(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas PASSEIOS TURÍSTICOS

Passeios de Maria Fumaça entre São João del-Rei e Tiradentes serão retomados

Segundo a empresa que opera a linha de trem entre as duas cidades históricas, o serviço será retomado em 4 de setembro


28/08/2020 15:58 - atualizado 28/08/2020 17:51

Passeios entre as cidades históricas serão retomados em 4 de setembro(foto: VLI/Divulgação)
Passeios entre as cidades históricas serão retomados em 4 de setembro (foto: VLI/Divulgação)
Os passeios de Maria Fumaça entre São João del-Rei e Tiradentes, na Região Central de Minas Gerais, serão retomados após quase seis meses de suspensão, em decorrência da pandemia do novo coronavírus (Sars-Cov-2). O retorno da atividade, programada para voltar em 4 de setembro, foi anunciado, nesta sexta-feira (28), pela VLI, operadora do Trem Turístico que liga as cidades.


Ainda de acordo com a VLI, a retomada do serviço turístico exigiu uma série de medidas para garantir a segurança dos usuários. Os protocolos que serão adotados nas estações de ambos os municípios e nos vagões de passageiros seguem as determinações indicadas pelo Ministério da Saúde, e regulamentadas pela Agência de Vigilância Sanitária (ANVISA). Além disso, elas foram alinhadas junto às secretarias de saúde. 

Procedimentos

Entre as normas sanitárias para a realização das viagens de trem destacam-se: 
  • Redução da grade de trens;
  • Redução da disponibilidade de assentos;
  • Higienização dos assentos antes de cada passeio;
  • Segregação dos acessos das entradas e saídas das estações;
  • Demarcação de distanciamento nas áreas de embarque, desembarque e de acesso às bilheterias;
  • Suspensão da feira de artesanato na estação e visitação do museu (São João del-Rei);
  • Instalação de tapetes higienizadores e dispensadores de álcool em gel;
  • Aferição de temperatura dos passageiros;
  • Obrigatoriedade do uso de máscaras;
  • Higienização das áreas comuns, como balcão da bilheteria, a cada embarque.
A venda de passagens será feita por meio das bilheterias, nas estações das duas cidades, e pela internet, a partir da próxima quarta-feira (2).

Horário de funcionamento das bilheterias:

São João del-Rei: quarta-feira, quinta-feira, sexta-feira e sábado (das 8h às 12h; 13h às 17h); domingo (das 8h ao meio-dia).

Tiradentes: quarta-feira, quinta-feira, sexta-feira e sábado (das 8h às 12h; 13h às 17h); domingo (das 8h ao meio-dia).

Mais informações pelo telefone (32) 3371-8485 ou acesse o site

São João del-Rei

A Prefeitura de São João del-Rei informou à reportagem que a suspensão das atividades turísticas abalou a economia local em quase 100%, já que a parte histórica é o grande atrativo da cidade. Além disso, ressaltou a importância da retomada desse serviço. 

 

"A volta do funcionamento da Maria Fumaça é de grande relevância para São João del-Rei, pois é um grande atrativo turístico, não só para as pessoas que estão hospedadas aqui, como também para os turistas vindos de Tiradentes. Além de ser um passeio que agrada até mesmo ao cidadão são-joanense", destacou a prefeitura. 
 
Ainda de acordo com o Executivo municipal, a volta das atividades turísticas não traz nenhum receio quanto a um possível aumento no número de casos da COVID-19 no município. Isso, tendo em vista a situação momentânea controlada, já que a quantidade de pessoas infectadas diminuiu e a taxa de ocupação dos leitos de UTI estão baixas. 
 
São João del-Rei registrou, até a tarde dessa quinta-feira (27), 508 casos confirmados da doença, sendo que 13 terminaram em morte. Em contrapartida, 422 já estão recuperadas.  

Tiradentes

Prefeitura de Tiradentes disse ao Estado de Minas que, com o retorno da Maria Fumaça, espera que o movimento turístico aumente nos próximos dias. Esse segmento da economia local ficou suspenso por 114 dias e foi retomado, de forma gradual, em 14 de julho. 

 

A prefeitura também informou que a cidade está devidademente preparada para receber os turistas e que todas as medidas de segurança contra o coronavírus estão sendo seguidas à risca pelos comerciantes. 

 

Desde a chegada da doença no Brasil, um conjunto de ações para evitar a contaminação foi montado pela Secretaria de Saúde para manter a situação epidemiológica estável no município. 

 

"A administração municipal de Tiradentes investiu efetivamente em ações, informações e conscientização para assegurar a saúde na cidade. Com a reabertura gradativa, é imprescindível que os turistas também apliquem os cuidados individuais e os protocolos sanitários exigidos pelo município", destacou. 

 

Tiradentes registrou, até a tarde desta sexta-feira (28), 15 casos confirmados da doença, sendo que um paciente - que tinha comorbidades - foi infectado e, posteriormente, faleceu. Todos os outros pacientes que contraíram a COVID-19 já estão recuperados. 

 
*Estagiário sob supervisão da subeditora Ellen Cristie.
 

O que é o coronavírus


Coronavírus são uma grande família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus (COVID-19) foi descoberto em dezembro de 2019, na China. A doença pode causar infecções com sintomas inicialmente semelhantes aos resfriados ou gripes leves, mas com risco de se agravarem, podendo resultar em morte.
Vídeo: Por que você não deve espalhar tudo que recebe no Whatsapp

Como a COVID-19 é transmitida? 

A transmissão dos coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro, contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão, contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.

Vídeo: Pessoas sem sintomas transmitem o coronavírus?


Como se prevenir?

A recomendação é evitar aglomerações, ficar longe de quem apresenta sintomas de infecção respiratória, lavar as mãos com frequência, tossir com o antebraço em frente à boca e frequentemente fazer o uso de água e sabão para lavar as mãos ou álcool em gel após ter contato com superfícies e pessoas. Em casa, tome cuidados extras contra a COVID-19.
Vídeo: Flexibilização do isolamento não é 'liberou geral'; saiba por quê

Quais os sintomas do coronavírus?

Confira os principais sintomas das pessoas infectadas pela COVID-19:

  • Febre
  • Tosse
  • Falta de ar e dificuldade para respirar
  • Problemas gástricos
  • Diarreia

Em casos graves, as vítimas apresentam:

  • Pneumonia
  • Síndrome respiratória aguda severa
  • Insuficiência renal
Os tipos de sintomas para COVID-19 aumentam a cada semana conforme os pesquisadores avançam na identificação do comportamento do vírus. 

Vídeo explica por que você deve 'aprender a tossir'


Mitos e verdades sobre o vírus

Nas redes sociais, a propagação da COVID-19 espalhou também boatos sobre como o vírus Sars-CoV-2 é transmitido. E outras dúvidas foram surgindo: O álcool em gel é capaz de matar o vírus? O coronavírus é letal em um nível preocupante? Uma pessoa infectada pode contaminar várias outras? A epidemia vai matar milhares de brasileiros, pois o SUS não teria condições de atender a todos? Fizemos uma reportagem com um médico especialista em infectologia e ele explica todos os mitos e verdades sobre o coronavírus.

Coronavírus e atividades ao ar livre: vídeo mostra o que diz a ciência

Para saber mais sobre o coronavírus, leia também:

 

 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)