(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas PANDEMIA

Araxá bate recorde de novos casos de COVID-19 em 24 horas

Diante de altos números de novos casos por dia, essa semana começou na cidade um novo decreto municipal que determinou a volta do toque de recolher


01/06/2021 21:34 - atualizado 01/06/2021 21:39

O novo decreto de enfrentamento à COVID-19 de Araxá determinou o fechamento do Parque do Cristo (foto registrada antes da pandemia)(foto: Prefeitura de Araxá/Divulgação)
O novo decreto de enfrentamento à COVID-19 de Araxá determinou o fechamento do Parque do Cristo (foto registrada antes da pandemia) (foto: Prefeitura de Araxá/Divulgação)
No primeiro dia do mês de junho e no início da semana em que voltou o toque de recolher em Araxá, no Triângulo Mineiro, a cidade bateu recorde de novos casos de COVId-19 em apenas um dia. Segundo o boletim epidemiológico desta terça-feira (1/6), foram registrados nas últimas 24 horas 229 novos casos positivos da doença no município.
Além disso, a ocupação de leitos de UTI/COVID da Hospital Santa Casa de Misericórdia, o único da cidade e de sua microrregião que atende pacientes com a doença, está em 100%, ou seja, todos os seus 20 leitos disponíveis estão ocupados – 14 pacientes de Araxá, dois de Ibiá, dois de Pedrinópolis, um de Perdizes e um de Campos Altos. 
 
Já ocupação dos leitos de enfermaria/COVID do hospital está em 77%. Dos 26 leitos disponíveis, 20 estão ocupados. Entre os pacientes, 18 são de Araxá e dois de Ibiá.
 
Desde o início da pandemia, foram registrados 11.321 casos positivos da COVID-19 em Araxá, sendo que destes, 174 pessoas morreram e 9.795 se recuperaram.
 

Toque de recolher entre 21h e 5h

Diante do aumento de novos casos diários da COVID-19 durante o último mês e uma taxa de ocupação de leitos de UTI/COVID que há cerca de três meses está sempre entre o limite ou perto disto, a Prefeitura Municipal de Araxá publicou no último sábado (29/5) um novo decreto de enfrentamento que entrou em vigor nesta segunda-feira (31/5) e valerá por 10 dias (até 9 de junho), com possibilidade de prorrogação por igual período.
 
Segundo as novas medidas, a cidade ficará sob toque de recolher a partir das 21h até às 5h, sendo que os estabelecimentos comerciais podem ficar abertos até às 20h.
 
Além disso, o novo decreto suspendeu a volta às aulas presenciais (previstas para rede privada na próxima terça-feira, 1º/6, e rede pública em 1° de julho), proibiu reuniões com mais de nove pessoas e o consumo de bebidas alcoólicas em qualquer estabelecimento, sob pena de multa.
 
As outras novas medidas restritivas em Araxá, que começaram no último sábado, são o fechamento do Parque do Cristo e a instalação de uma barreira sanitária em estrada que dá acesso ao Barreiro, que conta com apoio da Polícia Rodoviária Federal (PRF).
 
 “Essa será a nossa última tentativa de conscientizar as pessoas. Sou contra o fechamento do comércio, mas se o número de casos não reduzir teremos lockdown total em Araxá”, ressaltou o prefeito Robson Magela.
 
O funcionamento do comércio não essencial de Araxá segue normalmente, assim como cultos religiosos com até no máximo 30 pessoas.


Vacinas contra COVID-19 usadas no Brasil

  • Oxford/Astrazeneca

Produzida pelo grupo britânico AstraZeneca, em parceria com a Universidade de Oxford, a vacina recebeu registro definitivo para uso no Brasil pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). No país ela é produzida pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

  • CoronaVac/Butantan

Em 17 de janeiro, a vacina desenvolvida pela farmacêutica chinesa Sinovac, em parceria com o Instituto Butantan no Brasil, recebeu a liberação de uso emergencial pela Anvisa.

  • Janssen

A Anvisa aprovou por unanimidade o uso emergencial no Brasil da vacina da Janssen, subsidiária da Johnson & Johnson, contra a COVID-19. Trata-se do único no mercado que garante a proteção em uma só dose, o que pode acelerar a imunização. A Santa Casa de Belo Horizonte participou dos testes na fase 3 da vacina da Janssen.

  • Pfizer

A vacina da Pfizer foi rejeitada pelo Ministério da Saúde em 2020 e ironizada pelo presidente Jair Bolsonaro, mas foi a primeira a receber autorização para uso amplo pela Anvisa, em 23/02.

Minas Gerais tem 10 vacinas em pesquisa nas universidades

Como funciona o 'passaporte de vacinação'?

Os chamados passaportes de vacinação contra COVID-19 já estão em funcionamento em algumas regiões do mundo e em estudo em vários países. Sistema de controel tem como objetivo garantir trânsito de pessoas imunizadas e fomentar turismo e economia. Especialistas dizem que os passaportes de vacinação impõem desafios éticos e científicos.


Quais os sintomas do coronavírus?

Confira os principais sintomas das pessoas infectadas pela COVID-19:

  • Febre
  • Tosse
  • Falta de ar e dificuldade para respirar
  • Problemas gástricos
  • Diarreia

Em casos graves, as vítimas apresentam

  • Pneumonia
  • Síndrome respiratória aguda severa
  • Insuficiência renal

Os tipos de sintomas para COVID-19 aumentam a cada semana conforme os pesquisadores avançam na identificação do comportamento do vírus.

 

 

Entenda as regras de proteção contra as novas cepas

[VIDEO4]

 

Mitos e verdades sobre o vírus

Nas redes sociais, a propagação da COVID-19 espalhou também boatos sobre como o vírus Sars-CoV-2 é transmitido. E outras dúvidas foram surgindo: O álcool em gel é capaz de matar o vírus? O coronavírus é letal em um nível preocupante? Uma pessoa infectada pode contaminar várias outras? A epidemia vai matar milhares de brasileiros, pois o SUS não teria condições de atender a todos? Fizemos uma reportagem com um médico especialista em infectologia e ele explica todos os mitos e verdades sobre o coronavírus.


Para saber mais sobre o coronavírus, leia também:

 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)