(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas PANDEMIA

Triângulo Sul recebe vacinas para pessoas com comorbidades

A nova remessa para a região, com mais de 25 mil doses de imunizantes, chegou ao aeroporto de Uberlândia na manhã desta quarta-feira (5/5)


05/05/2021 17:38 - atualizado 05/05/2021 17:48

Equipe da SRS Triângulo Sul buscou no aeroporto de Uberlândia, na manhã desta quarta-feira (5/5), a 15ª remessa de vacinas contra a COVID-19 enviada pelo estado(foto: Mauricio Ferreira)
Equipe da SRS Triângulo Sul buscou no aeroporto de Uberlândia, na manhã desta quarta-feira (5/5), a 15ª remessa de vacinas contra a COVID-19 enviada pelo estado (foto: Mauricio Ferreira)
Uberaba e outros 26 municípios do Triângulo Sul começarão a vacinar contra a COVID-19 as pessoas com comorbidades, com deficiências permanentes graves, além de gestantes e puérperas. O início da imunização será os próximos dias.
Equipe da Superintendência Regional de Saúde (SRS) Triângulo Sul, sediada em Uberaba, buscou no aeroporto de Uberlândia, na manhã desta quarta-feira (5/5), a 15ª remessa de vacinas contra a COVID-19 enviada pelo estado, e que será voltada também para o restante de outros grupos que já estavam sendo vacinados – pessoas de 60 a 64 anos e os profissionais de saúde e das forças de segurança, armada e de salvamento.
De acordo com o superintendente da Regional de Saúde Triângulo Sul, Mauricio Ferreira, as 27 cidades desta região receberam 25.160 primeiras doses de AstraZeneca e 1.030 segundas doses de CoronaVac, sendo que, deste total, 11.190 serão destinadas para Uberaba (10.730 de AstraZeneca e 460 de CoronaVac), a maior cidade da região.

LEIA TAMBÉM: Uberaba atinge a triste marca de 800 mortes causadas pela COVID-19 
 
Ainda segundo informações de Ferreira sobre a próxima etapa da vacinação em Uberaba, os novos imunizantes da AstraZeneca serão votados para 21% das pessoas de 60 a 64 anos, 18,3% das gestantes e puérperas, 18,3% de pessoas com comorbidades e deficiências permanentes graves e 7,4% dos profissionais das forças de segurança, armadas e de salvamento.

Já a nova remessa de segundas doses de CoronaVac vai ser destinada a outros 6% das forças de segurança, armadas e salvamento e mais 3% dos trabalhadores de saúde.
 
Na tarde desta quarta-feira, a nova remessa de vacinas do Triângulo Sul foi separada na sede da Regional de Saúde, em Uberaba, sendo que serão distribuídas para os outros 26 municípios desta região nesta quinta-feira (6/5).
 

Taxa de ocupação de UTIs em Uberaba é alta

De acordo com o último boletim epidemiológico da COVID-19 em Uberaba, divulgado no início da noite desta terça-feira (4/5), o município atingiu a marca de 801 mortes causadas pela COVID-19.

Além disso, assim como durante todo o mês passado, continuam altos os números de mortes e novos casos por dia e, da mesma forma que ocorreu durante os meses de fevereiro, março e abril, as ocupações das UTIs/COVID, tanto pública como privada, permanecem muito perto do limite.
 
Dos 103 leitos de UTI para pacientes com COVID-19 disponíveis na cidade, 95 estão ocupados, sendo que de 60 existentes na rede pública, 55 estão com pacientes. Dos 43 da rede privada, há 40 pessoas em estado grave.
 
Com relação aos novos casos e mortes deste ano no município, números também são preocupantes. De um total de 801 mortes, 561 foram em 2021. E de um total de 24.709 casos da doença notificados desde o início da pandemia, 9.918 foram diagnosticados este ano.
 
Desta forma, o município vive o seu pior momento da pandemia da COVID-19, sendo que abril foi o mês que mais se registrou mortes e novos casos da doença. Em média, foram cerca de oito mortes por dia neste último mês e aproximadamente 170 novos casos, números semelhantes aos registrados no início de maio.
 
Nas últimas 24 horas, foram registradas em Uberaba sete mortes e 178 novos casos da doença, números considerados altos para o município.
 

O que é um lockdown?

Saiba como funciona essa medida extrema, as diferenças entre quarentena, distanciamento social e lockdown, e porque as medidas de restrição de circulação de pessoas adotadas no Brasil não podem ser chamadas de lockdown.


Vacinas contra COVID-19 usadas no Brasil

  • Oxford/Astrazeneca

Produzida pelo grupo britânico AstraZeneca, em parceria com a Universidade de Oxford, a vacina recebeu registro definitivo para uso no Brasil pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). No país ela é produzida pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

  • CoronaVac/Butantan

Em 17 de janeiro, a vacina desenvolvida pela farmacêutica chinesa Sinovac, em parceria com o Instituto Butantan no Brasil, recebeu a liberação de uso emergencial pela Anvisa.

  • Janssen

A Anvisa aprovou por unanimidade o uso emergencial no Brasil da vacina da Janssen, subsidiária da Johnson & Johnson, contra a COVID-19. Trata-se do único no mercado que garante a proteção em uma só dose, o que pode acelerar a imunização. A Santa Casa de Belo Horizonte participou dos testes na fase 3 da vacina da Janssen.

  • Pfizer

A vacina da Pfizer foi rejeitada pelo Ministério da Saúde em 2020 e ironizada pelo presidente Jair Bolsonaro, mas foi a primeira a receber autorização para uso amplo pela Anvisa, em 23/02.

Minas Gerais tem 10 vacinas em pesquisa nas universidades

Como funciona o 'passaporte de vacinação'?

Os chamados passaportes de vacinação contra COVID-19 já estão em funcionamento em algumas regiões do mundo e em estudo em vários países. Sistema de controel tem como objetivo garantir trânsito de pessoas imunizadas e fomentar turismo e economia. Especialistas dizem que os passaportes de vacinação impõem desafios éticos e científicos.


Quais os sintomas do coronavírus?

Confira os principais sintomas das pessoas infectadas pela COVID-19:

  • Febre
  • Tosse
  • Falta de ar e dificuldade para respirar
  • Problemas gástricos
  • Diarreia

Em casos graves, as vítimas apresentam

  • Pneumonia
  • Síndrome respiratória aguda severa
  • Insuficiência renal

Os tipos de sintomas para COVID-19 aumentam a cada semana conforme os pesquisadores avançam na identificação do comportamento do vírus.

 

 

Entenda as regras de proteção contra as novas cepas



 

Mitos e verdades sobre o vírus

Nas redes sociais, a propagação da COVID-19 espalhou também boatos sobre como o vírus Sars-CoV-2 é transmitido. E outras dúvidas foram surgindo: O álcool em gel é capaz de matar o vírus? O coronavírus é letal em um nível preocupante? Uma pessoa infectada pode contaminar várias outras? A epidemia vai matar milhares de brasileiros, pois o SUS não teria condições de atender a todos? Fizemos uma reportagem com um médico especialista em infectologia e ele explica todos os mitos e verdades sobre o coronavírus.


Para saber mais sobre o coronavírus, leia também:

 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)