(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas COVID-19

Justiça ordena afastamento de funcionárias grávidas do Odilon Behrens

Ministério Público do Trabalho entendeu que gestantes estão sob risco acentuado de contaminação por COVID-19. Hospital entrará com recurso


07/07/2021 20:18 - atualizado 07/07/2021 20:33

Hospital Metropolitano Odilon Behrens terá que afastar funcionárias grávidas após decisão judicial
Hospital Metropolitano Odilon Behrens terá que afastar funcionárias grávidas após decisão judicial (foto: Juarez Rodrigues/EM/D.A Press)
Uma tutela de urgência obtida pelo Ministério Público do Trabalho em Minas Gerais (MPT) determinou que o Hospital Metropolitano Odilon Behrens, na Região Noroeste de Belo Horizonte, afaste todas as funcionárias grávidas. A ação foi movida pelo órgão após quatro denúncias diferentes feitas em maio, que alegavam descumprimento de uma lei federal que garante o teletrabalho para gestantes durante a pandemia da COVID-19.

O MPT considera que as gestantes estão sob risco acentuado de contaminação por COVID-19 no hospital. Neste caso, a Justiça determinou que as funcionárias trabalhem remotamente, com remuneração assegurada.

Para o procurador do Trabalho que atuou no caso, a contaminação não traz risco somente às grávidas, mas, também, aos filhos que levam no ventre.

“Não há dúvidas de que a exigência de trabalho presencial por trabalhadoras gestantes durante a pandemia mundial decretada pela Organização Mundial da Saúde e calamidade pública decretada pelo Congresso Nacional potencializa o risco de adoecimento e morte não só da trabalhadora, mas também do nascituro que ela carrega em seu ventre, daí a urgência em buscarmos uma medida judicial para assegurar esses afastamentos”, disse Antonio Carlos Pereira.

Em nota, o MPT afirmou que tentou firmar, em junho, um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), mas, “diante da não concordância do réu em ajustar espontaneamente a sua conduta e da comprovação do ilícito, não restou outro caminho” ao órgão a não ser a ação civil pública.

Em caso de descumprimento, a Justiça estipulou uma multa de R$ 100 mil a cada constatação.

A Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) disse que está ciente da decisão e que o hospital irá recorrer.

Leia mais sobre a COVID-19

Confira outras informações relevantes sobre a pandemia provocada pelo vírus Sars-CoV-2 no Brasil e no mundo. Textos, infográficos e vídeos falam sobre sintomasprevençãopesquisa vacinação.
 

Confira respostas a 15 dúvidas mais comuns

Guia rápido explica com o que se sabe até agora sobre temas como risco de infecção após a vacinação, eficácia dos imunizantes, efeitos colaterais e o pós-vacina. Depois de vacinado, preciso continuar a usar máscara? Posso pegar COVID-19 mesmo após receber as duas doses da vacina? Posso beber após vacinar? Confira esta e outras perguntas e respostas sobre a COVID-19.

Acesse nosso canal e veja vídeos explicativos sobre COVID-19



receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)