(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas PANDEMIA

Uberaba atinge a triste marca de 800 mortes causadas pela COVID-19

Números de óbitos e novos casos da doença por dia continuam altos na cidade; de 24.709 casos positivos quase 10 mil aconteceram somente este ano


05/05/2021 12:11 - atualizado 05/05/2021 12:23

Momento da chegada de paciente com a COVID-19 no Hospital Regional José Alencar, referência na cidade e região no atendimento a pacientes com a doença.(foto: Prefeitura de Uberaba/Divulgação)
Momento da chegada de paciente com a COVID-19 no Hospital Regional José Alencar, referência na cidade e região no atendimento a pacientes com a doença. (foto: Prefeitura de Uberaba/Divulgação)
De acordo com o último boletim epidemiológico da COVID-19 em Uberaba, o município atingiu a triste marca de 801 mortes. Além disso, assim como durante todo o mês passado, continuam altos os números de mortes e novos casos por dia e, da mesma forma que aconteceu durante os meses de fevereiro, março e abril, as ocupações das UTIs/COVID, tanto pública como privada, permanecem muito perto do limite.

Conforme o último boletim epidemiológico divulgado pela prefeitura de Uberaba, dos 103 leitos de UTI para pacientes com COVID-19 disponíveis na cidade, 95 estão ocupados, sendo que de 60 existentes na rede pública, 55 estão com pacientes. Dos 43 da rede privada, há 40 pessoas em estado grave.

Com relação aos números de novos casos e mortes deste ano no município também são preocupantes. De um total de 801 mortes, 561 aconteceram em 2021. E de um total 24.709 casos da doença notificados desde o início da pandemia, 9.918 foram diagnosticados este ano.

Desta forma, o município vive o seu pior momento da pandemia da COVID-19, sendo que abril foi o mês que mais se registraram mortes e novos casos da doença. Em média, foram cerca de oito mortes por dia neste último mês e aproximadamente 170 novos casos; números semelhantes aos registrados no início de maio.

Nas últimas 24 horas em Uberaba foram registradas sete mortes e 178 novos casos da doença. Números considerados altos para o município.

A doutora em matemática Michelli Maldonado, coordenadora do Observatório COVID Uberaba, declarou no final da semana passada em sessão da Câmara Municipal de Uberaba que, segundo projeções matemáticas, maio pode registrar cerca de 6 mil novos casos e até 280 mortes.

“Se continuarmos com o mesmo comportamento, mesmo jeito, fazendo as mesmas coisas e se a taxa de letalidade deste mês se manter o cenário será ainda pior em maio”, afirmou com preocupação.

O que é um lockdown?

Saiba como funciona essa medida extrema, as diferenças entre quarentena, distanciamento social e lockdown, e porque as medidas de restrição de circulação de pessoas adotadas no Brasil não podem ser chamadas de lockdown.


Vacinas contra COVID-19 usadas no Brasil

  • Oxford/Astrazeneca

Produzida pelo grupo britânico AstraZeneca, em parceria com a Universidade de Oxford, a vacina recebeu registro definitivo para uso no Brasil pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). No país ela é produzida pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

  • CoronaVac/Butantan

Em 17 de janeiro, a vacina desenvolvida pela farmacêutica chinesa Sinovac, em parceria com o Instituto Butantan no Brasil, recebeu a liberação de uso emergencial pela Anvisa.

  • Janssen

A Anvisa aprovou por unanimidade o uso emergencial no Brasil da vacina da Janssen, subsidiária da Johnson & Johnson, contra a COVID-19. Trata-se do único no mercado que garante a proteção em uma só dose, o que pode acelerar a imunização. A Santa Casa de Belo Horizonte participou dos testes na fase 3 da vacina da Janssen.

  • Pfizer

A vacina da Pfizer foi rejeitada pelo Ministério da Saúde em 2020 e ironizada pelo presidente Jair Bolsonaro, mas foi a primeira a receber autorização para uso amplo pela Anvisa, em 23/02.

Minas Gerais tem 10 vacinas em pesquisa nas universidades

Como funciona o 'passaporte de vacinação'?

Os chamados passaportes de vacinação contra COVID-19 já estão em funcionamento em algumas regiões do mundo e em estudo em vários países. Sistema de controel tem como objetivo garantir trânsito de pessoas imunizadas e fomentar turismo e economia. Especialistas dizem que os passaportes de vacinação impõem desafios éticos e científicos.


Quais os sintomas do coronavírus?

Confira os principais sintomas das pessoas infectadas pela COVID-19:

  • Febre
  • Tosse
  • Falta de ar e dificuldade para respirar
  • Problemas gástricos
  • Diarreia

Em casos graves, as vítimas apresentam

  • Pneumonia
  • Síndrome respiratória aguda severa
  • Insuficiência renal

Os tipos de sintomas para COVID-19 aumentam a cada semana conforme os pesquisadores avançam na identificação do comportamento do vírus.

 

 

Entenda as regras de proteção contra as novas cepas



 

Mitos e verdades sobre o vírus

Nas redes sociais, a propagação da COVID-19 espalhou também boatos sobre como o vírus Sars-CoV-2 é transmitido. E outras dúvidas foram surgindo: O álcool em gel é capaz de matar o vírus? O coronavírus é letal em um nível preocupante? Uma pessoa infectada pode contaminar várias outras? A epidemia vai matar milhares de brasileiros, pois o SUS não teria condições de atender a todos? Fizemos uma reportagem com um médico especialista em infectologia e ele explica todos os mitos e verdades sobre o coronavírus.


Para saber mais sobre o coronavírus, leia também:



receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)