UAI
Publicidade

Estado de Minas COVID-19

BH convoca adolescentes de 12 anos e antecipa vacinação dos de 13

Imunização contra COVID para o público-alvo acontecerá no próximo sábado (9/10). Cronograma para adolescentes de 13 anos foi antecipado para sexta-feira (8/10)


05/10/2021 18:56 - atualizado 05/10/2021 19:43

Enfermeira com seringa em posto de vacinação contra a COVID-19 em BH
Vacinação em BH foi ampliada para adolescentes de 12 anos (foto: Gladyston Rodrigues/EM/D.A Press)
A Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) anunciou, nesta terça-feira (5/10), que os adolescentes de 12 anos da capital mineira serão vacinados contra a COVID-19 no próximo sábado (9/10). No mesmo dia, os adolescentes de 13 anos seriam imunizados, mas a Secretaria Municipal de Saúde acabou adiantando o calendário para o público-alvo, passando a primeira aplicação para sexta-feira (8/10).

LEIA TAMBÉM:  BH aplica 1ª dose da vacina contra COVID em adolescentes com 15 anos

Também na sexta, segundo a PBH, serão vacinados os adolescentes de 14 anos. A ampliação do público-alvo só foi possível mediante o recebimento de novas doses de vacina contra a COVID-19.

Nesta quarta-feira (6/10), pessoas de 42 anos que receberam a primeira dose de Pfizer terão o esquema vacinal concluído com a segunda aplicação . Neste caso, a data do cartão de vacina tem que estar marcada para até 13 de outubro. Além disso, idosos de 76 anos receberão a dose de reforço. Para isso, a segunda dose terá que ter seis meses de aplicação ou que estejam faltando 15 dias para completar o prazo.

O calendário completo pode ser visto no fim da matéria.

Orientações

Para quem vai tomar a primeira dose, é preciso levar comprovante de residência, documento com foto e não ter recebido vacina contra a COVID-19 e nem ter tido a doença nos últimos 30 dias.

Adolescentes de 14 e 13 anos precisam ter completado as respectivas idades até 31 de outubro, enquanto aqueles de 12 anos precisam ter completado até 9 de outubro. Para todos os casos, os adolescentes precisam estar acompanhados dos pais ou responsáveis para receber a vacina.

No caso de segunda dose, o público precisa apenas levar o cartão de vacina, identidade e CPF.

Já para os idosos que vão receber a dose de reforço, é preciso apresentar o comprovante de endereço, cartão de vacinação, ter recebido a segunda dose no prazo de 6 meses ou faltando 15 dias para completar este prazo.

Os endereços dos postos poderão ser vistos por meio do  link .

Calendário

  • Dia 6, quarta-feira: segunda dose de Pfizer para pessoas de 42 anos. Só poderão tomar a segunda dose no dia 6 as pessoas de 42 anos cuja data do cartão de vacina esteja marcada para até 13 de outubro e dose de reforço para idosos de 76 anos, cuja segunda dose tenha completado 6 meses ou que faltem até 15 dias para completar este prazo;

  • Dia 7, quinta-feira: dose adicional para pessoas de 70 anos ou mais com alto grau de imunossupressão, cuja segunda dose tenha completado 28 dias, e dose de reforço para idosos de 75 anos, cuja segunda dose tenha completado 6 meses ou que faltem até 15 dias para completar este prazo;

  • Dia 8, sexta-feira: primeira dose para adolescentes de 13 e 14 anos, completos até 31 de outubro. Para se vacinar, os adolescentes precisam estar acompanhados dos pais ou responsáveis legais;

  • Dia 9, sábado:  primeira dose para adolescentes de 12 anos, completos até 9 de outubro. Para se vacinar, os adolescentes de 12 anos precisam estar acompanhados dos pais ou responsáveis legais, e aplicação de dose adicional para pessoas de 69 a 50 anos com alto grau de imunossupressão, cuja segunda dose tenha completado 28 dias;

  • Dia 10, domingo: não haverá vacinação.

Leia mais sobre a COVID-19

Confira outras informações relevantes sobre a pandemia provocada pelo vírus Sars-CoV-2 no Brasil e no mundo. Textos, infográficos e vídeos falam sobre  sintomas prevenção pesquisa  vacinação .
 

Confira respostas a 15 dúvidas mais comuns

Guia rápido explica com o que se sabe até agora sobre temas como risco de infecção após a vacinação, eficácia dos imunizantes, efeitos colaterais e o pós-vacina. Depois de vacinado, preciso continuar a usar máscara?  Posso pegar COVID-19 mesmo após receber as duas doses da vacina?   Posso beber após vacinar?  Confira esta e outras  perguntas e respostas sobre a COVID-19 .

Acesse nosso canal e veja vídeos explicativos sobre COVID-19



receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade