(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas MUTIRÃO

Divinópolis faz 'chamado urgente' para zerar fila de atrasados da 2ª dose

12,4 mil pessoas estão com o ciclo vacinal atrasado na cidade; desconfiança e receio gerados por fake news são apontados como principais fatores para a ausência


10/11/2021 20:01 - atualizado 10/11/2021 20:07

Mão segurando seringa para vacinar
154 mil pessoas já receberam as duas doses ou a dose única da vacina contra a COVID-19 em Divinópolis (foto: Rodrigo Nunes/MS)
Com pouco mais de 12,4 mil pessoas com a segunda dose atrasada, a Prefeitura de Divinópolis, no Centro-Oeste de Minas, fez o que classificou de “chamado urgente” para colocar em dia a vacina contra a COVID-19. O novo mutirão será nesta sexta-feira (12/11).

“Descuido com as datas (aprazamentos alargados) desconfiança com a eficácia da vacina em decorrência de informações falsas e receio das possíveis reações adversas”, listou o coordenador da Central de Regulação da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), Tércio de Faria Leão.

Com 154 mil pessoas já vacinadas com a segunda ou dose única, o município espera chegar a 210 mil. “Somente com o ciclo completo da vacinação é possível garantir a imunidade e defesa do coronavírus, pois a eficácia do imunizante foi comprovada a partir de análises realizadas com as duas aplicações”, reforçou Leão.

O coordenador da Central de Regulação também lembrou que a pessoa que não completa o esquema vacinal fica mais vulnerável à infecção pelo vírus. “E, também, a vacinação incompleta pode criar um ambiente propício para o surgimento de versões ainda mais resistentes do coronavírus.”, destacou. 

O último balanço da Secretaria de Saúde mostrou que 4.474 pessoas deixaram de receber, até segunda-feira (8/11), a AstraZeneca. Outras 3.569 ainda não completaram o ciclo da CoronaVac e mais 4.423 precisam da Pfizer para concluir a imunização. 


Drive-thru

Dois pontos de vacinação foram liberados para o público em atraso na sexta-feira. O drive-thru localizado no pátio da Empresa Municipal de Obras Públicas (Emop), no Bairro Espírito Santo, aplicará o imunizante Pfizer.

No Centro Administrativo (sede da prefeitura), no bairro Bela Vista, estarão disponíveis Pfizer, AstraZeneca e CoronaVac. A imunização poderá ser feita das 8h às 17h, sem agendamento prévio. 


Documentos

Para receber a segunda dose não é necessário cadastramento. O cidadão precisa ficar atento apenas à documentação.

  • Documento de identidade com foto;
  • Cartão SUS;
  • Cartão da Unidade de Saúde;
  • Caderneta de Vacinação;
  • Comprovante de endereço. 

A falta de qualquer um destes documentos impossibilitará a vacinação. Para adolescentes é essencial a presença de um adulto acompanhando.

*Amanda Quintiliano - Especial para o EM

Leia mais sobre a COVID-19

Confira outras informações relevantes sobre a pandemia provocada pelo vírus Sars-CoV-2 no Brasil e no mundo. Textos, infográficos e vídeos falam sobre  sintomas prevenção pesquisa  vacinação .
 

Confira respostas a 15 dúvidas mais comuns

Guia rápido explica com o que se sabe até agora sobre temas como risco de infecção após a vacinação, eficácia dos imunizantes, efeitos colaterais e o pós-vacina. Depois de vacinado, preciso continuar a usar máscara?  Posso pegar COVID-19 mesmo após receber as duas doses da vacina?   Posso beber após vacinar?  Confira esta e outras  perguntas e respostas sobre a COVID-19 .

Acesse nosso canal e veja vídeos explicativos sobre COVID-19



receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)