(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas Gerais

COVID-19: radialista de Patrocínio morre aos 45 anos

Renato Gonçalves de Oliveira era conhecido como 'Renatinho da Difusora e Capital FM'


28/05/2021 17:09 - atualizado 28/05/2021 17:12

Renatinho começou o tratamento da COVID-19 em sua casa, mas há cerca de uma semana teve sintomas mais fortes da doença (foto: Facebook/Divulgação)
Renatinho começou o tratamento da COVID-19 em sua casa, mas há cerca de uma semana teve sintomas mais fortes da doença (foto: Facebook/Divulgação)
 
Aos 45 anos, o jornalista Renato Gonçalves de Oliveira, o Renatinho da Difusora e Capital FM, de Patrocínio,  morreu na madrugada desta sexta-feira (28/5), vítima das complicações da COVID-19. A Prefeitura Municipal de Patrocínio e o Grupo Difusora de Comunicação emitiram notas de pesar.
Segundo informações dos sites Patrocínio Online e Patos Agora, Renatinho começou o tratamento da COVID-19 em sua casa, mas há cerca de uma semana teve sintomas mais fortes da doença e precisou ser internado. Há alguns dias, foi transferido para a UTI de hospital de Patrocínio, onde morreu.
 
De acordo com a Funerária Frederico Ozanam, o radialista deixa a esposa Cristiane, os filhos Gabryel e Ana Julia, além de irmãos, cunhados, sobrinhos, demais parentes e muitos amigos.
 
O sepultamento de Renato Oliveira aconteceu às 14h desta sexta-feira, no Cemitério Municipal de Patrocínio.
 
“O Governo Municipal lamenta profundamente a morte do jornalista Renato Oliveira. Ao longo de sua trajetória, Renatinho construiu uma carreira pontuada pela competência e ética, sempre cumprindo com louvor sua missão de manter informado o povo de Patrocínio.
 
Por onde passou, ganhou o respeito dos colegas, a admiração do público e fez muitos amigos”, diz nota de pesar da Prefeitura de Patrocínio.
 
O Grupo Difusora de Comunicação também divulgou nota de pesar pela morte do profissional:
 
“É com pesar que o Grupo Difusora de Comunicação recebe a notícia do falecimento do nosso colega de imprensa, Renato Oliveira, vítima da COVID-19.
 
Perdemos um ótimo profissional, que fará falta no meio da comunicação patrocinense.
 
Tivemos a honra de tê-lo em nossa emissora durante 23 anos, levando informações do jornalismo e do esporte.
 
Manifestamos nossos sentimentos a todos os familiares e amigos”.
 
Números da COVID-19 em Patrocínio
 
Segundo o último boletim epidemiológico da COVID-19 em Patrocínio, desde o início da pandemia foram contabilizados na cidade 7.425 casos positivos da doença, sendo que destes 183 pessoas morreram e 7.061 se recuperaram.
 
Com relação às taxas de ocupações em seus hospitais que atendem pacientes infectados pelo novo coronavírus, na Santa Casa há 18 pacientes internados na enfermaria, o que representa taxa de ocupação de 85% e 18 pacientes na UTI, o que representa 100% de ocupação.
 
Já no Hospital Medcenter, há seis pacientes internados na ala de enfermaria (75% de ocupação) e dois pacientes na UTI (50%). 
 
E, por fim, no Pronto Socorro Municipal estão internados 11 pacientes na urgência, 91% de ocupação dos leitos e uma pessoa com COVID na emergência, o que corresponde a 10% de ocupação.


Vacinas contra COVID-19 usadas no Brasil

  • Oxford/Astrazeneca

Produzida pelo grupo britânico AstraZeneca, em parceria com a Universidade de Oxford, a vacina recebeu registro definitivo para uso no Brasil pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). No país ela é produzida pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

  • CoronaVac/Butantan

Em 17 de janeiro, a vacina desenvolvida pela farmacêutica chinesa Sinovac, em parceria com o Instituto Butantan no Brasil, recebeu a liberação de uso emergencial pela Anvisa.

  • Janssen

A Anvisa aprovou por unanimidade o uso emergencial no Brasil da vacina da Janssen, subsidiária da Johnson & Johnson, contra a COVID-19. Trata-se do único no mercado que garante a proteção em uma só dose, o que pode acelerar a imunização. A Santa Casa de Belo Horizonte participou dos testes na fase 3 da vacina da Janssen.

  • Pfizer

A vacina da Pfizer foi rejeitada pelo Ministério da Saúde em 2020 e ironizada pelo presidente Jair Bolsonaro, mas foi a primeira a receber autorização para uso amplo pela Anvisa, em 23/02.

Minas Gerais tem 10 vacinas em pesquisa nas universidades

Como funciona o 'passaporte de vacinação'?

Os chamados passaportes de vacinação contra COVID-19 já estão em funcionamento em algumas regiões do mundo e em estudo em vários países. Sistema de controel tem como objetivo garantir trânsito de pessoas imunizadas e fomentar turismo e economia. Especialistas dizem que os passaportes de vacinação impõem desafios éticos e científicos.


Quais os sintomas do coronavírus?

Confira os principais sintomas das pessoas infectadas pela COVID-19:

  • Febre
  • Tosse
  • Falta de ar e dificuldade para respirar
  • Problemas gástricos
  • Diarreia

Em casos graves, as vítimas apresentam

  • Pneumonia
  • Síndrome respiratória aguda severa
  • Insuficiência renal

Os tipos de sintomas para COVID-19 aumentam a cada semana conforme os pesquisadores avançam na identificação do comportamento do vírus.

 

 

Entenda as regras de proteção contra as novas cepas

[VIDEO4]

 

Mitos e verdades sobre o vírus

Nas redes sociais, a propagação da COVID-19 espalhou também boatos sobre como o vírus Sars-CoV-2 é transmitido. E outras dúvidas foram surgindo: O álcool em gel é capaz de matar o vírus? O coronavírus é letal em um nível preocupante? Uma pessoa infectada pode contaminar várias outras? A epidemia vai matar milhares de brasileiros, pois o SUS não teria condições de atender a todos? Fizemos uma reportagem com um médico especialista em infectologia e ele explica todos os mitos e verdades sobre o coronavírus.


Para saber mais sobre o coronavírus, leia também:





receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)