(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas PANDEMIA

Betim suspende a vacinação das grávidas contra a COVID-19

Anvisa orientou suspender a vacinação nas gestantes com doses da AstraZeneca. Betim chegou a imunizar cerca de 200 grávidas, mas interrompeu a aplicação


11/05/2021 19:51 - atualizado 11/05/2021 20:01

Em Betim, cerca de 200 grávidas foram vacinadas com a AstraZeneca antes da orientação pela suspensão(foto: Pixabay)
Em Betim, cerca de 200 grávidas foram vacinadas com a AstraZeneca antes da orientação pela suspensão (foto: Pixabay)
Betim, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH) havia convocado todas as grávidas com ou sem comorbidades para se vacinarem contra a COVID-19. A imunização estava ocorrendo desde a segunda-feira (10/5), mas, na tarde desta terça-feira (11/5), a prefeitura informou em suas redes sociais a suspensão da vacinação desse grupo prioritário devido à nota técnica da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Na tarde desta terça-feira (11/5), a Anvisa recomendou a suspensão imediata do uso da vacina da COVID da AstraZeneca/Fiocruz em gestantes. A orientação é que a indicação da bula da vacina da AstraZeneca seja seguida pelo Programa Nacional de Imunização (PNI).

Esta recomendação é resultado do monitoramento de eventos adversos feito de forma constante sobre as vacinas contra COVID em uso no país.
 
“O uso off label de vacinas, ou seja, em situações não previstas na bula, só deve ser feito mediante avaliação individual por um profissional de saúde que considere os riscos e benefícios da vacina para a paciente. A bula atual da vacina contra COVID da AstraZeneca não recomenda o uso da vacina por gestantes sem orientação médica”, diz nota publica pela agência.
 
Segundo a prefeitura de Betim, aproximadamente 200 grávidas chegaram a ser vacinadas no município e, até o momento, não há registro de reações adversas em nenhuma gestante.
 
“Orientamos as nossas gestantes que a vacinação estará interrompida e, caso as que já foram vacinadas apresentem febre, calafrios, dor intensa no local, prostração, procure a equipe de Saúde mais próxima de sua residência. A Secretaria de Saúde esclarece, ainda, que aguardamos ansiosamente pela orientação dos responsáveis pelo Programa Nacional de Imunização (PNI) de como proceder daqui para frente com relação ao seguimento da vacinação das gestantes contra a COVID-19”, explica o secretário adjunto de Saúde de Betim, Hilton Soares.
 

O que é um lockdown?

Saiba como funciona essa medida extrema, as diferenças entre quarentena, distanciamento social e lockdown, e porque as medidas de restrição de circulação de pessoas adotadas no Brasil não podem ser chamadas de lockdown.


Vacinas contra COVID-19 usadas no Brasil

  • Oxford/Astrazeneca

Produzida pelo grupo britânico AstraZeneca, em parceria com a Universidade de Oxford, a vacina recebeu registro definitivo para uso no Brasil pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). No país ela é produzida pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

  • CoronaVac/Butantan

Em 17 de janeiro, a vacina desenvolvida pela farmacêutica chinesa Sinovac, em parceria com o Instituto Butantan no Brasil, recebeu a liberação de uso emergencial pela Anvisa.

  • Janssen

A Anvisa aprovou por unanimidade o uso emergencial no Brasil da vacina da Janssen, subsidiária da Johnson & Johnson, contra a COVID-19. Trata-se do único no mercado que garante a proteção em uma só dose, o que pode acelerar a imunização. A Santa Casa de Belo Horizonte participou dos testes na fase 3 da vacina da Janssen.

  • Pfizer

A vacina da Pfizer foi rejeitada pelo Ministério da Saúde em 2020 e ironizada pelo presidente Jair Bolsonaro, mas foi a primeira a receber autorização para uso amplo pela Anvisa, em 23/02.

Minas Gerais tem 10 vacinas em pesquisa nas universidades

Como funciona o 'passaporte de vacinação'?

Os chamados passaportes de vacinação contra COVID-19 já estão em funcionamento em algumas regiões do mundo e em estudo em vários países. Sistema de controel tem como objetivo garantir trânsito de pessoas imunizadas e fomentar turismo e economia. Especialistas dizem que os passaportes de vacinação impõem desafios éticos e científicos.


Quais os sintomas do coronavírus?

Confira os principais sintomas das pessoas infectadas pela COVID-19:

  • Febre
  • Tosse
  • Falta de ar e dificuldade para respirar
  • Problemas gástricos
  • Diarreia

Em casos graves, as vítimas apresentam

  • Pneumonia
  • Síndrome respiratória aguda severa
  • Insuficiência renal

Os tipos de sintomas para COVID-19 aumentam a cada semana conforme os pesquisadores avançam na identificação do comportamento do vírus.

 

 

Entenda as regras de proteção contra as novas cepas



 

Mitos e verdades sobre o vírus

Nas redes sociais, a propagação da COVID-19 espalhou também boatos sobre como o vírus Sars-CoV-2 é transmitido. E outras dúvidas foram surgindo: O álcool em gel é capaz de matar o vírus? O coronavírus é letal em um nível preocupante? Uma pessoa infectada pode contaminar várias outras? A epidemia vai matar milhares de brasileiros, pois o SUS não teria condições de atender a todos? Fizemos uma reportagem com um médico especialista em infectologia e ele explica todos os mitos e verdades sobre o coronavírus.


Para saber mais sobre o coronavírus, leia também:

 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)