(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas IMUNIZAÇÃO

BH: pessoas de 50, 51 e 52 anos e gestantes com comorbidades são vacinadas

Secretaria Municipal de Saúde informou que apenas mulheres grávidas e puérperas com comorbidades estão sendo vacinadas nesta quarta (12/5) contra a COVID-19


12/05/2021 11:07 - atualizado 12/05/2021 15:59

Prefeitura de Belo Horizonte disponibilizou 37 pontos de imunização para o grupo(foto: Gladyston Rodrigues/EM/D.A Press)
Prefeitura de Belo Horizonte disponibilizou 37 pontos de imunização para o grupo (foto: Gladyston Rodrigues/EM/D.A Press)
Belo Horizonte começou, nesta quarta-feira (12/5), a vacinação contra a COVID-19 das pessoas com comorbidades de 50, 51 e 52 anos, e das gestantes e puérperas que também apresentam algum quadro de saúde de risco.

Atualmente, 37 centros de saúde municipais estão abertos para a imunização daqueles que fizeram o cadastro no site da prefeitura até 3 de maio. O horário de funcionamento é das 8h às 16h30. Os endereços de todas as unidades estão disponíveis no site da PBH.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, a imunização das gestantes e puérperas (até 45 dias após o parto) ocorre nesta quarta somente para quem tem comorbidades. O grupo, com idade a partir de 18 anos, completos até 31 de maio, está sendo imunizado, prioritariamente, com as doses da Pfizer.

As mulheres grávidas sem comorbidades acima dos 40 anos também seriam vacinadas hoje. Porém, conforme recomendação da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), a campanha da vacina desenvolvida pela AstraZeneca, em parceria com a Universidade de Oxford, foi suspensa de forma imediata para elas.

A decisão do estado foi baseada no alerta feito pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) nesta segunda-feira (10/5), mesmo não sendo registrado eventos adversos com gestantes imunizadas com a AstraZeneca em Minas Gerais.

Perguntada sobre qual a atual situação de estoque de vacinas na cidade, a Secretaria Municipal de Saúde respondeu ao Estado de Minas que no momento não há falta de doses da Pfizer e AstraZeneca e garante que a vacinação para esta fase da campanha está assegurada.

“As vacinas para os públicos contemplados nesta etapa da campanha estão garantidas e a Prefeitura de Belo Horizonte reafirma o compromisso em manter todos os esforços necessários para atender a população com qualidade e segurança”, informou em nota.

PBH reabrirá cadastro nesta quinta-feira (13/5)

Após a baixa adesão ao cadastro para vacinação das pessoas com comorbidades e gestantes e puérperas em BH, a prefeitura da cidade anunciou que reabrirá, nesta quinta-feira (13/5), o formulário para quem ainda não se registrou possa garantir a vacina. Todas as faixas etárias, de 18 a 59 anos, com alguma condição clínica listada pelo Executivo municipal, terão uma nova chance de fazer o registro até o domingo (16/5).

O preenchimento do formulário no site da PBH é obrigatório para quem for tomar a primeira dose do imunizante contra a COVID-19. Até o momento, apenas 102 mil dos 290 mil belo-horizontinos com comorbidades fizeram a inscrição no portal.

Para comprovar o quadro de saúde no momento da vacinação, é preciso levar laudos médicos, como exames, receitas, relatório médico e/ou prescrição médica com o número do registro do respectivo conselho de classe, de forma legível, emitido em até 12 meses antes.

Além disso, é necessário que a pessoa não tenha desenvolvido sintomas da infecção nos últimos 30 dias e que não tenha tomado vacina para qualquer outra doença nas duas semanas anteriores.

Vacinação dos idosos em BH

Em relação à segunda dose da CoronaVac, o Executivo municipal informou que os idosos com idades de 67 anos e mais que ainda não compareceram a um dos locais de imunização, poderão se imunizar ao longo desta semana. Os endereços podem ser conferidos no portal da PBH.

A Secretaria Municipal de Saúde ainda informou que a continuidade da aplicação de segundas doses para o público de 66 a 64 anos depende da chegada de uma nova remessa do imunizante produzido pelo Instituto Butantan, em parceria com o laboratório chinês Sinovac.

Seguindo a orientação do Plano Nacional de Imunização, a pasta não guardou as segundas doses da vacina para o público

Ainda de acordo com a prefeitura, os idosos de 60 anos seguem recebendo a primeira dose da AstraZeneca. Já a faixa etária de 89 anos ou mais está sendo vacinada com a segunda dose, também da AstraZeneca.

O que é um lockdown?

Saiba como funciona essa medida extrema, as diferenças entre quarentena, distanciamento social e lockdown, e porque as medidas de restrição de circulação de pessoas adotadas no Brasil não podem ser chamadas de lockdown.


Vacinas contra COVID-19 usadas no Brasil

  • Oxford/Astrazeneca

Produzida pelo grupo britânico AstraZeneca, em parceria com a Universidade de Oxford, a vacina recebeu registro definitivo para uso no Brasil pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). No país ela é produzida pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

  • CoronaVac/Butantan

Em 17 de janeiro, a vacina desenvolvida pela farmacêutica chinesa Sinovac, em parceria com o Instituto Butantan no Brasil, recebeu a liberação de uso emergencial pela Anvisa.

  • Janssen

A Anvisa aprovou por unanimidade o uso emergencial no Brasil da vacina da Janssen, subsidiária da Johnson & Johnson, contra a COVID-19. Trata-se do único no mercado que garante a proteção em uma só dose, o que pode acelerar a imunização. A Santa Casa de Belo Horizonte participou dos testes na fase 3 da vacina da Janssen.

  • Pfizer

A vacina da Pfizer foi rejeitada pelo Ministério da Saúde em 2020 e ironizada pelo presidente Jair Bolsonaro, mas foi a primeira a receber autorização para uso amplo pela Anvisa, em 23/02.

Minas Gerais tem 10 vacinas em pesquisa nas universidades

Como funciona o 'passaporte de vacinação'?

Os chamados passaportes de vacinação contra COVID-19 já estão em funcionamento em algumas regiões do mundo e em estudo em vários países. Sistema de controel tem como objetivo garantir trânsito de pessoas imunizadas e fomentar turismo e economia. Especialistas dizem que os passaportes de vacinação impõem desafios éticos e científicos.


Quais os sintomas do coronavírus?

Confira os principais sintomas das pessoas infectadas pela COVID-19:

  • Febre
  • Tosse
  • Falta de ar e dificuldade para respirar
  • Problemas gástricos
  • Diarreia

Em casos graves, as vítimas apresentam

  • Pneumonia
  • Síndrome respiratória aguda severa
  • Insuficiência renal

Os tipos de sintomas para COVID-19 aumentam a cada semana conforme os pesquisadores avançam na identificação do comportamento do vírus.

 

 

Entenda as regras de proteção contra as novas cepas


 

Mitos e verdades sobre o vírus

Nas redes sociais, a propagação da COVID-19 espalhou também boatos sobre como o vírus Sars-CoV-2 é transmitido. E outras dúvidas foram surgindo: O álcool em gel é capaz de matar o vírus? O coronavírus é letal em um nível preocupante? Uma pessoa infectada pode contaminar várias outras? A epidemia vai matar milhares de brasileiros, pois o SUS não teria condições de atender a todos? Fizemos uma reportagem com um médico especialista em infectologia e ele explica todos os mitos e verdades sobre o coronavírus.


Para saber mais sobre o coronavírus, leia também:


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)