Publicidade

Estado de Minas PANDEMIA

Começa vacinação contra COVID-19 para grávidas em Lavras

Vacinas da Pfizer, que serão aplicadas em mulheres gestantes ou que tiveram filhos em até 45 dias, estavam na cidade desde segunda-feira


17/06/2021 21:58 - atualizado 17/06/2021 22:04

A vacina da Pfizer só pode ser aplicada dentro da sala de vacinação, sendo proibido o uso no sistema drive-thru(foto: Tânia Rego/Agência Brasil)
A vacina da Pfizer só pode ser aplicada dentro da sala de vacinação, sendo proibido o uso no sistema drive-thru (foto: Tânia Rego/Agência Brasil)
A vacinação com as mais de mil doses do imunizante da Pfizer, fabricante norte-americana, começaram a ser aplicadas em grávidas e mulheres que deram à luz recentemente em Lavras, no sul de Minas.
 
Segundo a prefeitura, não houve "demora" no início do processo, apesar de reconhecer que a logística com as novas vacinas tenha provocado um ligeiro atraso nesta quinta-feira (17/6).
Uma moradora da cidade entrou em contato com o EM dizendo que a prefeitura estava aguardando o fim do estoque de vacinas da AstraZeneca para começar a usar o lote da Pfizer.
 
A leitora diz que a filha, que trabalha na área da educação e está grávida, ainda não havia sido imunizada por causa da orientação de não receber doses da AstraZeneca, enquanto as vacinas enviadas pela farmacêutica norte-americana estariam disponíveis, segundo ela, desde segunda-feira.
 
"Fiz inúmeros contatos com o Posto de Saúde da Família e a informação é a mesma, de que ainda não tinham autorização para abrir os lotes da Pfizer. A COVID-19 não espera para infectar", afirma.
 
Em contato com a reportagem, a prefeitura nega que houve "espera", e diz que os protocolos de manipulação e distribuição das doses seguem o que os fabricantes recomendam.
 
"Não há uma exigência do governo de Minas Gerais sobre a ordem de liberação dos lotes, desde que sejam usados dentro da data de validade", explicou, em nota.
 
A vacinação para grávidas e mulheres que deram à luz em até 45 dias foi retomada nesta quinta-feira na cidade, justamente com a aplicação dos 1.446 imunizantes da Pfizer.
 
A distribuição acontece no PSF 12, do Jardim Glória, e PSF 17, no Bairro Dona Wanda, das 8h às 16h30.
 
A prefeitura reconhece que houve um ligeiro atraso, de aproximadamente 10 minutos, para o início do atendimento, e que o problema foi causado pela "diferença de logística" de entrega e aplicação das doses, mas garante que o problema não vai se repetir.
 
"A vacina só pode ser aplicada dentro da sala de vacinação, sendo proibido o uso no sistema drive-thru, pois é preciso usar um diluente e o processo não pode ser feito fora do local indicado", completou.
 
A previsão é que as doses atuais se esgotem até semana que vem – entre terça e quarta, se todo o público procurar a imunização.

Leia mais sobre a COVID-19

Confira outras informações relevantes sobre a pandemia provocada pelo vírus Sars-CoV-2 no Brasil e no mundo. Textos, infográficos e vídeos falam sobre sintomasprevençãopesquisa vacinação.
 

Confira respostas a 15 dúvidas mais comuns

Guia rápido explica com o que se sabe até agora sobre temas como risco de infecção após a vacinação, eficácia dos imunizantes, efeitos colaterais e o pós-vacina. Depois de vacinado, preciso continuar a usar máscara? Posso pegar COVID-19 mesmo após receber as duas doses da vacina? Confira esta e outras perguntas e respostas sobre a COVID-19.


Quais os sintomas do coronavírus?

Desde a identificação do vírus Sars-CoV2, no começo de 2020, a lista de sintomas da COVID-19 sofreu várias alterações. Como o vírus se comporta de forma diferente de outros tipos de coronavírus, pessoas infectadas apresentam sintomas diferentes. E, durante o avanço da pesquisa da doença, muitas manifestações foram identificadas pelos cientistas. Confira a relação de sintomas de COVID-19 atualizada.

O que é a COVID-19?

A COVID-19 é uma doença provocada pelo vírus Sars-CoV2, com os primeiros casos registrados na China no fim de 2019, mas identificada como um novo tipo de coronavírus pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em janeiro de 2020. Em 11 de março de 2020, a OMS declarou a COVID-19 como pandemia.


Veja vídeos explicativos sobre este e outros tema em nosso canal



receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade