(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas FLEXIBILIZAÇÃO

Lojas de conveniência já podem funcionar 24 horas em Pouso Alegre

Estabelecimentos, que antes só podiam ficar abertos até meia-noite, não têm mais restrição de horários. Motivo é a queda no número de casos de coronavírus


15/07/2021 16:54 - atualizado 15/07/2021 17:04

Flexibilização em Pouso Alegre permite que lojas de conveniência funcionem 24 horas, sem restrição(foto: Google Street View/Reprodução)
Flexibilização em Pouso Alegre permite que lojas de conveniência funcionem 24 horas, sem restrição (foto: Google Street View/Reprodução)
Ao observar queda no número de casos de COVID-19, a prefeitura de Pouso Alegre, no Sul de Minas, decidiu flexibilizar ao menos uma categoria das restrições impostas para controlar a pandemia. As lojas de conveniência de postos de combustíveis podem funcionar sem restrições de horários.

LEIA TAMBÉM: Zema quer vacinar mineiros entre 12 e 17 anos mesmo sem aval federal
 
O novo decreto mudou o funcionamento apenas para esta categoria de comércio. Antes, as lojas de conveniência eram obrigadas a fechar as portas até meia-noite. Agora, podem funcionar 24 horas, sem nenhuma obrigatoriadade de fechamento.
As demais regras continuam valendo desde abril. Bares, restaurantes e lanchonetes podem continuar funcionando até meia-noite, preferencialmente com delivery, mas autorizados a ter 50% de ocupação presencial.

Salões de beleza, clínicas de estética e locais semelhantes podem atender apenas por agendamento.
 
A cidade libera realização de eventos com até 20 pessoas, desde que autorizado pela Vigilância Sanitária, e que cumpra todos os protocolos de distanciamento e higienização.

LEIA TAMBÉM: Depois de 68 dias na UTI, paciente agora luta contra as sequelas da COVID em Pouso Alegre

Redução de casos

A justificativa para reabrir as lojas de conveniências é de que a cidade está registrando menos casos de COVID-19 do que há alguns meses. Os boletins informativos são publicados de duas a três vezes por semana.
 
No último, do dia 12, Pouso Alegre tinha 173 novos casos confirmados, 39 a menos do que no levantamento anterior, do dia 9 de julho, quando houve 212 novas confirmações.

Apesar de ainda parecer alto, a administração argumenta que o indicador está em queda, muito por conta da vacinação que está em andamento.
 
Desde o início da pandemia, 22.012 pessoas foram contaminadas com o coronavírus e 417 morreram.
 
A taxa de ocupação de leitos de Unidade de Terapia Intesiva (UTI) está em 82%, estável desde a semana passada. São 47 pacientes internados, sendo 31 de Pouso Alegre e os demais de outras cidades.

A ocupação de leitos de enfermaria está em 54%, com leve redução na comparação com o dia 9 de julho (quando estava em 55%).
 
A campanha de vacinação chegou às pessoas com 44 anos de idade sem doenças crônicas, e a prefeitura aguarda o envio de novas doses para continuar o cronograma.
 
Segundo o Vacinômetro do governo estadual, 64.825 pessoas já tomaram a primeira dose da vacina contra COVID-19, 23.177, a segunda, e 3.135 tomaram vacinas de dose única. A cobertura vacinal em Pouso Alegre está em 42,85% na primeira dose.

Leia mais sobre a COVID-19

Confira outras informações relevantes sobre a pandemia provocada pelo vírus Sars-CoV-2 no Brasil e no mundo. Textos, infográficos e vídeos falam sobre sintomasprevençãopesquisa vacinação.
 

Confira respostas a 15 dúvidas mais comuns

Guia rápido explica com o que se sabe até agora sobre temas como risco de infecção após a vacinação, eficácia dos imunizantes, efeitos colaterais e o pós-vacina. Depois de vacinado, preciso continuar a usar máscara? Posso pegar COVID-19 mesmo após receber as duas doses da vacina? Posso beber após vacinar? Confira esta e outras perguntas e respostas sobre a COVID-19.

Veja vídeos explicativos sobre este e outros tema em nosso canal



receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)