(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas REDISTRIBUIÇÃO

Cidades de Minas terão de entregar sobras de CoronaVac para receber Pfizer

De acordo com a SES-MG, ideia é acelerar a campanha de vacinação no estado, além de otimizar o uso das doses


14/09/2021 14:01 - atualizado 15/09/2021 12:17

Minas quer acelerar campanha de vacinação com redistribuição de doses da CoronaVac entre os municípios.
Minas quer acelerar campanha de vacinação com redistribuição de doses da CoronaVac entre os municípios. (foto: Leandro Couri/EM/D.A.Press)
O Secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais, Fábio Baccheretti, detalhou, nesta terça-feira (14/9), como vai funcionar a redistribuição de vacinas entre os municípios mineiros para aceleração da campanha de vacinação contra a COVID-19 no estado. 

Segundo o dirigente, as cidades que finalizaram a imunização de adultos terão que informar o fato à SES-MG. Caso haja sobra de unidades da CoronaVac, o material deve ser entregue às 28 Superintendências Regionais de Saúde (SRS) para rearranjo entre as prefeituras que ainda não completaram o esquema vacinal de adultos. 

A medida foi pactuada na  Deliberação 3.508  da Comissão Intergestores Bipartite do Estado de Minas Gerais (CIB-SUS/MG), publicada em 3 de setembro.
 

Baccheretti explicou que a ideia é otimizar e melhorar a logística da campanha. Com essa dinâmica, o estado poupa as doses da Pfizer para o reforço de idosos e imunossuprimidos, bem como para a proteção dos adolescentes, já que o composto é o único aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para essas finalidades. Ao mesmo tempo, proporciona a conclusão mais rápida da vacinação de maiores de 18 anos.

"Essa medida é importante para que a gente não chegue lá na frente com doses de CoronaVac sobrando sem ter população para ser aplicada. Também evitamos perder a oportunidade de usar a Pfizer agora para vacinar adolescentes e aplicar o reforço", esclareceu o secretário. 

O Executivo estadual tem 657.050 unidades da Pfizer (primeira dose) para distribuir aos 893 municípos mineiros. Segundo o chefe da pasta da Saúde, a remessa só será entregue às prefeituras na sexta-feira (17/9), após a operação de redistribuição dos frascos do imunizante desenvolvido pelo Instituto Butantan. 

A SES-MG diz que, até o momento, 404 cidades já oficializaram o término da vacinação de adultos. O Executivo, no entanto, acredita que há outras localidades na mesma situação. 

Minas recebeu, até o momento, 26.652.454 de vacinas. Deste total, 20.945.172 doses foram oficialmente aplicadas. Baccheretti estima haver mais de 5,7 milhões de doses disponíveis para redistribuição nos municípios. Entretanto, não soube precisar qual é a porção de CoronaVacs deste montante. 

A SES-MG diz que a redistribuição de vacinas já ocorreu em alguns municípios da Grande BH. O exemplo citado pelo secretário é a cidade de São Joaquim de Bicas, que já finalizou a imunização de adultos e, assim, repassou  as doses remanescentes de CoronaVac a Igarapé. 

***

Leia mais sobre a COVID-19

Confira outras informações relevantes sobre a pandemia provocada pelo vírus Sars-CoV-2 no Brasil e no mundo. Textos, infográficos e vídeos falam sobre  sintomas prevenção pesquisa  vacinação .
 

Confira respostas a 15 dúvidas mais comuns

Guia rápido explica com o que se sabe até agora sobre temas como risco de infecção após a vacinação, eficácia dos imunizantes, efeitos colaterais e o pós-vacina. Depois de vacinado, preciso continuar a usar máscara?  Posso pegar COVID-19 mesmo após receber as duas doses da vacina?   Posso beber após vacinar?  Confira esta e outras  perguntas e respostas sobre a COVID-19 .

Acesse nosso canal e veja vídeos explicativos sobre COVID-19

 
 
 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)