Publicidade

Estado de Minas PANDEMIA

Itabira: aulas presenciais valem só para professores vacinados com 2 doses

Para o retorno das atividades presenciais nas escolas a partir desta segunda (2/8) será exigido do profissional imunização completa contra a COVID-19


01/08/2021 08:12 - atualizado 01/08/2021 09:18

O CMEI do bairro Gabiroba, com obras recém-concluídas, poderá abrir as portas para receber as crianças neste mês de agosto (foto: Filipe Augusto/Prefeitura de Itabira)
O CMEI do bairro Gabiroba, com obras recém-concluídas, poderá abrir as portas para receber as crianças neste mês de agosto (foto: Filipe Augusto/Prefeitura de Itabira)
As atividades presenciais nas escolas estaduais e municipais de Itabira, na Região Central de Minas, voltarão na próxima semana. Em decreto publicado nesse sábado (31/7), a prefeitura autoriza o funcionamento, mas só poderão retornar às unidades de ensino os profissionais que receberam as duas doses (ou a dose única da Janssen) da vacina contra a COVID-19. Nas escolas municipais os profissionais passarão por capacitação aos protocolos de biossegurança.

As escolas estaduais podem retornar a partir da segunda-feira (2/8). Já a rede municipal de ensino começará na terça-feira (3/8), mas de imediato não começarão as aulas, pois os profissionais passarão por um período de capacitação quanto à retomada das atividades presenciais e sobre as readequações dos espaços físicos conforme os protocolos sanitários. 

“Será a preparação para o retorno gradual presencial. Vamos intensificar a capacitação dos professores em todas as escolas e Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI) quanto a estes protocolos. Também vamos capacitar às famílias que optarem pelo retorno dos filhos ao modelo presencial de ensino, para que as crianças cheguem mais seguras e todos que estiverem no ambiente escolar sintam-se confortáveis. Haverá ainda capacitação para os demais profissionais da educação, como merendeiros e serviços gerais, além daqueles que fazem o transporte escolar”, explicou a secretária municipal de Educação, Luziene Aparecida Lage.

Em Itabira, as aulas presenciais foram suspensas em março de 2020 devido à pandemia do novo coronavírus. “Temos a intenção de fazer o retorno gradual presencial das crianças do Maternal 2 (alunos de 3 anos) a partir de 23 de agosto, em algumas creches, como teste. Vamos nos reunir com os coordenadores destas unidades e confirmar quais familiares desejam que estas crianças retornem às atividades graduais presenciais”, acrescentou Luziene.

Segundo ela, as escolas municipais estão passando por adequações para o retorno. Na maioria delas, há condições de funcionamento com grupos de alunos, dependendo da capacidade e da metragem de cada sala de aula.

A secretária ressaltou que os pais ou responsáveis podem decidir se os filhos voltam ou não para as aulas. Caso decidam pela ida do estudante à escola, deverão assinar um termo comprometendo-se com as regras sanitárias. Caso contrário, preencherão um documento por meio do qual se comprometem quanto à participação dos alunos nas aulas remotas e na realização das atividades propostas pela unidade de ensino.

O protocolo sanitário será liberado por meio de uma cartilha que será distribuída em dois formatos: arquivo digital e impresso para as famílias que não têm conectividade (internet) contínua. “É um novo momento e estamos lidando com vidas. É muita responsabilidade receber as crianças e devolvê-las do mesmo jeito que vieram, com saúde. Estamos trabalhando para a maior segurança das pessoas no ambiente escolar”, afirmou a secretária municipal.

Leia mais sobre a COVID-19

Confira outras informações relevantes sobre a pandemia provocada pelo vírus Sars-CoV-2 no Brasil e no mundo. Textos, infográficos e vídeos falam sobre sintomasprevençãopesquisa vacinação.
 

Confira respostas a 15 dúvidas mais comuns

Guia rápido explica com o que se sabe até agora sobre temas como risco de infecção após a vacinação, eficácia dos imunizantes, efeitos colaterais e o pós-vacina. Depois de vacinado, preciso continuar a usar máscara? Posso pegar COVID-19 mesmo após receber as duas doses da vacina? Posso beber após vacinar? Confira esta e outras perguntas e respostas sobre a COVID-19.

Veja vídeos explicativos sobre este e outros tema em nosso canal



receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade