(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas Internação

Não há mais leitos de UTI exclusivos para COVID-19 em Araguari

Todos os 20 leitos das Santa Casa de Misericórdia estão com pacientes


09/09/2020 10:20 - atualizado 09/09/2020 10:58

Desde junho a Santa Casa tem 20 leitos de UTI para COVID-19(foto: Prefeitura de Araguari/Divulgação)
Desde junho a Santa Casa tem 20 leitos de UTI para COVID-19 (foto: Prefeitura de Araguari/Divulgação)
O Município de Araguari, no Triângulo Mineiro, atingiu a ocupação total dos leitos de UTI para pacientes com COVID-19 na rede pública de Saúde. De acordo com o relatório divulgado nesta terça-feira (8), todos os 20 leitos das Santa Casa de Misericórdia estavam com pacientes. A unidade é a única tanto na rede privada quanto na rede pública com leitos para casos graves da doença na cidade.

Esta é a segunda vez que a Santa Casa tem 100% dos leitos ocupados, sendo a primeiro ainda em julho. “A gente vê (a situação) com preocupação, claro. A partir de agora, para UTI COVID (exclusivo), não temos onde internar. Temos outras duas UTIs não exclusivas para COVID que poderemos usar, que são de outras comorbidades. Como são de isolamento a gente consegue usar”, disse o subsecretário de Saúde, Saulo Borges.



A Prefeitura não tem leitos disponíveis na rede privada, que conta com dois hospitais. Segundo Borges, o que tem sido feito é a transferência para cidades como Patrocínio, Monte Carmelo e Uberlândia. No mesmo boletim que mostrava a ocupação máxima de UTIs, os dados apontam que os casos de COVID-19 subiram para 2.574 no Município. Há 63 óbitos confirmados e outros quatro suspeitos.

Ampliação
Existe um plano de ampliação de quantidade de leitos de UTI em Araguari, que poderá ganhar mais 10 deles, entretanto, o subsecretário diz que há uma série de dificuldades, em especial no que diz respeito a contratação de pessoal. Segundo Saulo Borges, faltam profissionais para o trabalho demandado na terapia intensiva, o que é agravado pela necessidade de todas as prefeituras da região pelo mesmo tipo de mão-de-obra.

Santa Casa
A Santa Casa em Araguari é referência para sete Municípios no entorno de Araguari para internações de pacientes graves por coronavírus. Até março deste ano, a unidade tinha 10 leitos de UTI e, por meio de recurso repassado pelo Ministério Público Federal, conseguido através de acordos, a unidade fez obras para abertura de outros 10 leitos. Desde junho, a unidade, então, passou a contar com 20 deles exclusivos para pacientes graves de COVID-19.

No local, há ainda mais 10 unidades de terapia intensiva voltadas para outros tipos de internação. Até agora a ocupação destes leitos ainda não havia sido pressionada pela necessidade de receber pacientes por COVID, o que pode mudar caso a demanda siga alta.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)