(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas FLEXIBILIZAÇÃO

Público mata saudade de cinemas e museus em BH em primeiro sábado de reabertura

Funcionários e visitantes celebram a volta dos espaços que ficaram fechados desde março como medida de segurança para conter a pandemia do novo coronavírus


31/10/2020 17:16 - atualizado 31/10/2020 18:29

No Shopping Cidade, a primeira sessão ocorreu às 15h(foto: Gladyston Rodrigues/EM/D.A Press)
No Shopping Cidade, a primeira sessão ocorreu às 15h (foto: Gladyston Rodrigues/EM/D.A Press)

O primeiro fim de semana com a retomada de cinemas e museus em Belo Horizonte foi de calmaria e alívio para os visitantes e também funcionários desses espaços. Depois de sete meses de portas fechadas – medida necessária para controle da pandemia do novo coronavírus – quatro museus da capital reabriram na última quarta-feira (28). No mesmo dia, as famosas telonas dentro de shoppings estrearam com as mudanças que o tempo atual permite: distanciamento social, álcool e máscara.

Segurar um ingresso de cinema é sinônimo de poder matar a saudade. É assim que Cristiane Aparecida Souza Lopes, de 39 anos, estava se sentindo na tarde deste sábado (31). “Escutei falando que o cinema ia voltar, hoje eu estava no Centro e resolvi vir porque estava sentindo falta de frequentar um lugar que sempre tive o hábito de ir”, conta ao lado do filho Pedro Henrique Souza Lopes, de 15, que escolheu assistir ao novo filme do Scooby-Doo. “Estou ansioso pra assistir e sentar na sala do cinema”, disse o estudante.

A capacidade máxima de ocupação das salas é limitada a 50% dos assentos, por isso ainda há a sensação de “vazio” para garantir o mínimo de segurança. O decreto que permite a reabertura também recomenda que o público tente evitar abraços, beijos e apertos de mãos.

Ver galeria . 8 Fotos Primeiro fim de semana com a retomada de museus e cinemas em Belo HorizonteGladyston Rodrigues/EM/D.A Press
Primeiro fim de semana com a retomada de museus e cinemas em Belo Horizonte (foto: Gladyston Rodrigues/EM/D.A Press )


Medidas que foram seguidas no primeiro dia de reabertura nas salas do Shopping Cidade, no Hipercentro de BH e que deixaram mais tranquilo o público que também se preocupa com as medidas sanitárias. “A gente tem que tomar o máximo de cuidado e ao mesmo tempo incentivar para que as coisas possam voltar aos poucos. É difícil ficar em casa sem nada pra fazer, principalmente com criança em casa”, disse a chefe de cozinha Luciana Carvalho, de 34, que levou a filha Clara, de 10, para assistir a um filme infantil.

O advogado Frederico Campos, de 46, foi recebido com sorrisos de simpatia e intimidade por parte dos funcionários do Cineart. “Eu costumava vir aqui duas vezes por semana”, conta o telespectador, amante das exibições em tela grande. “O cinema é mágico, representa a arte, que é a ferramenta que traduz sentimento. Neste momento que reabre as portas, traz esperança da vida voltar a ser normal”, disse com brilho nos olhos.

É com o mesmo olhar que o porteiro do cinema, Wesley Gonçalves de Souza, de 25, retribui os visitantes. “Passamos por um tempo de angústia. A gente não sabia o que ia acontecer, se ia fechar, se íamos perder o emprego porque fechado não tem lucro nenhum. A melhor coisa do ano que aconteceu foi receber o público de volta”, conta o rapaz, que trabalha no mesmo ambiente há sete anos. “A gente acaba conhecendo muita gente que frequentava esse lugar. Eu senti falta, é muito bom trabalhar aqui.”

Museu na retomada da cultura

No Museu Histórico Abílio Barreto, localizado na Região Centro-Sul da capital, a entrada não foi limitada aos agendamentos. Isso porque muitas pessoas que agendaram antecipadamente, não compareceram. Até às 14h, o espaço havia recebido visita de sete pessoas que fizeram o agendamento antecipado e de outras 14 que foram e puderam entrar pois o local estava vazio.

Nos ambientes abertos, a visitação é livre. Já dentro do ambiente fechado, onde o prédio recebe a exposição “NDÉ! Trajetórias Afro-brasileiras”, a capacidade máxima é de 12 pessoas (dois funcionários e dez visitantes).

Museu Histórico Abílio Barreto tem exposição em ambiente fechado e aberto(foto: Gladyston Rodrigues/EM/D.A. Press)
Museu Histórico Abílio Barreto tem exposição em ambiente fechado e aberto (foto: Gladyston Rodrigues/EM/D.A. Press)


A produtora cultural da Fundação Municipal de Cultura, Myriam Campas, conta que ficou feliz que os museus foram um dos primeiros espaços a serem disponibilizados ao público neste processo de flexibilização.

