(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas ENTREVISTA

Kalil: 'Tem que ser muito filho da p* para não sofrer com a morte'

Prefeito de Belo Horizonte revelou que perdeu noites de sono durante agravamento da pandemia de COVID-19 e busca solução para setor de eventos


23/06/2021 14:00 - atualizado 23/06/2021 15:28

Entrevista exclusiva com o prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil (PSD) (foto: Ramon Lisboa/EM/D.A Press )
Entrevista exclusiva com o prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil (PSD) (foto: Ramon Lisboa/EM/D.A Press )

Da pior chuva da história de Belo Horizonte ao enfrentamento da pandemia do novo coronavírus. O prefeito da capital mineira, Alexandre Kalil (PSD), respondeu, em entrevista exclusiva ao jornal Estado de Minas, que, embora sua gestão tenha passado por grandes conturbações, ele se mantém afastado do medo, mas não da tristeza.



“Olha, eu quando veio aquela chuva, eu falei assim: 'Gente, porque Deus mandou aquela chuvarada pra mim?’. Aí minha mulher falou assim: 'Porque você sabia resolver, e resolveu'. Então eu não tive um momento crítico não, eu tive foi muita tristeza”, afirmou o prefeito.

Kalil voltou a dizer que não tem medo de protestos e manifestações, sobretudo com o que aprendeu enquanto dirigente esportivo. “Pode buzinar até acabar a bateria. Quem enfrentou torcida organizada não tem medo de professor fazendo greve, dos comerciantes, não tem medo de nada. Medo e inveja são duas coisas que eu nunca tive. Mas eu sou muito amargurado com as coisas que acontecem, muito entristecido.”

Com os novos indicadores da pandemia favoráveis às flexibilizações do comércio, Kalil revelou que se sente mais aliviado, mas que muitos setores ainda precisam voltar à atividade. “Continuo, claro que hoje, com o coração muito mais aliviado. Mas temos o setor de eventos fechado, temos que ajudar esse pessoal das quadrilhas, da cultura, cinema, teatro, show… É duro não ter uma saída para isso.”

O prefeito afirmou que o Comitê de Enfrentamento à COVID-19, formado por médicos infectologistas, ainda não tem uma solução para o funcionamento de grandes salas que podem gerar aglomeração. “Um errinho nesse negócio…”, disse, se referindo à reabertura no tempo errado. “Fazer protocolo não é combater. Combater é dar condição do pobre ficar em casa. Isso é combater”, concluiu.

Durante os períodos mais críticos da pandemia na cidade, quando as restrições eram mais rígidas e faltavam leitos nos hospitais, o prefeito confidenciou à reportagem que ficou “muito fragilizado” e chegou a perder noites de sono.

“Eu sofro”, disse com os olhos marejados e a voz embargada. “Quem não sofre? Eu sofro. Sofro com a morte, sofro com a fome, eu sofro. Minha vida mudou muito em muito pouco tempo. Quem não sofre com a morte? Tem que ser muito filho da p* para não sofrer com a morte. É simples assim”, esbravejou.

Leia mais sobre a COVID-19

Confira outras informações relevantes sobre a pandemia provocada pelo vírus Sars-CoV-2 no Brasil e no mundo. Textos, infográficos e vídeos falam sobre sintomasprevençãopesquisa vacinação.
 

Confira respostas a 15 dúvidas mais comuns

Guia rápido explica com o que se sabe até agora sobre temas como risco de infecção após a vacinação, eficácia dos imunizantes, efeitos colaterais e o pós-vacina. Depois de vacinado, preciso continuar a usar máscara? Posso pegar COVID-19 mesmo após receber as duas doses da vacina? Confira esta e outras perguntas e respostas sobre a COVID-19.


Quais os sintomas do coronavírus?

Desde a identificação do vírus Sars-CoV2, no começo de 2020, a lista de sintomas da COVID-19 sofreu várias alterações. Como o vírus se comporta de forma diferente de outros tipos de coronavírus, pessoas infectadas apresentam sintomas diferentes. E, durante o avanço da pesquisa da doença, muitas manifestações foram identificadas pelos cientistas. Confira a relação de sintomas de COVID-19 atualizada.

O que é a COVID-19?

A COVID-19 é uma doença provocada pelo vírus Sars-CoV2, com os primeiros casos registrados na China no fim de 2019, mas identificada como um novo tipo de coronavírus pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em janeiro de 2020. Em 11 de março de 2020, a OMS declarou a COVID-19 como pandemia.

(foto: Hudson Franco/EM/D.A Press)
(foto: Hudson Franco/EM/D.A Press)

Veja vídeos explicativos sobre este e outros tema em nosso canal



receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)