
Tempo em BH: previsão indica chuva com raios nesta quinta (30/1)
Segundo a Defesa Civil municipal, a capital pode ter chuva acompanhadas de rajadas de vento; previsão deixa Minas sob alerta nos próximos dias
Mais lidas
compartilhe
Siga noBelo Horizonte pode ter chuva com raios e rajadas de vento nesta quinta-feira (30/1), segundo a Defesa Civil de BH.
De acordo com o órgão municipal, o dia será de céu nublado com chuvas. A temperatura mínima registrada foi de 17ºC e a máxima pode chegar a 28ºC. Já a umidade relativa do ar fica em torno de 70% à tarde.
-
29/01/2025 - 18:48 Classificados no Sisu UFMG: lista será divulgada nesta quinta-feira (30/1) -
29/01/2025 - 18:42 Rifa para trazer cinzas de fotógrafo desaparecido em Paris atinge 30% -
30/01/2025 - 07:30 BH: homem é preso com quase cinco mil pinos de cocaína em casa
É recomendado que, em caso de chuvas fortes, a população evite áreas de inundação e não trafegue em ruas sujeitas a alagamentos ou perto de córregos e ribeirões. É recomendável também não se abrigar ou estacionar veículos embaixo de árvores.
A capital mineira registrou chuva forte na noite dessa quarta (29). Segundo a Defesa Civil Municipal, até às 17h30 de ontem, as regionais Centro-Sul, Noroeste, Oeste, Pampulha e Venda Nova já ultrapassaram a média de chuvas para janeiro, que é de 330,9 milímetros (mm).
Durante o temporal, as avenidas Francisco Sá, na Região Oeste, e Vilarinho, em Venda Nova, foram bloqueadas por risco de transbordamento de córregos. A chuva provocou a queda de uma janela na Cidade Administrativa, sede do governo de Minas Gerais, localizada no Bairro Serra Verde, em Venda Nova.
Minas Gerais
O tempo também persiste instável no restante de Minas Gerais nesta quinta. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o padrão da circulação dos ventos típico de verão aliado ao calor e alto teor de umidade proporcionam condições favoráveis para chuvas, por vezes fortes, em grande parte do estado.
Nos próximos dias, chuvas volumosas devem se concentrar especialmente nas regiões Oeste, Sul, Triângulo e Zona da Mata. Na Região Metropolitana de Belo Horizonte, o tempo segue instável e pode chover forte.
Alerta
Cidades de Minas Gerais têm registrado chuvas fortes nos últimos dias, que encontra-se sob alerta até o começo de fevereiro, segundo a empresa de meteorologia MetSul. O aviso ocorre diante do cenário elevado perigo por chuva excessiva a extrema com risco de acumulados de precipitação excepcionalmente altos no estado, além do Rio de Janeiro e São Paulo.
Segundo a MetSul, os modelos numéricos indicam volumes de chuva excessivamente altos para Minas com acumulados muito acima da média histórica desta época, que é a mais chuvosa do ano na climatologia regional. Conforme a previsão meteorológica, o volume deve ser muito alto na soma de dez dias com acumulados de 100 mm a 200 mm em algumas cidades, mas em alguns pontos poderá haver precipitação entre 200 mm a 400 mm em dez dias.
As áreas com maior risco de chuva excessiva são as regiões Central e o Sul, além do Triângulo Mineiro. De acordo com a empresa de meteorologia, o Sul de Minas tem alto risco de chuva excessiva. Belo Horizonte também está compreendida na área em que devem ocorrer altos volumes de chuva.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) também alertou 522 municípios mineiros, incluindo a capital, para chuvas de até 60 mm por hora ou até 100 mm por dia até sexta-feira (31). Nesses locais, o vento pode chegar a até 100 km/h, elevando o risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores e alagamentos. Alguns dos municípios já sentiram os danos causados pelos temporais.
Risco para inundações e deslizamento
Ainda de acordo com a MetSul, os temporais podem ser acompanhados por chuva intensa, raios e rajadas de vento ocasionais. Em algumas cidades, as tempestades podem ter vendaval e queda de granizo. A condição meteorológica torna alta a probabilidade de alagamentos e inundações repentinas em zonas urbanas e áreas rurais.
Segundo a meteorologia, a persistência da chuva por vários dias e com episódio de chuva muito forte em curto período pode resultar em inundações e alagamentos por cheias de rios e transbordamento de córregos em alguns municípios das áreas afetadas. A chuva com acumulados altos gera, ainda, riscos geológicos, como em BH, que tem oito de suas nove regionais sob alerta.
Siga nosso canal no WhatsApp e receba notícias relevantes para o seu dia
O risco de deslizamentos de terra em áreas de encostas de morros é de alto a crítico, conforme a MetSul. Devido ao relevo de Minas Gerais, há um alto risco de queda de barreiras em estradas. É recomendado que trechos mais perigosos sejam evitados.
*Estagiária sob supervisão do subeditor Gabriel Felice