É preciso reconhecer os sinais do corpo e da mente para alcançar uma alimentação mais consciente e benéfica para a saúde

É preciso reconhecer os sinais do corpo e da mente para alcançar uma alimentação mais consciente e benéfica para a saúde

Freepik

Entender quando é o momento certo de parar de comer pode ser um verdadeiro desafio para muitas pessoas. Questões emocionais e psicológicas frequentemente influenciam hábitos alimentares, levando as pessoas a comer mais do que realmente precisam. Pelo site QBemQFaz, a Nestlé apresenta algumas dicas para ajudar a identificar a saciedade e evitar excessos na alimentação.

Para a nutricionista com pós graduação em transtornos alimentares, Aline Rodrigues, atenção ao que se coloca no prato e comer devagar, mastigando com calma, são essenciais para evitar excessos.

Outra dica é evitar comer diretamente da embalagem, especialmente quando se trata de petiscos ou lanches. E, por fim, beber água alguns minutos antes das refeições para promover a sensação de saciedade.

Leia: Petiscar não é ruim à saúde, desde que escolhas sejam saudáveis, diz estudo

Muitas vezes, a sensação de fome pode estar relacionada a questões emocionais ao invés de necessidades físicas. Identificar a fome emocional pode ajudar a evitar comportamentos alimentares prejudiciais.

Aline Rodrigues, ainda ressalta que é preciso reconhecer os sinais do corpo e da mente para alcançar uma alimentação mais consciente e benéfica para a saúde.