Rafa Brites

"Meu corpo não tem que estar a serviço da sociedade, mas do meu próprio bem-estar" Rafa Brites apresentadora

REprodução/Instagram





Nos últimos anos, uma tendência inesperada tem surgido na indústria da cirurgia plástica: o explante de silicone. Um número crescente de mulheres, incluindo celebridades, está optando por remover os implantes mamários, mas o que está por trás desse movimento?

Segundo a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), houve um aumento de aproximadamente 20% nas cirurgias de explante em 2021, em comparação com o ano anterior. Nos Estados Unidos, a Sociedade Americana de Cirurgia Plástica Estética registrou mais de 20 mil explantes em 2020, representando um aumento de 34% em relação a 2019.

Ícaro Samuel, cirurgião plástico, membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, afirma que os motivos são diversos, desde questões de saúde, como o temor pela "doença do silicone", até a busca por uma estética mais natural. “Além disso, há um crescente movimento de empoderamento feminino que prega a aceitação do corpo como ele é, colocando em xeque a pressão social para adequação aos padrões estéticos”, diz.

Várias celebridades, como Victoria Beckham e Chrissy Teigen, também optaram por remover seus implantes. No Brasil, a apresentadora Rafa Brites compartilhou sua experiência afirmando: "Meu corpo não tem que estar a serviço da sociedade, mas do meu próprio bem-estar”. 

É fato que o fenômeno do explante de silicone reflete uma mudança significativa na percepção da beleza e da saúde feminina. A declaração de Rafa Brites encapsula esse sentimento emergente: as mulheres estão se tornando cada vez mais conscientes de que seus corpos estão, em última análise, a serviço de seu próprio bem-estar e não de expectativas sociais.

RISCOS

De acordo com o especialista, é fundamental que qualquer mulher que considere o explante de silicone esteja ciente dos possíveis riscos e desvantagens associados ao procedimento, que não deve ser caracterizado como um modismo, o que torna o alinhamento de expectativa fundamental. “O primeiro ponto importante é que mesmo com todas as técnicas disponíveis como lipoenxertia intramuscular e reposição da mama, a paciente nunca mais terá o colo definido como tinha antes e as mamas não voltam à forma original. Além disso, cicatrizes podem ficar mais visíveis, especialmente se for necessário remover tecido além do implante”, alerta o cirurgião plástico.

Ícaro relata que enquanto muitas mulheres relatam satisfação e alívio após realizar o explante de silicone, existem também casos de arrependimento. “Muitas sentem falta do formato e do volume que os implantes proporcionavam; outras experimentam sentimentos de remorso e ambivalência, e até problemas com a autoestima. Por isso, é fundamental considerar cuidadosamente os prós e os contras, bem como buscar orientação médica e psicológica qualificada antes de tomar uma decisão.” n