(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas FLEXIBILIZAÇÃO

Com UTI/COVID em 65%, Araxá libera festas para até 200 pessoas

Além dos eventos particulares, foram liberadas as atividades esportivas e revogado o toque de recolher na cidade


29/07/2021 19:18 - atualizado 29/07/2021 19:29

A rede hoteleira de Araxá está liberada para receber turistas, com limite de 60% da capacidade(foto: Beto Novaes/EM/D.A Press)
A rede hoteleira de Araxá está liberada para receber turistas, com limite de 60% da capacidade (foto: Beto Novaes/EM/D.A Press)
O Comitê de Enfrentamento à COVID-19 de Araxá se reuniu nesta quarta-feira (28) e liberou a realização de eventos particulares com no máximo 200 pessoas, mas seguindo medidas sanitárias, como distanciamento mínimo de 1,5 m entre as mesas, uso de máscara, aferição de temperatura e a presença do álcool em gel no local.
 
De acordo com prefeitura, a medida foi possível devido a estabilização dos índices da COVID-19 na cidade. Segundo o boletim, a taxa de ocupação dos leitos de UTI/COVID está em 65% e a de enfermaria em 23%.

Nas últimas 24 horas, foram registrados apenas 19 casos positivos na cidade.
O novo decreto municipal, de nº 400, manteve as medidas adotadas pelos dois últimos decretos, acrescentando novos pontos como o retorno de eventos corporativos, festivos, sociais, realizados em salões de eventos, casas de festas, chácaras e ranchos, bem como leilões presenciais, mas respeitando a ocupação máxima de 30% da capacidade do local e limitado a 200 pessoas.
 
Os eventos familiares em residências da cidade estão liberados, porém, com quantidade máxima de 30 pessoas. De domingo a quinta-feira, até 23h; de sexta-feira para sábado e de sábado para domingo, até 1h da manhã, observadas as devidas medidas de biossegurança vigentes no município, além da lei do silêncio.
 
“O toque de recolher está revogado, mas o consumo de bebidas alcoólicas e som automotivo em vias públicas estão proibidos, como forma de evitar aglomeração de pessoas”, diz um dos trechos do decreto.

Eventos esportivos e turismo
 
O novo decreto de enfrentamento à COVID-19 de Araxá também liberou os eventos esportivos em ambientes abertos e atividades esportivas coletivas, em espaços públicos e privados (academias, clubes, centros esportivos, futebol de campo, campo Society, futsal, vôlei, futevôlei, beach tênis e peteca), respeitando o limite máximo de 22 participantes por jogo em espaço aberto e 12, em espaço fechado.
 
“Atividades em piscinas para esporte e lazer também voltam a ser permitidas em espaços privados como clubes, centros esportivos, hotéis, condomínios e outros, atendendo regras e lembrando que saunas destes locais permanecerão fechadas”, diz outro trecho.
 
Com relação à rede hoteleira de Araxá, a mesma está liberada para receber turistas respeitando a taxa de ocupação em 60% de sua capacidade, além de outras regras sanitárias.
 
Já os cultos religiosos da cidade agora podem funcionar diariamente até 22h, mas obedecendo a lotação máxima de 50% da capacidade da estrutura do templo, limitada a 200 pessoas.
 
Desde o início da pandemia, já foram contabilizados em Araxá 13.876 casos positivos da doença, sendo que destes 227 pessoas morreram.
 
Segundo o Vacinômetro atualizado de Araxá, a cidade recebeu 79.881 doses da vacina contra a COVID-19. Foram aplicadas 71.337, sendo 1ª dose: 49.154; 2ª, 17.495; 4.688 doses únicas.

Leia mais sobre a COVID-19

Confira outras informações relevantes sobre a pandemia provocada pelo vírus Sars-CoV-2 no Brasil e no mundo. Textos, infográficos e vídeos falam sobre sintomasprevençãopesquisa vacinação.
 

Confira respostas a 15 dúvidas mais comuns

Guia rápido explica com o que se sabe até agora sobre temas como risco de infecção após a vacinação, eficácia dos imunizantes, efeitos colaterais e o pós-vacina. Depois de vacinado, preciso continuar a usar máscara? Posso pegar COVID-19 mesmo após receber as duas doses da vacina? Posso beber após vacinar? Confira esta e outras perguntas e respostas sobre a COVID-19.

Veja vídeos explicativos sobre este e outros tema em nosso canal



receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)