(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas PANDEMIA

Uberaba chega a 1.200 mortos por COVID e vacinação é interrompida

Segundo a prefeitura, houve atraso no repasse das vacinas e nesta sexta haverá interrupção na aplicação da 1ª dose; número de vagas em UTI do SUS preocupa


29/07/2021 17:59 - atualizado 29/07/2021 19:52

Com cerca de 330 mil habitantes, Uberaba chega à triste marca de 1.200 mortos pela COVID-19(foto: Prefeitura de Uberaba/Divulgação)
Com cerca de 330 mil habitantes, Uberaba chega à triste marca de 1.200 mortos pela COVID-19 (foto: Prefeitura de Uberaba/Divulgação)
O município de Uberaba, no Triângulo Mineiro, chegou a 1.200 mortes por COVID-19, segundo o seu último boletim epidemiológico. Ainda conforme dados do boletim, a ocupação dos leitos de UTI/COVID da rede pública é preocupante neste momento – de 60 leitos disponíveis, 55 estão ocupados.
 
Por outro lado, o número de mortes causadas pela doença apresenta considerável queda neste mês de julho, em relação ao mês passado. Entre 1º e 29 de julho, foram registradas 70 mortes, sendo que em junho foram contabilizadas 134 óbitos no município.
 
Com relação ao atual momento da vacinação na cidade, de acordo com o cronograma da prefeitura no início desta semana, a previsão seria iniciar nesta sexta-feira (30/7) a aplicação dos imunizantes nas pessoas de 29 anos, sem comorbidades.

Mas, segundo o Executivo municipal, o cronograma não poderá ser mantido e haverá interrupção na aplicação da 1ª dose devido ao atraso no repasse de vacinas e quantidade bem abaixo do esperado.
 
De acordo com a Secretaria de Saúde de Uberaba, as novas doses, que eram aguardadas para o início da semana, só chegaram na tarde desta quinta-feira, e em uma quantidade menor.
 
“A promessa é que Uberaba receba nesta 31ª remessa apenas 4.191 doses para aplicação de 1ª dose. No ritmo que estão sendo aplicadas as doses, equivale a apenas um dia de vacinação”, informou nota da Secretaria de Saúde de Uberaba.
 
 No início da tarde desta quinta-feira (29/7) aproximadamente 26 mil doses da vacina contra COVID-19 chegaram à sede da Superintendência Regional de Saúde (SRS) Triângulo Sul, em Uberaba, e vão atender, além do município, outras 26 cidades desta região.(foto: Mauricio Ferreira/Divulgação)
No início da tarde desta quinta-feira (29/7) aproximadamente 26 mil doses da vacina contra COVID-19 chegaram à sede da Superintendência Regional de Saúde (SRS) Triângulo Sul, em Uberaba, e vão atender, além do município, outras 26 cidades desta região. (foto: Mauricio Ferreira/Divulgação)
 
Segundo a coordenadora da Comissão de Vacinas de Uberaba, Ana Vera Abdanur, a previsão de chegada de doses vem sendo prometida e adiada pelo estado desde a última segunda-feira (26/7).

“Com isso, o estoque de vacinas ficou bem comprometido e, por segurança, o município irá aguardar o recebimento real dessas doses para avaliar como será o cronograma de vacinação daqui para a frente”, afirmou Abdanur.
 
Ela lembra que já as vacinas da 2ª dose estão asseguradas e seguem sendo aplicadas nas unidades de saúde e nos drives de vacinação, conforme o agendado no cartão de vacinas.
 
Desde o início da pandemia, em Uberaba, foram registrados 36.370 casos positivos da doença, sendo que 1.200 pessoas morreram.
 
De acordo com o último Vacinômetro, o município já recebeu 252.405 doses da vacina contra a COVID-19, sendo aplicadas 241.013.

Do total, 177.732 tomaram a primeira dose, enquanto 52.367 receberam as duas doses e 7.897 foram imunizados com dose única.

Leia mais sobre a COVID-19

Confira outras informações relevantes sobre a pandemia provocada pelo vírus Sars-CoV-2 no Brasil e no mundo. Textos, infográficos e vídeos falam sobre sintomasprevençãopesquisa vacinação.
 

Confira respostas a 15 dúvidas mais comuns

Guia rápido explica com o que se sabe até agora sobre temas como risco de infecção após a vacinação, eficácia dos imunizantes, efeitos colaterais e o pós-vacina. Depois de vacinado, preciso continuar a usar máscara? Posso pegar COVID-19 mesmo após receber as duas doses da vacina? Posso beber após vacinar? Confira esta e outras perguntas e respostas sobre a COVID-19.

Veja vídeos explicativos sobre este e outros tema em nosso canal


 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)