(none) || (none)
Publicidade

Estado de Minas PrevCOV

Ministério da Saúde começa nova fase de pesquisa sobre o coronavírus

As pessoas selecionados receberão SMS ou mensagem via WhatsApp para confirmar a participação. Dúvidas sobre o estudo podem ser sanadas com a Ouvidoria do SUS


11/06/2021 20:14 - atualizado 11/06/2021 20:48

Pesquisa será feita com mais de 200 mil brasileiros(foto: CARL DE SOUZA)
Pesquisa será feita com mais de 200 mil brasileiros (foto: CARL DE SOUZA)
A Pesquisa de Prevalência de Infecção por COVID-19 no Brasil (PrevCOV) começou a colher amostras de sangue dos participantes. De acordo com o Ministério da Saúde, esse estudo auxiliará no entendimento da dinâmica da doença para que possam ser tomadas medidas assertivas de prevenção e controle do vírus.

 

A coleta será feita pelos laboratórios do Grupo Pardini, que foi contratado pelo governo. Os profissionais da saúde, então, encaminham as amostras de sangue para o laboratório da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), que realizará a análise para SARS-CoV.

 

Os resultados da pesquisa serão usados para avaliar a prevalência do coronavírus nos brasileiros em diferentes recortes geográficos, e ajudarão em cálculos mais assertivos para indicar a morbidade e a letalidade pela doença.

 

Os resultados serão publicados por um sistema próprio criado para a pesquisa, que também contém instruções para a coleta. A Ouvidoria do SUS, no número 136, está informando se o cidadão está na lista de participantes e respondendo todas as dúvidas sobre a pesquisa.

 

O estudo conta com a participação de 211.129 brasileiros que residem em mais de 62 mil domicílios de 274 municípios. O resultado será encaminhado aos participantes e uma parte das amostras será armazenada no Biobanco da Fiocruz.

 

*Estagiária sob supervisão de Álvaro Duarte

Leia mais sobre a COVID-19

Confira outras informações relevantes sobre a pandemia provocada pelo vírus Sars-CoV-2 no Brasil e no mundo. Textos, infográficos e vídeos falam sobre sintomasprevençãopesquisa vacinação.
 

Confira respostas a 15 dúvidas mais comuns

Guia rápido explica com o que se sabe até agora sobre temas como risco de infecção após a vacinação, eficácia dos imunizantes, efeitos colaterais e o pós-vacina. Depois de vacinado, preciso continuar a usar máscara? Posso pegar COVID-19 mesmo após receber as duas doses da vacina? Confira esta e outras perguntas e respostas sobre a COVID-19.


Quais os sintomas do coronavírus?

Desde a identificação do vírus Sars-CoV2, no começo de 2020, a lista de sintomas da COVID-19 sofreu várias alterações. Como o vírus se comporta de forma diferente de outros tipos de coronavírus, pessoas infectadas apresentam sintomas diferentes. E, durante o avanço da pesquisa da doença, muitas manifestações foram identificadas pelos cientistas. Confira a relação de sintomas de COVID-19 atualizada.

O que é a COVID-19?

A COVID-19 é uma doença provocada pelo vírus Sars-CoV2, com os primeiros casos registrados na China no fim de 2019, mas identificada como um novo tipo de coronavírus pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em janeiro de 2020. Em 11 de março de 2020, a OMS declarou a COVID-19 como pandemia.


Veja vídeos explicativos sobre este e outros tema em nosso canal


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)