(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas PANDEMIA

Queiroga: 'Estou em sintonia' com Bolsonaro sobre desobrigação de máscaras

Sugestão feita pelo presidente vai contra a avaliação de epidemiologistas, que indicam o uso do equipamento para conter a propagação da COVID-19


10/06/2021 19:32 - atualizado 11/06/2021 08:44

Queiroga afirmou que desobrigação do uso de máscaras depende de avanço na vacinação(foto: Jefferson Rudy/Agência Senado)
Queiroga afirmou que desobrigação do uso de máscaras depende de avanço na vacinação (foto: Jefferson Rudy/Agência Senado)
O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, afirmou nesta quinta-feira (10/6) que está avaliando o pedido feito pelo presidente Jair Bolsonaro, que pretende desobrigar o uso de máscara por quem já está vacinado ou já foi contaminado pela COVID-19.

A medida, porém, está em estudo e ainda não tem data para ser realizada. A ideia vai contra a avaliação de epidemiologistas, que apontam o uso de máscaras como um dos principais métodos para evitar a propagação do coronavírus. 


“Queremos que (a desobrigação do uso de máscaras) seja o mais rápido possível, para isso precisamos vacinar a população brasileira e avançar”, afirmou Queiroga, em entrevista à CNN. 

O ministro também afirmou que não foi pressionado por Bolsonaro para resolver a questão. “O presidente não me pressiona não, sou ministro dele, nós trabalhamos em absoluta sintonia”, afirmou. 

Mais cedo, durante um discurso, Bolsonaro afirmou que pediu para Queiroga um parecer desobrigando o uso de máscaras. “Acabei de conversar com o Queiroga e ele vai fazer um parecer para desobrigar o uso de máscaras para pessoas vacinadas ou que já contraíram o vírus”, explicou Bolsonaro. “Não quero que isso seja um símbolo”, disse ele com uma máscara na mão.

“O presidente sempre nos aconselha de maneira muito própria. E eu levo a ele os subsídios para que tenhamos as melhores decisões em relação à saúde pública”, explicou Queiroga. 

Depois, o ministro divulgou um vídeo em seu perfil no Twitter, em que afirmou que vai atender o pedido de Bolsonaro e fazer um estudo sobre a desobrigação do uso de máscaras. 


Leia mais sobre a COVID-19

Confira outras informações relevantes sobre a pandemia provocada pelo vírus Sars-CoV-2 no Brasil e no mundo. Textos, infográficos e vídeos falam sobre sintomasprevençãopesquisa vacinação

Quais os sintomas do coronavírus?

Desde a identificação do vírus Sars-CoV2, no começo de 2020, a lista de sintomas da COVID-19 sofreu várias alterações. Como o vírus se comporta de forma diferente de outros tipos de coronavírus, pessoas infectadas apresentam sintomas diferentes. E, durante o avanço da pesquisa da doença, muitas manifestações foram identificadas pelos cientistas. Confira a relação de sintomas de COVID-19 atualizada.

O que é a COVID-19?

A COVID-19 é uma doença provocada pelo vírus Sars-CoV2, com os primeiros casos registrados na China no fim de 2019, mas identificada como um novo tipo de coronavírus pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em janeiro de 2020. Em 11 de março de 2020, a OMS declarou a COVID-19 como pandemia.


Veja vídeos explicativos sobre este e outros tema em nosso canal



receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)