(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas PANDEMIA

Laboratório registra aumento na procura por testes de COVID-19 em Minas

Números são das últimas três semanas de abril, considerando os feriados da Semana Santa e Tiradentes


02/05/2022 13:59 - atualizado 18/05/2022 13:07

Teste de RT-PCR
Na última semana, o laboratório registrou aumento de 15,8% na busca por teste de COVID-19 (foto: Marcelo Camargo/ Agência Brasil )
A procura de testes de COVID-19 na rede do Laboratório Hermes Pardini aumentou, em Minas, nas últimas três semanas, por conta dos feriados de abril, Semana Santa e Tiradentes. Além disso, a taxa de positividade cresceu, mas os números ainda são baixos. 

Segundo o laboratório, entre  11 e 16 de abril, houve um aumento de 1,6% na demanda de exames RT-PCR no estado. No mesmo período, a positividade passou de 8,3% para 11,3%, um crescimento de 3% em Minas.

Já na semana seguinte, de 16 a 23 de abril, o Hermes Pardini observou também um crescimento de 1,6% na busca por testes de COVID-19. Porém, entre 25 e 30 de abril, a taxa cresceu em 15,8%. O aumento de positividade, no estado, foi de 0,2% em relação à semana anterior. 

Apesar dos números baixos, a infectologista do laboratório, Melissa Valentini, explicou que, como os Estados Unidos e a Europa historicamente antecipam as tendências da pandemia, é muito importante considerar o que pode vir a acontecer futuramente. “Ainda mais com as mudanças das medidas sanitárias de desobrigação de testes e do uso de máscaras”, completou. 

Porém, conforme a  infectologista, ainda que a situação exija um cuidado para o Brasil,  não é motivo de alarme para a população. “Poucas pessoas estão fazendo testes e, por isso, o volume de exames e taxa de positividade podem ser frágeis e não apresentar a realidade”, disse. 

Minas está com a pandemia controlada

O secretário de Saúde, o médico Fábio Baccheretti, informou, na última sexta-feira (29/4), que Minas Gerais está com a pandemia controlada, pois, nos 7 dias anteriores, o estado teve 15 casos para cada 100 mil habitantes. Neste mesmo período, 816 cidades, das 853 de Minas, não registraram nenhuma morte provocada por COVID-19. 

Além disso, houve um aumento da cobertura de vacinação e, agora, mineiros acima de 60 anos poderão receber a quarta dose ou segunda dose de reforço.

 
* Estagiária sob supervisão da editora Ellen Cristie.  
 

Leia mais sobre a COVID-19

Confira outras informações relevantes sobre a pandemia provocada pelo vírus Sars-CoV-2 no Brasil e no mundo. Textos, infográficos e vídeos falam sobre sintomasprevençãopesquisa vacinação.
 

Confira respostas a 15 dúvidas mais comuns

Guia rápido explica com o que se sabe até agora sobre temas como risco de infecção após a vacinação, eficácia dos imunizantes, efeitos colaterais e o pós-vacina. Depois de vacinado, preciso continuar a usar máscara? Posso pegar COVID-19 mesmo após receber as duas doses da vacina? Posso beber após vacinar? Confira esta e outras perguntas e respostas sobre a COVID-19.

Acesse nosso canal e veja vídeos explicativos sobre COVID-19



receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)