(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas VACINAÇÃO

Baixa procura: Uberaba avança faixa etária de pessoas com comorbidades

Pessoas a partir dos 18 anos com comorbidades ou deficiência permanente grave já podem se vacinar contra a COVID na cidade após baixa procura das outras idades


08/06/2021 17:20 - atualizado 08/06/2021 17:29

A vacinação de pessoas com comorbidades a partir de 18 anos começou nesta terça-feira (8/6), em Uberaba(foto: Prefeitura de Uberaba/Divulgação)
A vacinação de pessoas com comorbidades a partir de 18 anos começou nesta terça-feira (8/6), em Uberaba (foto: Prefeitura de Uberaba/Divulgação)
A baixa procura pela vacinação contra a COVID-19 de pessoas com comorbidades e pessoas com deficiências permanentes graves cadastradas no BPC levou a Prefeitura de Uberaba, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, a iniciar a imunização da 1ª dose da vacina de pessoas destes públicos a partir de 18 anos.

A aplicação começou nesta terça-feira (8/6), entre 8h30 e 16h, na Fundação Municipal de Esporte e Lazer (Funel) e na ABCZ.
 
Ainda de acordo com a Secretaria de Saúde de Uberaba, segue ainda a aplicação de 1ª dose em pessoas com síndrome de Down e pacientes renais em diálise, a partir de 18 anos, que ainda não compareceram aos postos de vacinação.
 
Com relação a aplicação de 1ª dose em gestantes e puérperas com comorbidades, continua a vacinação em Uberaba apenas com doses da CoronaVac, exclusivamente na Funel.
 
“A vacinação de 2ª dose prevista no Cartão de Vacinas acontece no mesmo modelo. Pessoas que precisam tomar AstraZeneca podem comparecer a qualquer um dos dois pontos de vacinação, e quem precisa tomar a 2ª dose de Coronavac deve procurar apenas a Funel”, informou a Secretaria de Saúde de Uberaba.
 

Ocupação de UTI para pacientes com COVID perto do limite

Segundo último boletim epidemiológico divulgado pela Prefeitura de Uberaba, dos 103 leitos de UTI para pacientes com COVID-19 disponíveis na cidade, 92 estão ocupados.

Dos 60 existentes na rede pública, 57 estão com pacientes. Dos 43 da rede privada, há 35 pessoas em estado grave.
 
Já em relação às ocupações de leitos de enfermaria para pacientes com COVID-19, de 209 disponíveis, 129 estão ocupados; de 142 da rede pública, há 96 pacientes; e de 67 da rede privada, 33 estão ocupados.
 
Desde o início da pandemia, já foram contabilizados em Uberaba 30.243 casos positivos da doença, sendo que 1.027 pessoas morreram e 26.429 se recuperaram.


Vacinas contra COVID-19 usadas no Brasil

  • Oxford/Astrazeneca

Produzida pelo grupo britânico AstraZeneca, em parceria com a Universidade de Oxford, a vacina recebeu registro definitivo para uso no Brasil pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). No país ela é produzida pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

  • CoronaVac/Butantan

Em 17 de janeiro, a vacina desenvolvida pela farmacêutica chinesa Sinovac, em parceria com o Instituto Butantan no Brasil, recebeu a liberação de uso emergencial pela Anvisa.

  • Janssen

A Anvisa aprovou por unanimidade o uso emergencial no Brasil da vacina da Janssen, subsidiária da Johnson & Johnson, contra a COVID-19. Trata-se do único no mercado que garante a proteção em uma só dose, o que pode acelerar a imunização. A Santa Casa de Belo Horizonte participou dos testes na fase 3 da vacina da Janssen.

  • Pfizer

A vacina da Pfizer foi rejeitada pelo Ministério da Saúde em 2020 e ironizada pelo presidente Jair Bolsonaro, mas foi a primeira a receber autorização para uso amplo pela Anvisa, em 23/02.

Minas Gerais tem 10 vacinas em pesquisa nas universidades

Como funciona o 'passaporte de vacinação'?

Os chamados passaportes de vacinação contra COVID-19 já estão em funcionamento em algumas regiões do mundo e em estudo em vários países. Sistema de controel tem como objetivo garantir trânsito de pessoas imunizadas e fomentar turismo e economia. Especialistas dizem que os passaportes de vacinação impõem desafios éticos e científicos.


Quais os sintomas do coronavírus?

Confira os principais sintomas das pessoas infectadas pela COVID-19:

  • Febre
  • Tosse
  • Falta de ar e dificuldade para respirar
  • Problemas gástricos
  • Diarreia

Em casos graves, as vítimas apresentam

  • Pneumonia
  • Síndrome respiratória aguda severa
  • Insuficiência renal

Os tipos de sintomas para COVID-19 aumentam a cada semana conforme os pesquisadores avançam na identificação do comportamento do vírus.

 

 

Entenda as regras de proteção contra as novas cepas

[VIDEO4]

 

Mitos e verdades sobre o vírus

Nas redes sociais, a propagação da COVID-19 espalhou também boatos sobre como o vírus Sars-CoV-2 é transmitido. E outras dúvidas foram surgindo: O álcool em gel é capaz de matar o vírus? O coronavírus é letal em um nível preocupante? Uma pessoa infectada pode contaminar várias outras? A epidemia vai matar milhares de brasileiros, pois o SUS não teria condições de atender a todos? Fizemos uma reportagem com um médico especialista em infectologia e ele explica todos os mitos e verdades sobre o coronavírus.


Para saber mais sobre o coronavírus, leia também:



receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)