(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas PANDEMIA

COVID-19: confira as regiões de Minas que regridem para a onda vermelha

Incidência da COVID-19 no estado teve aumento de 11% nos últimos sete dia; parte da Região Norte e cinco microrregiões tiveram piora nos números


06/05/2021 14:56 - atualizado 06/05/2021 15:43

Veja regiões que aumentam restrições (foto: Governo de Minas/Divulgações)
Veja regiões que aumentam restrições (foto: Governo de Minas/Divulgações)
Parte dos municípios da macrorregião Norte de Minas Gerais vai regredir para a onda vermelha do Minas Consciente a partir de sábado (8/5). A decisão foi tomada nesta quinta-feira (6/5), durante reunião do Comitê Extraordinário COVID-19, grupo que se reúne semanalmente para avaliar a situação da pandemia no estado.

A incidência da COVID-19 no estado teve aumento de 11% nos últimos sete dias. O percentual de pessoas com sintomas que testam positivo para COVID-19, porém, se manteve em 39%, mesmo índice da semana passada, indicando estabilidade da doença.

Com isso, 11 das 14 macrorregiões mineiras seguem na fase vermelha, etapa que permite o funcionamento de todas as atividades econômicas desde que cumpram regras como maior distanciamento e limitação máxima de pessoas. 

As microrregiões de Araçuaí e Diamantina/Serro, no Jequitinhonha, Patos de Minas/São Gotardo, na região Noroeste, Brasília de Minas/São Francisco/Januária, na região Norte, e Muriaé e Ubá, na região Sudeste, que estão na onda amarela, voltarão para a fase vermelha do plano a partir de sábado após apresentar piora nos índices da doença.

Governo de Minas/ Reprodução(foto: Veja as recomendações )
Governo de Minas/ Reprodução (foto: Veja as recomendações )


Onda amarela 


As regiões Triângulo do Norte, Vale do Aço e Jequitinhonha seguem na onda amarela. O comitê também deliberou pela progressão para a onda amarela das micros de Itabira e João Monlevade, na região Central, e Além Paraíba/Juiz de Fora/Lima Duarte e Santos Dumont, na região Sudeste.

De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde (SES), as cidades com menos de 30 mil habitantes apresentaram queda na incidência da COVID-19 pela terceira semana seguida. Agora, são 87 municípios com incidência abaixo de 50 casos para 100 mil habitantes, podendo progredir automaticamente de onda, independentemente da situação da região em que se encontram.

Números em Minas 

Minas confirmou 8.725 casos e 328 mortes por COVID-19 em 24 horas. De acordo com o boletim epidemiológico, divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde, nesta quinta-feira (06/05), o Estado ultrapassou a marca de 35 mil pessoas que morreram vítimas do novo coronavírus.
  
O número de novos casos demonstra que a transmissão segue em alta no Estado que, desde o início da pandemia, teve 1.396.534 pessoas diagnosticadas com a doença.

A média móvel de mortes, nesta quinta, é de 252 mortes por dia. Há duas semanas, em 23 de abril, a média era de 291. Nesse período, foi registrada queda de 13,40% no número de mortes, o que está numa faixa considerada de estabilidade. (Com Márcia Maria Cruz)

O que é um lockdown?

Saiba como funciona essa medida extrema, as diferenças entre quarentena, distanciamento social e lockdown, e porque as medidas de restrição de circulação de pessoas adotadas no Brasil não podem ser chamadas de lockdown.


Vacinas contra COVID-19 usadas no Brasil

  • Oxford/Astrazeneca

Produzida pelo grupo britânico AstraZeneca, em parceria com a Universidade de Oxford, a vacina recebeu registro definitivo para uso no Brasil pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). No país ela é produzida pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

  • CoronaVac/Butantan

Em 17 de janeiro, a vacina desenvolvida pela farmacêutica chinesa Sinovac, em parceria com o Instituto Butantan no Brasil, recebeu a liberação de uso emergencial pela Anvisa.

  • Janssen

A Anvisa aprovou por unanimidade o uso emergencial no Brasil da vacina da Janssen, subsidiária da Johnson & Johnson, contra a COVID-19. Trata-se do único no mercado que garante a proteção em uma só dose, o que pode acelerar a imunização. A Santa Casa de Belo Horizonte participou dos testes na fase 3 da vacina da Janssen.

  • Pfizer

A vacina da Pfizer foi rejeitada pelo Ministério da Saúde em 2020 e ironizada pelo presidente Jair Bolsonaro, mas foi a primeira a receber autorização para uso amplo pela Anvisa, em 23/02.

Minas Gerais tem 10 vacinas em pesquisa nas universidades

Como funciona o 'passaporte de vacinação'?

Os chamados passaportes de vacinação contra COVID-19 já estão em funcionamento em algumas regiões do mundo e em estudo em vários países. Sistema de controel tem como objetivo garantir trânsito de pessoas imunizadas e fomentar turismo e economia. Especialistas dizem que os passaportes de vacinação impõem desafios éticos e científicos.


Quais os sintomas do coronavírus?

Confira os principais sintomas das pessoas infectadas pela COVID-19:

  • Febre
  • Tosse
  • Falta de ar e dificuldade para respirar
  • Problemas gástricos
  • Diarreia

Em casos graves, as vítimas apresentam

  • Pneumonia
  • Síndrome respiratória aguda severa
  • Insuficiência renal

Os tipos de sintomas para COVID-19 aumentam a cada semana conforme os pesquisadores avançam na identificação do comportamento do vírus.

 

 

Entenda as regras de proteção contra as novas cepas



 

Mitos e verdades sobre o vírus

Nas redes sociais, a propagação da COVID-19 espalhou também boatos sobre como o vírus Sars-CoV-2 é transmitido. E outras dúvidas foram surgindo: O álcool em gel é capaz de matar o vírus? O coronavírus é letal em um nível preocupante? Uma pessoa infectada pode contaminar várias outras? A epidemia vai matar milhares de brasileiros, pois o SUS não teria condições de atender a todos? Fizemos uma reportagem com um médico especialista em infectologia e ele explica todos os mitos e verdades sobre o coronavírus.


Para saber mais sobre o coronavírus, leia também:


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)