(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas CORONAVÍRUS EM MINAS

COVID-19: apenas 2% da população mineira vive em cidades sem casos confirmados

Dos 853 municípios do estado, 86 não registram pacientes infectados pelo coronavírus, o que representa uma parcela de quase 430 mil pessoas, indicando que 98% dos habitantes do estado já convivem em meio à enfermidade


16/07/2020 12:42 - atualizado 16/07/2020 13:56

Dos 86 municípios sem casos de COVID-19, Serra da Saudade é o menor deles, com 781 habitantes(foto: Divulgação/Prefeitura de Serra da Saudade)
Dos 86 municípios sem casos de COVID-19, Serra da Saudade é o menor deles, com 781 habitantes (foto: Divulgação/Prefeitura de Serra da Saudade)
Minas Gerais já registrou, até esta quinta-feira (16), de acordo com o boletim epidemiológico da Secretaria Estadual de Saúde (SES/MG), 767 municípios com pelo menos um caso confirmado de coronavírus. Ou seja, a doença está presente em quase 90% do território mineiro.

Com isso, 86 cidades ainda estão livres da doença. Juntas, elas representam quase 430 mil habitantes, o que traz o fato de que apenas 2% da população do estado está em localidades sem a COVID-19, ao contrário de 98% que já convive em meio à enfermidade.

Ao todo, 429.578 pessoas vivem nas 86 cidades que, até o momento, estão livres de casos de COVID-19. O número representa apenas 2,03% da população mineira. O levantamento feito pelo Estado de Minas indica que a maior parte dos municípios livres do coronavírus têm entre 1 a 5 mil habitantes, totalizando 52 cidades. Nelas, vivem 169.181 habitantes.

O maior município dos 52 compreendidos é Leme do Prado, no Vale do Jequitinhonha. Uma das cidades-pólo mais próximas de Leme é Montes Claros, com 207 quilômetros de distância. A principal localidade do Norte de Minas tem 618 casos, sendo que 10 evoluíram para óbito, segundo o boletim da SES.

Na segunda posição da lista de municípios livres da COVID-19, estão aqueles que têm entre 5 a 7 mil habitantes. Ao todo, 16 cidades fazem parte do grupo. Juntas, possuem uma população na ordem de 91.461 pessoas.

Apesar de estar próximo da divisa com o estado de São Paulo, que tem os números mais elevados da COVID-19 no Brasil - 393.176 infectados e 18.640 mortes -, Jacuí, no Sul de Minas, ainda não registrou nenhum caso da doença. A cidade é a maior entre a lista das 16 localidades, com 7.686 pessoas.

Lugares com 7 a 10 mil habitantes vem na sequência, com 12 cidades na lista, que, juntas, somam 99.429 pessoas. Verdelândia, no Norte de Minas, é a maior das localidades, com 9.355 moradores. Apesar de estar perto de cidades como Montes Claros e Janaúba - com 349 casos e nove evoluções para óbito -, o município ainda não registrou ocorrência de COVID-19.

Apenas cinco cidades das 86 têm mais que 10 mil habitantes. Juntas, elas abrigam 68.526 pessoas, sendo Chapada do Norte, no Vale do Jequitinhonha, a maior delas, com 15.356 moradores. Vizinha de Leme do Prado, Chapada do Norte está a 217 quilômetros de distância de Teófilo Otoni, que tem 1.018 casos e 42 mortes.

E a menor cidade?


Está no Centro-Oeste de Minas o menor município do Brasil e do levantamento feito pela reportagem: Serra da Saudade. Com apenas 781 habitantes, a cidade ainda não tem infectados pelo coronavírus, apesar de estar a 48 quilômetros de São Gotardo, no Alto Paranaíba, que já registrou 146 casos de COVID-19, sendo que cinco deles evoluíram para óbito.

Cidades que 'saíram' do mapa


Quatro dos 86 municípios tiveram pessoas infectadas pela COVID-19, de acordo com boletins anteriores da SES. Elas, no entanto, acabaram saindo do mapa de pessoas com casos confirmados, o que pode indicar a recuperação dos pacientes. Entre as cidades, estão: Carrancas, Dom Viçoso, Olhos D’Água e Pai Pedro.

Veja o panorama das cidades sem casos confirmados


Total de municípios sem COVID-19: 86 cidades
População das 86 cidades (somadas): 429.578 habitantes
Cinco cidades com mais de 10 mil habitantes. Juntas, somam 68.526 moradores
Menor cidade: Serra da Saudade, com 781 habitantes
Maior cidade: Chapada do Norte, com 15.356 habitantes

Quantidade de municípios


Menos que mil habitantes: Um município (781 pessoas)
Entre 1 a 5 mil habitantes: 52 municípios (169.181 pessoas)
Entre 5 a 7 mil habitantes: 16 municípios (91.461 pessoas)
Entre 7 a 10 mil habitantes: 12 municípios (99.629 pessoas)
Maior que 10 mil habitantes: Cinco municípios (68.526 pessoas)
 

O que é o coronavírus


Coronavírus são uma grande família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus (COVID-19) foi descoberto em dezembro de 2019, na China. A doença pode causar infecções com sintomas inicialmente semelhantes aos resfriados ou gripes leves, mas com risco de se agravarem, podendo resultar em morte.
Vídeo: Por que você não deve espalhar tudo que recebe no Whatsapp

Como a COVID-19 é transmitida? 

A transmissão dos coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro, contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão, contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.

Vídeo: Pessoas sem sintomas transmitem o coronavírus?


Como se prevenir?

A recomendação é evitar aglomerações, ficar longe de quem apresenta sintomas de infecção respiratória, lavar as mãos com frequência, tossir com o antebraço em frente à boca e frequentemente fazer o uso de água e sabão para lavar as mãos ou álcool em gel após ter contato com superfícies e pessoas. Em casa, tome cuidados extras contra a COVID-19.
Vídeo: Flexibilização do isolamento não é 'liberou geral'; saiba por quê

Quais os sintomas do coronavírus?

Confira os principais sintomas das pessoas infectadas pela COVID-19:

  • Febre
  • Tosse
  • Falta de ar e dificuldade para respirar
  • Problemas gástricos
  • Diarreia

Em casos graves, as vítimas apresentam:

  • Pneumonia
  • Síndrome respiratória aguda severa
  • Insuficiência renal
Os tipos de sintomas para COVID-19 aumentam a cada semana conforme os pesquisadores avançam na identificação do comportamento do vírus. 

Vídeo explica por que você deve 'aprender a tossir'


Mitos e verdades sobre o vírus

Nas redes sociais, a propagação da COVID-19 espalhou também boatos sobre como o vírus Sars-CoV-2 é transmitido. E outras dúvidas foram surgindo: O álcool em gel é capaz de matar o vírus? O coronavírus é letal em um nível preocupante? Uma pessoa infectada pode contaminar várias outras? A epidemia vai matar milhares de brasileiros, pois o SUS não teria condições de atender a todos? Fizemos uma reportagem com um médico especialista em infectologia e ele explica todos os mitos e verdades sobre o coronavírus.

Coronavírus e atividades ao ar livre: vídeo mostra o que diz a ciência

Para saber mais sobre o coronavírus, leia também:

 

 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)