(none) || (none)
Publicidade

Estado de Minas SAÚDE

COVID-19: alerta para risco iminente de falta de medicamentos em hospitais

Em carta aberta, Associação Nacional de Hospitais Privados afirma que situação é crítica e pede atenção urgente do Ministério da Saúde e órgãos competentes


22/03/2021 13:07 - atualizado 22/03/2021 14:39

(foto: Pixabay)
(foto: Pixabay)

No último sábado (20), a Associação Nacional de Hospitais Privados (Anahp), emitiu uma carta aberta para relatar a situação “crítica" da falta de medicamentos para tratar COVID-19 em hospitais privados do país. Segundo o comunicado, “se medidas urgentes não forem tomadas em âmbito nacional, mais pacientes morrerão”. 

De acordo com a Anahp, em levantamento realizado pela entidade, em parceria com associados, no dia 18 de março de 2021, “ficou clara a escassez de medicamentos essenciais para o tratamento de pacientes acometidos pela COVID-19, especialmente os sedativos necessários para intubação”. 

Alguns desses medicamentos têm estoque médio de apenas quatro dias, como é o caso do propofol e cisatracurio. Além disso, o estoque atual de atracúrio também é de apenas quatro dias. Enquanto isso, os dados mostram que ainda há um estoque de rocuronio por 9 dias, de midazolam por 14 e de fenatanila por 19. 

“Há um ano, o Brasil tem se mobilizado para o enfrentamento ao novo coronavírus (COVID-19). A saúde, sem dúvida, é um dos setores mais afetados pela pandemia, e tem se deparado com vários desafios importantes. Um dos mais graves, neste momento, é a iminente escassez de medicamentos necessários para atendimento aos pacientes graves acometidos pela COVID-19, bem como a requisição desses medicamentos pelas secretarias municipais de saúde e pelo Ministério da Saúde”, afirma a associação em carta aberta. 

Ainda em comunicado, a Anahp diz entender a preocupação do Ministério da Saúde e órgãos nacionais em garantir o abastecimento do Sistema Único de Saúde (SUS), mas reforçou a situação “crítica”, conforme relatado, também na rede privada. Ainda, a carta aberta revela que, nos próximos dias, a escassez de insumos em hospitais privados deve atingir o ápice. 

“Caso essas instituições fiquem sem as medicações necessárias para os procedimentos exigidos em pacientes acometidos pela COVID-19, a alta demanda dos hospitais privados sobrecarregará ainda mais o setor público, agravando a situação do sistema de saúde brasileiro. Nos últimos dois dias, houve várias requisições, desorganizando a cadeia de suprimentos e privando hospitais dos recursos necessários já contratados para atender à crescente demanda de pacientes”, justifica. 

Por fim, a Associação Nacional de Hospitais Privados solicitou “ao Ministério da Saúde e demais órgãos competentes atenção urgente em relação à esta questão crítica que a saúde está vivendo, colocando em risco a vida dos pacientes”. 
 


Vacinas contra COVID-19 usadas no Brasil

  • Oxford/Astrazeneca

Produzida pelo grupo britânico AstraZeneca, em parceria com a Universidade de Oxford, a vacina recebeu registro definitivo para uso no Brasil pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). No país ela é produzida pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

  • CoronaVac/Butantan

Em 17 de janeiro, a vacina desenvolvida pela farmacêutica chinesa Sinovac, em parceria com o Instituto Butantan no Brasil, recebeu a liberação de uso emergencial pela Anvisa.

  • Janssen

A Anvisa aprovou por unanimidade o uso emergencial no Brasil da vacina da Janssen, subsidiária da Johnson & Johnson, contra a COVID-19. Trata-se do único no mercado que garante a proteção em uma só dose, o que pode acelerar a imunização. A Santa Casa de Belo Horizonte participou dos testes na fase 3 da vacina da Janssen.

  • Pfizer

A vacina da Pfizer foi rejeitada pelo Ministério da Saúde em 2020 e ironizada pelo presidente Jair Bolsonaro, mas foi a primeira a receber autorização para uso amplo pela Anvisa, em 23/02.

Minas Gerais tem 10 vacinas em pesquisa nas universidades

Como funciona o 'passaporte de vacinação'?

Os chamados passaportes de vacinação contra COVID-19 já estão em funcionamento em algumas regiões do mundo e em estudo em vários países. Sistema de controel tem como objetivo garantir trânsito de pessoas imunizadas e fomentar turismo e economia. Especialistas dizem que os passaportes de vacinação impõem desafios éticos e científicos.


Quais os sintomas do coronavírus?

Confira os principais sintomas das pessoas infectadas pela COVID-19:

  • Febre
  • Tosse
  • Falta de ar e dificuldade para respirar
  • Problemas gástricos
  • Diarreia

Em casos graves, as vítimas apresentam

  • Pneumonia
  • Síndrome respiratória aguda severa
  • Insuficiência renal

Os tipos de sintomas para COVID-19 aumentam a cada semana conforme os pesquisadores avançam na identificação do comportamento do vírus.

 

 

Entenda as regras de proteção contra as novas cepas

[VIDEO4]

 

Mitos e verdades sobre o vírus

Nas redes sociais, a propagação da COVID-19 espalhou também boatos sobre como o vírus Sars-CoV-2 é transmitido. E outras dúvidas foram surgindo: O álcool em gel é capaz de matar o vírus? O coronavírus é letal em um nível preocupante? Uma pessoa infectada pode contaminar várias outras? A epidemia vai matar milhares de brasileiros, pois o SUS não teria condições de atender a todos? Fizemos uma reportagem com um médico especialista em infectologia e ele explica todos os mitos e verdades sobre o coronavírus.


Para saber mais sobre o coronavírus, leia também:

 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)