(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas INVASÃO EM BRASÍLIA

Presidentes de Chile, Argentina e Colômbia condenam ataques no Brasil

Gabriel Boric (Chile), Alberto Fernández (Argentina) e Gustavo Petro (Colômbia) repudiaram a invasão de bolsonaristas ao Congresso Nacional e ao STF no Brasil


08/01/2023 17:24 - atualizado 08/01/2023 19:31

Montagem: Boric, Fernandez, Petro
Presidentes do Chile, Argentina e Colômbia repudiaram ataque ao Congresso Brasileiro (foto: AFP/REPRODUÇÃO)

Os presidentes Gabriel Boric, do Chile; Alberto Fernández, da Argentina; e Gustavo Petro, da Colômbia, condenaram a invasão de apoiadores de Jair Bolsonaro (PL) ao Congresso Nacional e ao Supremo Tribunal Federal (STF) no Brasil na tarde deste domingo (8/1).

Nas redes sociais, Boric chamou bolsonaristas de “covardes”. "O governo do Brasil conta com todo o nosso respaldo diante desse covarde e vil ataque à democracia".

LEIA - Lula decreta intervenção federal na segurança do DF

Amigo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Fernández afirmou que “a democracia é o único sistema político que garante as liberdades e nos obriga a respeitar o veredicto popular”.

“Aqueles que tentam desrespeitar a vontade da maioria ameaçam a democracia e merecem não só a sanção legal correspondente, mas também a rejeição absoluta da comunidade internacional”, escreveu.

“Quero expressar meu repúdio ao que está acontecendo em Brasília. Meu apoio incondicional e do povo argentino a Lula diante dessa tentativa de golpe que vocês estão enfrentando”, seguiu Fernández.

O presidente argentino ainda emitiu alerta como presidente do Mercosul para que os países membros se unam “nessa inaceitável reação antidemocrática que tenta se impor no Brasil”.

LEIA - Atentado em Brasília: ida de radicais pode ter sido financiada

Já Gustavo Petro prestou solidariedade a Lula e afirmou que o "fascismo decidiu dar um golpe". "As direitas não conseguiram manter o pacto de não violência”.

“É hora de uma reunião urgente da OEA [Organização dos Estados Americanos] se ela quiser seguir viva como instituição e aplicar a carta democrática", acrescentou o líder colombiano.

Invasão ao Congresso e STF


Inconformados com a vitória de Lula, os manifestantes invadiram o Congresso Nacional e o STF. Vídeos públicados nas redes sociais mostram vidros quebrados no Congresso.

Invasão ao Congresso Nacional
Inconformados com a vitória do presidente Lula, os manifestantes invadiram o Congresso Nacional e o STF. Os apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) pedem intervenção militar (foto: AFP/REPRODUÇÃO)


Além disso, é possível ver bolsonaristas dentro do prédio fazendo depredações e destruindo câmeras de segurança no teto.

Na rede social Telegram, por onde o grupo radical se organiza, a ordem era invadir o STF na esperança de instauração de um estado de sítio.

Confronto com a Polícia


Manifestantes vestidos de verde e amarelo entraram em confronto com a Polícia. Cerca de 100 ônibus com quase 4 mil pessoas saíram de acampamentos em frente ao "QG do Éxercito".

Imagens do local mostram que um veículo da Força Nacional caiu no espelho d'água do monumento.

LEIA - Invasão em Brasília ocorre dois anos após ataque ao Capitólio, nos EUA

Desde o fim das eleições presidenciais, em 30 de outubro, apoiadores extremistas protestam contra o resultado das urnas e demandam intervenção militar em todo o país.

Com a posse do presidente Lula, o acampamento dos aliados do ex-presidente em frente ao Quartel-General do Exército, em Brasília, foi se esvaziando aos poucos.

Na última semana, em torno de 200 pessoas permaneciam no local. Com a chegada dos ônibus, as manifestações voltam a se tornar uma preocupação para o novo governo.

Ver galeria . 18 Fotos Bolsonaristas invadiram neste domingo (8/1) o Congresso Nacional, em Brasília. Inconformados com a posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), os apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) clamam por uma intervenção militar no país. EVARISTO SA / AFP e Sergio Lima / AFP
Bolsonaristas invadiram neste domingo (8/1) o Congresso Nacional, em Brasília. Inconformados com a posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), os apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) clamam por uma intervenção militar no país. (foto: EVARISTO SA / AFP e Sergio Lima / AFP )


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)