(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas ESTIAGEM

Consumo de água por habitante em Uberlândia, em julho, é o maior do ano

O uso do recurso hídrico supera em mais que o dobro os 110 litros/dia recomendados pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e preocupa pela estação seca local


29/07/2021 15:34 - atualizado 29/07/2021 15:43

Consumo de água em Uberlândia é superior em 7,3% ao de julho do ano passado e 4,9% maior que o de junho de 2021(foto: Dmae/Prefeitura de Uberlândia)
Consumo de água em Uberlândia é superior em 7,3% ao de julho do ano passado e 4,9% maior que o de junho de 2021 (foto: Dmae/Prefeitura de Uberlândia)
Um levantamento realizado pelo Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae) de Uberlândia mostrou alta utilização de água nos 26 dias do mês de julho. Houve um consumo de água por habitante de 262,33 litros, o maior registrado no ano e justamente na estação seca.

LEIA TAMBÉM: Onda de frio faz Uberlândia ter segundo dia mais gelado de 2021
 
O consumo de água é superior em 7,3% ao de julho do ano passado e 4,9% a junho de 2021. O uso do recurso hídrico também está bem acima dos 110 litros/dia recomendados pela Organização Mundial de Saúde (OMS).
 
Para o diretor técnico do Dmae, Geraldo Sílvio, uma das causas da elevação do consumo é a baixa umidade do ar.

“A estiagem, que normalmente se inicia no fim de maio, começou mais cedo este ano. Devido a isso, a população aumentou o uso da água para consumo e outras funções, como molhar as plantas de casa, lavar o quintal e aumentar a umidade do ambiente”, disse.
 
Para atender ao aumento da demanda, a autarquia tem feito ações como a pré-operação do sistema Capim Branco, que reforça o abastecimento das Estações de Tratamento de Água (ETA) Bom Jardim e Sucupira; o uso de motobombas anfíbias na captação da ETA Sucupira, que eleva a produção com economia de energia; e a priorização dos motores elétricos nas duas estações.

“Com estas iniciativas, estamos garantindo a segurança hídrica para Uberlândia e mantendo os níveis dos canais de captação na casa dos 3 metros”, explicou.
 
Nível
Os canais de captação das Estações de Tratamento de Água (ETA) Sucupira e Bom Jardim estão no nível de 2,96 metros e 3,01 respectivamente. Todavia, é importante a conscientização da população para o uso consciente do recurso.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)