(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas PESQUISA

Custo de vida em BH sobe em junho com retomada parcial de atividades

Segundo o IPEAD/UFMG, alta foi de 0,33%, pressionado pelos combustítuveis e bebidas em restaurantes; inflação permanece dentro da meta estabelecida pelo CMN


postado em 06/07/2020 11:57

Liberaçao de mais setores da economia no fim de maio levou mais pessoas às ruas e pressionou preços depois quedas consecutivas na pandemia de COVID-19(foto: Gladyston Rodrigues/EM/D.A. Press)
Liberaçao de mais setores da economia no fim de maio levou mais pessoas às ruas e pressionou preços depois quedas consecutivas na pandemia de COVID-19 (foto: Gladyston Rodrigues/EM/D.A. Press)
Após dois meses de queda consecutivas, o custo de vida em Belo Horizonte, medido pelo IPCA e pelo IPCR, apresentou aumento de 0,33% no mês de junho de 2020 ao ser comparado com o mês anterior. Isso é o que aponta pesquisa do Instituto de Pesquisas Econômicas, Administrativas e Contábeis de Minas Gerais (IPEAD/UFMG) divulgada nesta segunda-feira (6/7).

O resultado foi obtido a partir da pesquisa de preços dos produtos/serviços que são agrupados em 11 itens agregados, sendo os maiores destaques, em termos de variação, as altas de 3,16% para bebidas em bares e restaurantes e de 1,82% para alimentos de elaboração primária. No sentido oposto destacam-se as quedas de 3,69% para alimentos in natura e de 1,00% para alimentação em restaurante.

“Um dos cenários que ajudam a explicar os números é a questão da gasolina, que estava em queda durante a quarentena e no mês de junho, com reabertura parcial do comércio, apresentou aumento 2,31%, comparado com o ano anterior. Os automóveis novos também contribuíram, com 3,34% de alta nos preços”, afirma a coordenaora de Pesquisa do IPEAD/UFMG, Thaize Martins.

Segundo ela, a retomada parcial de setores da economia, entre os dias 25 de  maio e 29 de junho, tiveram, sim, contribuição na alta dos preços. E mesmo itens que vinham em queda, como aliementos, mostraram mudança na tendência.

Importante que a inflação parece controlada, ajudando no planejamento de pessoas e empresas. Nos últimos 12 meses, ela ficou abaixo da meta de 4,00%, definida pelo Conselho Monetário Nacional para o ano de 2020, sendo igual a 3,80%.

Após quatro aumentos consecutivos, o custo da cesta básica apresentou queda em junho/2020 (-2,84%), custando R$ 476,21 no mês. O principal responsável por essa queda foi o tomate Santa Cruz com redução de 30,59%.

Para os próximos seis meses, porém, não há certeza do que poderá ocorrer. “O momento é difícil, há especulação de adoção de lockdown. Infelizmente nossa cidade está vivendo o pico da doença. E isso acaba comprometendo qualquer previsão”, disse Martins.

Pessimismo
Após ligeira recuperação em maio, O Índice de Confiança do Consumidor (ICC-BH) voltou a apresentar queda no mês de junho, sendo igual a -0,88%. Ressalta-se que o índice permanece bem abaixo dos 50 pontos, nível que separa o pessimismo do otimismo, atingindo 33,15 pontos.

As componentes “Situação Econômica do País”, “Inflação”  e “Emprego” foram as que mais contribuíram para a piora do humor dos consumidores belo-horizontinos no mês de junho, que se mostraram mais pessimistas. 

A taxa Selic foi novamente reduzida em 0,75 pontos percentuais na última reunião realizada pelo Comitê de Política Monetária (COPOM), entre os dias 16 e 17 de junho de 2020, sendo igual a 2,25% ao ano. Trata-se do menor valor já observado na série histórica deste indicador.

As taxas médias de juros praticadas para pessoa física apresentaram queda na maioria dos setores ao serem comparadas às taxas do mês de maio, sendo os maiores destaques as taxas de construção civil (imóveis construídos) e comércio eletrônico. Dentre as taxas para pessoa jurídica, a maioria apresentou alta. Por fim, as taxas de captação, na maioria delas houve queda em relação ao mês anterior.

O que é o coronavírus

Coronavírus são uma grande família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus (COVID-19) foi descoberto em dezembro de 2019, na China. A doença pode causar infecções com sintomas inicialmente semelhantes aos resfriados ou gripes leves, mas com risco de se agravarem, podendo resultar em morte.
Vídeo: Por que você não deve espalhar tudo que recebe no Whatsapp



Como a COVID-19 é transmitida?


A transmissão dos coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro, contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão, contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.

Vídeo: Pessoas sem sintomas transmitem o coronavírus?



Como se prevenir?


A recomendação é evitar aglomerações, ficar longe de quem apresenta sintomas de infecção respiratória, lavar as mãos com frequência, tossir com o antebraço em frente à boca e frequentemente fazer o uso de água e sabão para lavar as mãos ou álcool em gel após ter contato com superfícies e pessoas. Em casa, tome cuidados extras contra a COVID-19.
Vídeo: Flexibilização do isolamento não é 'liberou geral'; saiba por quê



Quais os sintomas do coronavírus?

Confira os principais sintomas das pessoas infectadas pela COVID-19:

  • Febre
  • Tosse
  • Falta de ar e dificuldade para respirar
  • Problemas gástricos
  • Diarreia

Em casos graves, as vítimas apresentam

  • Pneumonia
  • Síndrome respiratória aguda severa
  • Insuficiência renal

Os tipos de sintomas para COVID-19 aumentam a cada semana conforme os pesquisadores avançam na identificação do comportamento do vírus.

 

Vídeo explica porque você deve aprender a tossir



VIDEO1]

Mitos e verdades sobre o vírus


Nas redes sociais, a propagação da COVID-19 espalhou também boatos sobre como o vírus Sars-CoV-2 é transmitido. E outras dúvidas foram surgindo: O álcool em gel é capaz de matar o vírus? O coronavírus é letal em um nível preocupante? Uma pessoa infectada pode contaminar várias outras? A epidemia vai matar milhares de brasileiros, pois o SUS não teria condições de atender a todos? Fizemos uma reportagem com um médico especialista em infectologia e ele explica todos os mitos e verdades sobre o coronavírus.

Coronavírus e atividades ao ar livre: vídeo mostra o que diz a ciência

Para saber mais sobre o coronavírus, leia também:



receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)