(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas IMUNIZAÇÃO

Ibirité alterna horários para vacinar contra a gripe e contra a COVID-19

A vacinação contra o vírus influenza ocorre em paralelo ao do novo coronavírus; horários das imunizações nos postos seguem alternados


11/05/2021 18:07 - atualizado 11/05/2021 18:35

Nesta terça-feira (11/5), pessoas com síndrome de Down foram vacinadas contra a COVID-19 em Ibirité(foto: Zinei Moura/Divulgação)
Nesta terça-feira (11/5), pessoas com síndrome de Down foram vacinadas contra a COVID-19 em Ibirité (foto: Zinei Moura/Divulgação)
Em paralelo à vacinação contra a COVID-19 em pessoas com comorbidades, Ibirité, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), começou a imunizar nesta terça-feira (11/5) idosos e professores contra o vírus influenza, da gripe.

Esta segunda etapa da campanha vai até 8 de junho e acontece nas mesmas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) que estão realizando a vacinação contra a COVID-19, porém em horários diferentes.
 
Idosos com 60 anos ou mais e professores da rede pública e privada, fazem parte do público-alvo desta segunda fase da vacinação contra a gripe e já podem procurar uma das 20 UBSs, que possuem sala de vacinação, das 13h às 16h.
 
Este ano, a vacinação contra a gripe está sendo feita em três etapas, de forma escalonada, para não sobrecarregar o esquema de vacinação contra a COVID-19, que é prioridade neste momento.
 
“Para receber a vacina contra a gripe, os idosos deverão levar o documento com foto e ainda o cartão de vacinação contra a COVID-19 para que, na hora da imunização, os profissionais confiram se o prazo entre os dois imunizantes está na margem de segurança, que é de 14 dias. Já os professores terão de apresentar os documentos que comprovem seu cargo como professor de escola pública e privada”, explicou a secretária de Saúde de Ibirité, Carina Bitarães.
 
Em Ibirité, algumas UBSs estenderão o horário da vacinação contra a gripe até às 18h30: UBS Novo Horizonte, UBS Canal, UBS Washington Pires, UBS Bela Vista, UBS Morada da Serra, UBS Vila ideal, UBS Palmares B e UBS Durval de Barros.
 
Os locais de vacinação contra a gripe com horário de funcionamento das 13h às 16h serão UBS Palmares A, UBS Alcina Campos Taitson, UBS Monsenhor Horta, UBS Barreirinho, UBS Madureira, UBS Águia Dourada, UBS Parque Elizabeth, UBS Marilândia, UBS Recanto da Lagoa, UBS Cascata, UBS Jardim das Rosas, UBS Canoas/Canaã.
 

Vacinação contra a COVID-19

 
Em paralelo à vacinação contra a gripe, continua ocorrendo a imunização contra a COVID-19 em pessoas com comorbidades. Neste momento, estão sendo vacinadas gestantes de alto risco, pessoas com síndrome de Down e pacientes que fazem hemodiálise.
 
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, a ampliação do grupo prioritário foi possível devido ao recebimento de mais remessas de vacinas.

Para evitar que as pessoas aguardem por longos períodos pela vacinação, estão sendo distribuídas 50 senhas diárias em cada uma das 20 UBS com sala de vacinação.
 
A imunização está sendo feita de segunda a sexta-feira, entre 8h e 14h. No momento de receber a vacina é necessário utilizar máscara, manter o distanciamento social e levar um documento de identificação com foto, o CPF, o cartão do SUS, um comprovante de residência, o laudo ou receita médica, que comprove a comorbidade.
 
“Estávamos aguardando o envio de mais doses para colocarmos nosso planejamento municipal em prática. Vamos cadastrar, em breve, todas as gestantes de Ibirité, mas receberão primeiro as gestantes que apresentam comorbidades”, explicou Carina Bitarães.

O que é um lockdown?

Saiba como funciona essa medida extrema, as diferenças entre quarentena, distanciamento social e lockdown, e porque as medidas de restrição de circulação de pessoas adotadas no Brasil não podem ser chamadas de lockdown.


Vacinas contra COVID-19 usadas no Brasil

  • Oxford/Astrazeneca

Produzida pelo grupo britânico AstraZeneca, em parceria com a Universidade de Oxford, a vacina recebeu registro definitivo para uso no Brasil pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). No país ela é produzida pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

  • CoronaVac/Butantan

Em 17 de janeiro, a vacina desenvolvida pela farmacêutica chinesa Sinovac, em parceria com o Instituto Butantan no Brasil, recebeu a liberação de uso emergencial pela Anvisa.

  • Janssen

A Anvisa aprovou por unanimidade o uso emergencial no Brasil da vacina da Janssen, subsidiária da Johnson & Johnson, contra a COVID-19. Trata-se do único no mercado que garante a proteção em uma só dose, o que pode acelerar a imunização. A Santa Casa de Belo Horizonte participou dos testes na fase 3 da vacina da Janssen.

  • Pfizer

A vacina da Pfizer foi rejeitada pelo Ministério da Saúde em 2020 e ironizada pelo presidente Jair Bolsonaro, mas foi a primeira a receber autorização para uso amplo pela Anvisa, em 23/02.

Minas Gerais tem 10 vacinas em pesquisa nas universidades

Como funciona o 'passaporte de vacinação'?

Os chamados passaportes de vacinação contra COVID-19 já estão em funcionamento em algumas regiões do mundo e em estudo em vários países. Sistema de controel tem como objetivo garantir trânsito de pessoas imunizadas e fomentar turismo e economia. Especialistas dizem que os passaportes de vacinação impõem desafios éticos e científicos.


Quais os sintomas do coronavírus?

Confira os principais sintomas das pessoas infectadas pela COVID-19:

  • Febre
  • Tosse
  • Falta de ar e dificuldade para respirar
  • Problemas gástricos
  • Diarreia

Em casos graves, as vítimas apresentam

  • Pneumonia
  • Síndrome respiratória aguda severa
  • Insuficiência renal

Os tipos de sintomas para COVID-19 aumentam a cada semana conforme os pesquisadores avançam na identificação do comportamento do vírus.

 

 

Entenda as regras de proteção contra as novas cepas



 

Mitos e verdades sobre o vírus

Nas redes sociais, a propagação da COVID-19 espalhou também boatos sobre como o vírus Sars-CoV-2 é transmitido. E outras dúvidas foram surgindo: O álcool em gel é capaz de matar o vírus? O coronavírus é letal em um nível preocupante? Uma pessoa infectada pode contaminar várias outras? A epidemia vai matar milhares de brasileiros, pois o SUS não teria condições de atender a todos? Fizemos uma reportagem com um médico especialista em infectologia e ele explica todos os mitos e verdades sobre o coronavírus.


Para saber mais sobre o coronavírus, leia também:



receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)