Publicidade

Estado de Minas BOAS PERSPECTIVAS

Araxá registra o menor número de casos de COVID-19 do ano

Foram 16 notificações nas últimas 24 horas. Cidade está há três dias sem registrar óbitos pela doença. Ocupação dos leitos de UTI apresenta instabilidade


30/07/2021 22:42 - atualizado 30/07/2021 22:50

Após queda nos índices de COVID-19 em Araxá, Comitê de Enfrentamento à doença instituiu um novo decreto com novas flexibilizações e revogação do toque de recolher(foto: Prefeitura de Araxá / Divulgação)
Após queda nos índices de COVID-19 em Araxá, Comitê de Enfrentamento à doença instituiu um novo decreto com novas flexibilizações e revogação do toque de recolher (foto: Prefeitura de Araxá / Divulgação)
Araxá, no Alto Paranaíba, registrou nesta sexta-feira (30/7), o menor número de casos de COVID-19 confirmados em 24 horas este ano. De acordo com o Boletim Epidemiológico da cidade, foram apenas 16 novas notificações da doença e nenhum óbito foi confirmado, chegando ao terceiro dia sem mortes.
 
Essa semana foram duas: uma na segunda-feira (26/7): um homem de 80 anos, e outra na terça-feira, onde outro homem, de 73, foi vítima da doença.
 
A ocupação dos 20 leitos de UTI da cidade está em instabilidade. O percentual vem oscliando desde o início da semana: na segunda-feira foi de 85%; terça, 80%; quarta, 65%; na quinta voltou a subir com 75%, e nesta sexta caiu para 55%.
 
Atualmente, 11 leitos estão ocupados com nove pacientes de Araxá, e as outras duas vagas atendem pessoas da microrregião: uma de Ibiá e outra de Santa Juliana.
 
Já o percentual de internações em leitos clínicos é de 15,38% . Na cidade, são 26 acomodações de enfermaria para pacientes COVID. Apenas quatro delas estão ocupadas, com três pacientes do município e um de Santa Juliana.
 
Desde o início da pandemia, são 13.922 confirmações positivas para a doença e 227 mortes. Cerca de 293 pessoas da cidade se recuperam em casa, e estão sendo monitoradas pela secretaria de Saúde.

Novo decreto

Começou a valer em Araxá o decreto n°400, publicado na quinta-feira (29/7), que flexibiliza a realização de eventos com até 200 pessoas ou ocupação máxima de 30% do espaço. 
 
O texto diz que reuniões familiares, eventos corporativos, festivos, sociais, de lazer ou leilões, devem atender regras de biossegurança, por meio de um protocolo sanitário criado pelo município. 
 
Práticas esportivas em ambientes abertos e atividades coletivas, em espaços públicos e privados (academias, clubes, centros esportivos, futebol de campo, campo Society, futsal, vôlei, futevôlei, beach tênis e peteca), também foram liberadas respeitando o limite máximo de 22 participantes por jogo em espaço aberto, e 12 participantes em espaço fechado.
 
O toque de recolher também foi revogado. Segundo a prefeitura, as novas determinações foram deliberadas pelo Comitê de Enfrentamento da cidade, após a estabilização dos índices da COVID-19 no Boletim Epidemiológico de Araxá.
 

Leia mais sobre a COVID-19

Confira outras informações relevantes sobre a pandemia provocada pelo vírus Sars-CoV-2 no Brasil e no mundo. Textos, infográficos e vídeos falam sobre sintomasprevençãopesquisa vacinação.
 

Confira respostas a 15 dúvidas mais comuns

Guia rápido explica com o que se sabe até agora sobre temas como risco de infecção após a vacinação, eficácia dos imunizantes, efeitos colaterais e o pós-vacina. Depois de vacinado, preciso continuar a usar máscara? Posso pegar COVID-19 mesmo após receber as duas doses da vacina? Posso beber após vacinar? Confira esta e outras perguntas e respostas sobre a COVID-19.

Veja vídeos explicativos sobre este e outros tema em nosso canal

 
 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade