(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas COVID-19

'Não temos evidência de segunda onda no momento', afirma secretário de Saúde de Minas

Carlos Eduardo Amaral pede que população reforce os cuidados e evite aglomerações para que os casos de coronavírus não voltem a aumentar no estado


19/11/2020 14:36 - atualizado 19/11/2020 16:24

'Se cuidem', disse o secretário de Saúde, Carlos Eduardo Amaral(foto: Juarez Rodrigues/EM/D.A Press)
'Se cuidem', disse o secretário de Saúde, Carlos Eduardo Amaral (foto: Juarez Rodrigues/EM/D.A Press)

O secretário de estado de Saúde, Carlos Eduardo Amaral, descartou, momentaneamente, a possibilidade de uma “segunda onda” da COVID-19 em Minas Gerais, mas alerta: “cuidem-se”.

“O fato de ter um pequeno aumento (do número de casos do novo coronavirus), não significa uma tendência. Não temos evidência de aumento ou segunda onda no momento. Flutuações estão sendo observadas”, afirmou Amaral.

A declaração foi feita nesta quinta-feira (19) durante coletiva de imprensa para falar sobre o cenário da pandemia em Minas Gerais e as ações de enfrentamento à COVID-19 no estado. O chefe de gabinete da Secretaria de Saúde, João Pinho, esteve ao lado de Amaral durante o pronunciamento.

Em virtude da elevação de casos de coronavírus nos últimos dias, o Minas Consciente teve algumas alterações. As regiões Nordeste e Leste regrediram para a onda vermelha, onde somente os serviços essenciais estão autorizados a funcionar, e as regiões Leste do Sul e Sudeste retornam para a onda amarela.

O Vale do Aço permanece na onda amarela, enquanto as demais nove regiões continuam na onda verde. "De uma forma geral, hoje, não temos nenhuma sinalização de explosão de casos. O que nós precisamos é ter uma sinalização de que é preciso tomar cuidado. Isso que foi feito com o Minas Consciente."

O secretário ressaltou que o programa orienta o retrocesso ou avanço. “Neste momento, na Região Central, é onda verde, mas é fundamental: se cuidem. Vimos mudança de comportamento na sociedade recente e isso pode mudar também o perfil da epidemia”, alertou Amaral.

“A pandemia não acabou. Se tomarmos cuidados, principalmente, não aglomerarmos, continuaremos na onda verde, que significa uma vida próxima do que era antes. Isso enquanto não temos vacina definida”, concluiu o secretário.

Minas registrou 2.586 novos casos e 43 mortes pela COVID-19 em 24 horas. De acordo com o boletim epidemiológico, divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde, nesta quinta-feira (19), o Estado totaliza 390.337 casos e 9.648 mortes. 

Os infectologistas chamam atenção para o aumento no número dos casos nos últimos dias no estado e em Belo Horizonte. A capital registrou 50.211 casos e 1.591 mortes pela COVID-19.

O que é o coronavírus


Coronavírus são uma grande família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus (COVID-19) foi descoberto em dezembro de 2019, na China. A doença pode causar infecções com sintomas inicialmente semelhantes aos resfriados ou gripes leves, mas com risco de se agravarem, podendo resultar em morte.
Vídeo: Por que você não deve espalhar tudo que recebe no Whatsapp

Como a COVID-19 é transmitida? 

A transmissão dos coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro, contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão, contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.

Vídeo: Pessoas sem sintomas transmitem o coronavírus?


Como se prevenir?

A recomendação é evitar aglomerações, ficar longe de quem apresenta sintomas de infecção respiratória, lavar as mãos com frequência, tossir com o antebraço em frente à boca e frequentemente fazer o uso de água e sabão para lavar as mãos ou álcool em gel após ter contato com superfícies e pessoas. Em casa, tome cuidados extras contra a COVID-19.
Vídeo: Flexibilização do isolamento não é 'liberou geral'; saiba por quê

Quais os sintomas do coronavírus?

Confira os principais sintomas das pessoas infectadas pela COVID-19:

  • Febre
  • Tosse
  • Falta de ar e dificuldade para respirar
  • Problemas gástricos
  • Diarreia

Em casos graves, as vítimas apresentam:

  • Pneumonia
  • Síndrome respiratória aguda severa
  • Insuficiência renal
Os tipos de sintomas para COVID-19 aumentam a cada semana conforme os pesquisadores avançam na identificação do comportamento do vírus. 

Vídeo explica por que você deve 'aprender a tossir'


Mitos e verdades sobre o vírus

Nas redes sociais, a propagação da COVID-19 espalhou também boatos sobre como o vírus Sars-CoV-2 é transmitido. E outras dúvidas foram surgindo: O álcool em gel é capaz de matar o vírus? O coronavírus é letal em um nível preocupante? Uma pessoa infectada pode contaminar várias outras? A epidemia vai matar milhares de brasileiros, pois o SUS não teria condições de atender a todos? Fizemos uma reportagem com um médico especialista em infectologia e ele explica todos os mitos e verdades sobre o coronavírus.

Coronavírus e atividades ao ar livre: vídeo mostra o que diz a ciência

Para saber mais sobre o coronavírus, leia também:

 



receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)