Publicidade

Estado de Minas Minas Consciente

COVID-19: liminar da Justiça mantém Uberlândia e Araguari na Onda Amarela

Diferenças entre os números municipais e do Estado sobre a COVID-19 foram levados em consideração na decisão


12/09/2020 09:22 - atualizado 12/09/2020 09:42

Outros Municípios da região poderão pedir manutenção na Onda Amarela(foto: Divulgação/TJMG)
Outros Municípios da região poderão pedir manutenção na Onda Amarela (foto: Divulgação/TJMG)

Uberlândia e Araguari permanecem na Onda Amarela do plano Minas Consciente por decisão da Justiça de Minas Gerais, que concedeu liminar às duas prefeituras depois de contestação de números do Estado sobre COVID-19 na microrregião que engloba ambos os Municípios e também da macrorregião do Triângulo Norte.

No deferimento, demais Municípios que compõem a região são chamados a, se quiserem, usarem o mesmo princípio para pleitearem a manutenção na Onda Amarela.

A liminar foi expedida pela juíza da 2ª vara de Fazenda Pública e Autarquias de Uberlândia, Juliana Faleiro de Lacerda Ventura. Ela levou em consideração as discrepâncias entre os dados analisados pelo Comitê Executivo COVID-19 do Estado e aqueles apresentados pela Secretaria Municipal de Saúde para Uberlândia e para a região.

“Os autores sustentam que houve equívoco por parte do Estado de Minas Gerais ao realizar o comparativo do “% Variação da Taxa de Incidência”, uma vez que no relatório publicado no dia 03/09/2020 (atualização em 31/08) era de 232,8, já em 10/09/2020 (atualização em 07/09) a incidência subiu somente para 249,9. Ou seja, houve uma variação de indicador de incidência de casos confirmados de somente +7,3% e o relatório apresenta uma variação na taxa de incidência de 15,7%. Disse que a simples correção do índice de “% Variação da Taxa de Incidência” divulgada pelo Estado reduziria para a linha entre o 1º e 2º cortes, enquadrando o item na pontuação amarela e não vermelha”.

Além desse argumento, a magistrada ainda considerou que está nos autos que para a análise e cálculo de Positividade de exames PCR que “constou no relatório de 07/09, a Superintendência Regional de Saúde de Uberlândia – SRS considerou apenas 233 exames, dos quais 126 deram positivo para COVID-19, resultando nos 54% de positividade, bem como de que foram utilizados os exames de PCR realizados pela FUNED, tendo sido desconsiderado todos os demais exames realizados pela rede pública. A propósito, vale frisar que a Macrorregião Triângulo Norte é uma das mais populosas do Estado de Minas Gerais, contando com quase um milhão e duzentos mil habitantes, portanto, não restam dúvidas de que a restrição à análise de apenas 233 exames de PCR, torna totalmente insuficiente e pouco confiável para uma região tão populosa, principalmente para definição de critérios tão importantes”.

O prefeito de Uberlândia, Odelmo Leão (PP), afirmou em rede social que esteve em contato com a Secretaria de Estado de Saúde e que foi pedido a ele uma reunião para análise de dados. Ele voltou a pedir cuidados para evitar as contaminações por coronavírus. “A população tem que colaborar evitando festas, chácaras, lotação de bares, aglomerações. Nós vamos ficar sempre nessa dificuldade”, disse em vídeo.

Outros Municípios


Na decisão, a juíza Juliana Faleiro salientou que os demais 26 municípios do Triângulo Norte deverão ser intimados da decisão para que, se acharem necessário, poderão acionar a Justiça da mesma maneira e integrarem a ação no sentido de contestarem a regressão à Onda Vermelha, se acharem necessário. Nesta semana o Comitê Executivo COVID-19 determinou que a macrorregião deixasse a Onda Amarela do Minas Consciente. A depender da movimentação da prefeituras que compõem a região, o posicionamento do Estado poderá ser revisto por determinação judicial, como aconteceu a Uberlândia e Araguari.

O que é o coronavírus


Coronavírus são uma grande família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus (COVID-19) foi descoberto em dezembro de 2019, na China. A doença pode causar infecções com sintomas inicialmente semelhantes aos resfriados ou gripes leves, mas com risco de se agravarem, podendo resultar em morte.
Vídeo: Por que você não deve espalhar tudo que recebe no Whatsapp

Como a COVID-19 é transmitida? 

A transmissão dos coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro, contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão, contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.

Vídeo: Pessoas sem sintomas transmitem o coronavírus?


Como se prevenir?

A recomendação é evitar aglomerações, ficar longe de quem apresenta sintomas de infecção respiratória, lavar as mãos com frequência, tossir com o antebraço em frente à boca e frequentemente fazer o uso de água e sabão para lavar as mãos ou álcool em gel após ter contato com superfícies e pessoas. Em casa, tome cuidados extras contra a COVID-19.
Vídeo: Flexibilização do isolamento não é 'liberou geral'; saiba por quê

Quais os sintomas do coronavírus?

Confira os principais sintomas das pessoas infectadas pela COVID-19:

  • Febre
  • Tosse
  • Falta de ar e dificuldade para respirar
  • Problemas gástricos
  • Diarreia

Em casos graves, as vítimas apresentam:

  • Pneumonia
  • Síndrome respiratória aguda severa
  • Insuficiência renal
Os tipos de sintomas para COVID-19 aumentam a cada semana conforme os pesquisadores avançam na identificação do comportamento do vírus. 

Vídeo explica por que você deve 'aprender a tossir'


Mitos e verdades sobre o vírus

Nas redes sociais, a propagação da COVID-19 espalhou também boatos sobre como o vírus Sars-CoV-2 é transmitido. E outras dúvidas foram surgindo: O álcool em gel é capaz de matar o vírus? O coronavírus é letal em um nível preocupante? Uma pessoa infectada pode contaminar várias outras? A epidemia vai matar milhares de brasileiros, pois o SUS não teria condições de atender a todos? Fizemos uma reportagem com um médico especialista em infectologia e ele explica todos os mitos e verdades sobre o coronavírus.

Coronavírus e atividades ao ar livre: vídeo mostra o que diz a ciência

Para saber mais sobre o coronavírus, leia também:

 



receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade