhados pelos responsáveis para a Vigilância em Saúde de Betim. Nessa solicitação, devem constar todos os detalhes e os protocolos de biossegurança.

Já os eventos acima de 100 pessoas estão, terminantemente, proibidos. A medida atinge eventos religiosos, casamentos, shows, exposições, seminários e congressos que estejam acima do limite permitido.

“Apesar de Betim apresentar índices satisfatórios de casos de coronavírus e possuir ampla estrutura assistencial para atender a população, tomamos essa decisão de proibir eventos com mais de cem pessoas. Algumas cidades do entorno que não têm a capacidade de atendimento que temos restringiram a realização desses eventos, e, com isso, alguns deles se transferiram para Betim, sendo muitos, ilegais. Isso está gerando uma situação que requer preocupação e cuidados”, ressalta o decreto.

Também em nota, o município destaca que tem uma retarguarda de estrutura de saúde com 105 leitos de UTI e 115 clínicos. O balanço feito nesta segunda-feira mostra que a taxa de ocupação dos leitos de UTI está em 55%. A ocupação dos leitos clínicos é de 34%.

O secretário de Saúde de Betim, Nilvan Baeta, anuncia, ainda, que a fiscalização será intensificada. “Betim tem um território muito grande, e uma área rural enorme, o que dificulta a fiscalização completa no município. Mas uma força-tarefa de vários órgãos da prefeitura está sendo feita para intensificar comércios, bares, locais públicos e espaços que descumpram com as normas de biossegurança. Aqueles locais que não cumprirem com os critérios estabelecidos em decretos poderão ser fechados e interditados.”
  

O que é o coronavírus


Coronavírus são uma grande família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus (COVID-19) foi descoberto em dezembro de 2019, na China. A doença pode causar infecções com sintomas inicialmente semelhantes aos resfriados ou gripes leves, mas com risco de se agravarem, podendo resultar em morte.
Vídeo: Por que você não deve espalhar tudo que recebe no Whatsapp

Como a COVID-19 é transmitida? 

A transmissão dos coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro, contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão, contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.

Vídeo: Pessoas sem sintomas transmitem o coronavírus?


Como se prevenir?

A recomendação é evitar aglomerações, ficar longe de quem apresenta sintomas de infecção respiratória, lavar as mãos com frequência, tossir com o antebraço em frente à boca e frequentemente fazer o uso de água e sabão para lavar as mãos ou álcool em gel após ter contato com superfícies e pessoas. Em casa, tome cuidados extras contra a COVID-19.
Vídeo: Flexibilização do isolamento não é 'liberou geral'; saiba por quê

Quais os sintomas do coronavírus?

Confira os principais sintomas das pessoas infectadas pela COVID-19:

  • Febre
  • Tosse
  • Falta de ar e dificuldade para respirar
  • Problemas gástricos
  • Diarreia

Em casos graves, as vítimas apresentam:

  • Pneumonia
  • Síndrome respiratória aguda severa
  • Insuficiência renal
Os tipos de sintomas para COVID-19 aumentam a cada semana conforme os pesquisadores avançam na identificação do comportamento do vírus. 

Vídeo explica por que você deve 'aprender a tossir'


Mitos e verdades sobre o vírus

Nas redes sociais, a propagação da COVID-19 espalhou também boatos sobre como o vírus Sars-CoV-2 é transmitido. E outras dúvidas foram surgindo: O álcool em gel é capaz de matar o vírus? O coronavírus é letal em um nível preocupante? Uma pessoa infectada pode contaminar várias outras? A epidemia vai matar milhares de brasileiros, pois o SUS não teria condições de atender a todos? Fizemos uma reportagem com um médico especialista em infectologia e ele explica todos os mitos e verdades sobre o coronavírus.

Coronavírus e atividades ao ar livre: vídeo mostra o que diz a ciência

Para saber mais sobre o coronavírus, leia também:

 

 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)