(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas RISCO DE CONTAMINAÇÃO

Bolsonaro expôs jornalistas a risco de infecção, avalia especialista

Ao final da entrevista concedida no Palácio do Alvorada, o presidente retirou a máscara de proteção para que as câmeras filmassem seu rosto


postado em 07/07/2020 18:38 / atualizado em 07/07/2020 20:06

Bolsonaro retira a máscara em entrevista em Brasília(foto: Reprodução/ TV Brasil)
Bolsonaro retira a máscara em entrevista em Brasília (foto: Reprodução/ TV Brasil)
No final da entrevista coletiva, na tarde desta terça-feira (7), em que anunciou estar infectado pelo novo coronavírus (Sars-Cov-2), o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) pediu que os jornalistas se afastassem dele porque ele iria tirar a máscara. Procurado pelo Estado de Minas, o médico infectologista e presidente da Sociedade Brasileira de Bioética (SBB), Dirceu Greco, disse que o presidente expôs os profissionais a um risco de contaminação desnecessário.

Segundo ele, a partir de uma distância de três metros é mais improvável que o vírus atinja as pessoas que estiverem próximas àquela que está infectada, mas as gotículas podem ficar suspensas no ar por algum tempo.

“A maior parte da infecção é feita por essas gotículas, mas é possível que ocorra a chamada aerossolização, que é a suspensão do vírus no ar durante um período de tempo mais longo, podendo ser espalhado. Bolsonaro furou uma norma, que é o uso da máscara de proteção, e também não cumpriu o isolamento social imediato, indicado mesmo se estiver somente com suspeitas da doença”, explicou Dirceu.

Após anunciar que foi infectado pela COVID-19, Bolsonaro disse aos jornalistas que iria se afastar um pouco para que as câmeras pudessem filmar o seu rosto. 

"Espera um pouquinho aí. Vou me afastar um pouco aqui. Afasta aí, afasta aí, afasta aí", disse, pedindo depois que um microfone de lapela, que estava preso à sua camisa, fosse solto. "Só pra vocês verem minha cara, tá certo? Eu estou bem, tranquilo, graças a Deus. Tudo em paz, obrigado a todos aqueles que oraram por mim, torceram por mim, estou bem graças a Deus", declarou o presidente.

Bolsonaro acrescentou que é necessário tomar cuidado com os mais idosos e disse que os mais jovens "podem ficar tranquilos" se forem acometidos pelo novo coronavírus. "Para vocês a possibilidade de algo mais grave é próximo de zero", afirmou.

A entrevista, concedida exclusivamente aos repórteres da CNN e da Rede Record, foi tradicional, com os profissionais próximos a Bolsonaro, descumprindo as medidas de proteção e quebrando as regras de distanciamento recomendadas pelas autoridades de saúde.

Diagnóstico


O exame feito por Bolsonaro nessa segunda-feira (6) foi positivo para o coronavírus. O resultado saiu no inicio da tarde desta terça. O presidente passou pela detecção da COVID-19 após sentir sintomas da doença, como febre de 38,5ºC. Ele deu início ao tratamento utilizando hidroxocloroquina e azitromicina ainda ontem, ingerindo a segunda dose dos medicamentos nesta manhã, embora nenhum deles tenha eficácia comprovada no combate ao vírus.

Segundo Bolsonaro, a febre caiu para 36,5ºC nesta terça. Ainda de acordo com ele, os primeiros sintomas apareceram no último domingo (5), como mal-estar e cansaço. Já nessa segunda, os sinais da COVID-19 foram agravados com um aumento de temperatura, que chegou à casa dos 38,5ºC.

Além do exame para detecção da COVID-19, Bolsonaro fez uma tomografia dos pulmões. Ambos os procedimentos foram feitos no Hospital das Forças Armadas. No retorno ao Palácio da Alvorada, o presidente conversou com apoiadores e disse que não havia nada nos pulmões e que a oxigenação do seu sangue estava em 96%.
 
*Estagiário sob supervisão da editora Liliane Corrêa 
 

O que é o coronavírus


Coronavírus são uma grande família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus (COVID-19) foi descoberto em dezembro de 2019, na China. A doença pode causar infecções com sintomas inicialmente semelhantes aos resfriados ou gripes leves, mas com risco de se agravarem, podendo resultar em morte.
Vídeo: Por que você não deve espalhar tudo que recebe no Whatsapp

Como a COVID-19 é transmitida? 

A transmissão dos coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro, contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão, contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.

Vídeo: Pessoas sem sintomas transmitem o coronavírus?


Como se prevenir?

A recomendação é evitar aglomerações, ficar longe de quem apresenta sintomas de infecção respiratória, lavar as mãos com frequência, tossir com o antebraço em frente à boca e frequentemente fazer o uso de água e sabão para lavar as mãos ou álcool em gel após ter contato com superfícies e pessoas. Em casa, tome cuidados extras contra a COVID-19.
Vídeo: Flexibilização do isolamento não é 'liberou geral'; saiba por quê

Quais os sintomas do coronavírus?

Confira os principais sintomas das pessoas infectadas pela COVID-19:

  • Febre
  • Tosse
  • Falta de ar e dificuldade para respirar
  • Problemas gástricos
  • Diarreia

Em casos graves, as vítimas apresentam:

  • Pneumonia
  • Síndrome respiratória aguda severa
  • Insuficiência renal
Os tipos de sintomas para COVID-19 aumentam a cada semana conforme os pesquisadores avançam na identificação do comportamento do vírus. 

Vídeo explica por que você deve 'aprender a tossir'

Mitos e verdades sobre o vírus

Nas redes sociais, a propagação da COVID-19 espalhou também boatos sobre como o vírus Sars-CoV-2 é transmitido. E outras dúvidas foram surgindo: O álcool em gel é capaz de matar o vírus? O coronavírus é letal em um nível preocupante? Uma pessoa infectada pode contaminar várias outras? A epidemia vai matar milhares de brasileiros, pois o SUS não teria condições de atender a todos? Fizemos uma reportagem com um médico especialista em infectologia e ele explica todos os mitos e verdades sobre o coronavírus.

Coronavírus e atividades ao ar livre: vídeo mostra o que diz a ciência

Para saber mais sobre o coronavírus, leia também:

 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)