“Muito feliz de poder estar com essa exposição porque ela foi prejudicada por causa da pandemia. Ela começou em 29 novembro 2018, e algumas pessoas que não a viram antes estão tendo oportunidade de visitar. Foi muito bom”, disse, anunciando que uma nova exposição será inaugurada na quarta-feira, dia 4. 

É a mostra intitulada “Complexa Cidade”, montada no Casarão do museu. Por meio de objetos, vestígios arqueológicos, mapas, fotografias, pinturas e representações literárias, a exposição propõe ao visitante uma reflexão acerca do Casarão e exibe histórias do Arraial do Curral Del Rei e da construção da capital.

Público respira

O casal de namorados Nelson de Oliveira Pereira, de 34, e Maria dos Anjos Batista Chaves, de 40, são moradores de Santa Luzia, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, e resolveram fazer um tour pelos museus da capital assim que souberam da reabertura. 

“O agendamento foi muito fácil e simples. Não tivemos problema algum”, conta Nelson, aliviado por poder passear. “Durante a pandemia, a pessoa acostuma a ficar em casa, esquece que tem uma vida. Agora a gente pode voltar aos poucos, mas é importante lembrar a questão dos cuidados”, acrescenta.

A professora Rosangela Paula da Silva, de 39, levou as duas filhas e uma sobrinha juntamente com a colega Graziela Regina, de 35, funcionária pública, que também foi acompanhada dos dois filhos. Por estarem com crianças, elas preferiram não entrar no espaço fechado, mas a criançada ficou satisfeita em poder visitar as obras ao ar livre.

“Acho muito importante a abertura dos espaços culturais, principalmente para as crianças que precisam de espaço para brincar. Eles querem natureza, liberdade. Hoje vamos voltar para casa com crianças felizes e distraídas”, comemora Graziela.

Aberto para visitação

O Museu Histórico Abílio Barreto e o Museu Casa Kubitschek podem ser visitados de quarta-feira a domingo, das 11h às 18h. O Museu da Moda e o Museu da Imagem e do Som têm visitação de quarta-feira a sábado, das 11h às 18h.

O retorno às atividades cumpre as medidas previstas no protocolo sanitário para reabertura de museus e espaços expositivos elaborado pelo Comitê de Enfrentamento à COVID-19, como:
  • A capacidade máxima de uma pessoa a cada cinco metros quadrados nos espaços visitáveis e de circulação
  • Controle do fluxo de visitação, de forma a evitar aglomerações
  • Disponibilização de dispensadores com álcool 70% no acesso aos espaços expositivos
Outras regras definidas preveem aumento de intervalo entre visitas para higienização dos ambientes; e restrição de acesso a obras de arte ou itens de exposição manipuláveis, além da proibição de uso de telas sensíveis ao toque nas exposições.

As regras de visitação estão sinalizadas nos museus e as equipes de funcionários dos estabelecimentos orientam os visitantes logo na entrada.

O que é o coronavírus

Coronavírus são uma grande família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus (COVID-19) foi descoberto em dezembro de 2019, na China. A doença pode causar infecções com sintomas inicialmente semelhantes aos resfriados ou gripes leves, mas com risco de se agravarem, podendo resultar em morte.
Vídeo: Por que você não deve espalhar tudo que recebe no Whatsapp



Como a COVID-19 é transmitida?


A transmissão dos coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro, contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão, contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.

Vídeo: Pessoas sem sintomas transmitem o coronavírus?



Como se prevenir?


A recomendação é evitar aglomerações, ficar longe de quem apresenta sintomas de infecção respiratória, lavar as mãos com frequência, tossir com o antebraço em frente à boca e frequentemente fazer o uso de água e sabão para lavar as mãos ou álcool em gel após ter contato com superfícies e pessoas. Em casa, tome cuidados extras contra a COVID-19.
Vídeo: Flexibilização do isolamento não é 'liberou geral'; saiba por quê



Quais os sintomas do coronavírus?

Confira os principais sintomas das pessoas infectadas pela COVID-19:

  • Febre
  • Tosse
  • Falta de ar e dificuldade para respirar
  • Problemas gástricos
  • Diarreia

Em casos graves, as vítimas apresentam

  • Pneumonia
  • Síndrome respiratória aguda severa
  • Insuficiência renal

Os tipos de sintomas para COVID-19 aumentam a cada semana conforme os pesquisadores avançam na identificação do comportamento do vírus.

 

Vídeo explica porque você deve aprender a tossir

Mitos e verdades sobre o vírus


Nas redes sociais, a propagação da COVID-19 espalhou também boatos sobre como o vírus Sars-CoV-2 é transmitido. E outras dúvidas foram surgindo: O álcool em gel é capaz de matar o vírus? O coronavírus é letal em um nível preocupante? Uma pessoa infectada pode contaminar várias outras? A epidemia vai matar milhares de brasileiros, pois o SUS não teria condições de atender a todos? Fizemos uma reportagem com um médico especialista em infectologia e ele explica todos os mitos e verdades sobre o coronavírus.

Coronavírus e atividades ao ar livre: vídeo mostra o que diz a ciência

Para saber mais sobre o coronavírus, leia também:



receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)