(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas COVID-19

Fiocruz: BH tem 'sinal forte de crescimento' de casos respiratórios graves

Fundação informa que a capital mineira apresenta tendência de aumento desses quadros clínicos, que estão ligados à COVID-19, no longo e curto prazo


30/09/2021 22:06 - atualizado 30/09/2021 22:06

Dados do InfoGripe alertam para possível crescimento da COVID-19 em BH e Minas
Dados do InfoGripe alertam para possível crescimento da COVID-19 em BH e Minas (foto: Leandro Couri/EM/D.A Press - 18/08/2021)
A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) divulgou novo boletim InfoGripe nesta quinta (30/9), e o documento traz notícias negativas para Minas Gerais, sobretudo Belo Horizonte.

 

Conforme o texto, BH apresenta “sinal forte de crescimento” de pacientes com Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), o quadro clínico causado pela COVID-19 que leva pessoas às UTIs.

"Belo Horizonte apresenta sinal forte de crescimento nas tendências de longo (últimas seis semanas) e curto prazo (últimas três semanas)", informa a Fiocruz.

 

BH é a única capital brasileira no cenário de curto prazo. No longo, Aracaju também vive essa situação.

Segundo a Fiocruz, há probabilidade de crescimento de 95% nos casos graves respiratórios na cidade.

 

Eles não estão, exclusivamente, ligados ao novo coronavírus, apesar dos dados elevados certamente estarem relacionados à pandemia.

No entanto, a Fiocruz alerta que Minas também vive panorama parecido.

 

Como a base de dados usada para apuração dos dados é do SUS, pode ser que haja um lançamento em massa dos dados nas últimas semanas, o que pode "mascarar" os números.

"Dado o cenário epidemiológico atual no estado e na capital mineira, é possível que o sinal de crescimento abrupto estimado se trate apenas de um artifício gerado por alguma alteração no fluxo de registro de casos, sendo recomendada cautela e reavaliação nas próximas semanas para avaliação adequada do cenário atual", destaca a fundação.

Minas Gerais

A Fiocruz também ressalta que Minas Gerais abriga uma das quatro macrorregiões brasileiras com "nível extremamente alto" de casos respiratórios graves.

O Distrito Federal também abriga uma, enquanto o Paraná duas.

Além disso, a Fiocruz computa duas macrorregiões mineiras com sinal forte de crescimento desses diagnósticos graves: Oeste (onde estão cidades como Pará de Minas, Nova Serrana e Divinópolis) e Centro (onde está a Grande BH).

O InfoGripe da Fiocruz destaca, ainda, que "diversos estados", entre eles Minas, registram "número de casos semanais em crianças (0 a 9 anos) relativamente altos para o histórico" da pandemia.

Cenário nacional

O boletim da Fiocruz aponta sinal de estabilidade no país agora no mais baixo patamar desde o início da epidemia no Brasil. Catorze estados apresentam sinal de queda na tendência de longo prazo.

São eles: Acre, Amapá, Ceará, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Paraná, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Roraima, São Paulo e Tocantins.

Em onze capitais observa-se sinal de queda na tendência de longo prazo: Boa Vista (RR), Campo Grande (MS), Cuiabá (MT), Curitiba (PR), Florianópolis (SC), João Pessoa (PB), Palmas (TO), Porto Alegre (RS), Rio Branco (AC), Rio de Janeiro (RJ) e Teresina (PI).

 

Leia mais sobre a COVID-19

Confira outras informações relevantes sobre a pandemia provocada pelo vírus Sars-CoV-2 no Brasil e no mundo. Textos, infográficos e vídeos falam sobre  sintomas prevenção pesquisa  vacinação .
 

Confira respostas a 15 dúvidas mais comuns

Guia rápido explica com o que se sabe até agora sobre temas como risco de infecção após a vacinação, eficácia dos imunizantes, efeitos colaterais e o pós-vacina. Depois de vacinado, preciso continuar a usar máscara?  Posso pegar COVID-19 mesmo após receber as duas doses da vacina?   Posso beber após vacinar?  Confira esta e outras  perguntas e respostas sobre a COVID-19 .

Acesse nosso canal e veja vídeos explicativos sobre COVID-19

 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)