(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas IMUNIZAÇÃO

Idoso reclama de falta de vacinas em centro de saúde de BH nesta sexta (30)

Segudo relatos de um idoso que comparareceu ao local na manhã desta sexta-feira (30/4), as vacinas da unidade haviam acabado; ele foi orientado a voltar à tarde


30/04/2021 12:22 - atualizado 30/04/2021 12:52

Idosos de 68 anos são contemplados com a segunda dose nesta sexta-feira (30/4) em BH(foto: Adão de Souza/PBH/Reprodução)
Idosos de 68 anos são contemplados com a segunda dose nesta sexta-feira (30/4) em BH (foto: Adão de Souza/PBH/Reprodução)
Idosos de 68 anos que compareceram ao Centro de Saúde Boa Vista, na Região Leste de Belo Horizonte, na manhã desta sexta-feira (30/4) para receber a segunda dose da vacina contra a COVID-19, tiveram que voltar para casa. Segundo relato de uma pessoa que foi ao local, funcionários da rede informaram que não havia imunizantes para vaciná-los.


No entanto, ao lado de outras pessoas que também compareceram ao Centro de Saúde Boa Vista na hora programada, Raimundo Patrício, de 68 anos, recebeu a notícia de que as doses haviam acabado e que, somente às 14h, a vacinação estaria disponível novamente.

“A sensação é muito ruim de chegar lá e não ter a vacina. A gente começa a ter medo do perigo futuro porque, sem a segunda dose, nós não estamos completamente protegidos”, disse o idoso.

Raimundo disse que vai retornar ao ponto de vacinação no horário que foi informado pela equipe da unidade, pela segunda vez no dia.

De acordo com ele, sair de casa durante a pandemia é sinônimo de apreensão devido aos altos riscos de ser infectado, mesmo com respeito às normas de distanciamento social e uso de máscaras.

“Já ficamos no estresse de ficarmos praticamente presos. Saímos pra ir em um armazém e açougue, mas é com medo. Mesmo tomando as preocupações, não deixamos de ter medo pela nossa família. Principalmente quem está trabalhando fora”, declarou.

Em resposta ao Estado de Minas, a Secretaria Municipal de Saúde informou que o motivo do problema foi "uma situação pontual e o remanejamento de doses para a unidade já foi feito". Ainda segundo o Executivo Municipal, a imunização já voltou normalmente no local.
 
Conforme determinado pelo Ministério da Saúde, o prazo das aplicações em segunda dose deve ser feito com um intervalo de 14 a 28 dias para os vacinados com a CoronaVac e de 2 a 14 semanas para os imunizados com a AstraZeneca.

Programação para o fim de semana


A vacinação simultânea dos trabalhadores da saúde de 37 anos e idosos de 89 anos pela segunda dose neste sábado (1º/5), no feriado do Dia do Trabalhador, encerra a programação de vacinação desta semana em BH.

O idoso deve levar documento de identidade e um comprovante de residência. Já os profissionais da saúde precisam estar com documento com foto, registro no conselho profissional e um documento que comprove a vinculação ativa do trabalhador com serviço de saúde de BH, podendo ser uma carteira de trabalho, contrato de trabalho, contracheque, entre outros.

Os endereços dos postos que os ambos os grupoos receberão a primeira dose estão no site da prefeitura. O horário de funcionamento dos pontos fixos será das 7h30 às 15h, enquanto os postos drive-thru funcionarão entre 8h e 15h. 
 

O que é um lockdown?

Saiba como funciona essa medida extrema, as diferenças entre quarentena, distanciamento social e lockdown, e porque as medidas de restrição de circulação de pessoas adotadas no Brasil não podem ser chamadas de lockdown.


Vacinas contra COVID-19 usadas no Brasil

  • Oxford/Astrazeneca

Produzida pelo grupo britânico AstraZeneca, em parceria com a Universidade de Oxford, a vacina recebeu registro definitivo para uso no Brasil pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). No país ela é produzida pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

  • CoronaVac/Butantan

Em 17 de janeiro, a vacina desenvolvida pela farmacêutica chinesa Sinovac, em parceria com o Instituto Butantan no Brasil, recebeu a liberação de uso emergencial pela Anvisa.

  • Janssen

A Anvisa aprovou por unanimidade o uso emergencial no Brasil da vacina da Janssen, subsidiária da Johnson & Johnson, contra a COVID-19. Trata-se do único no mercado que garante a proteção em uma só dose, o que pode acelerar a imunização. A Santa Casa de Belo Horizonte participou dos testes na fase 3 da vacina da Janssen.

  • Pfizer

A vacina da Pfizer foi rejeitada pelo Ministério da Saúde em 2020 e ironizada pelo presidente Jair Bolsonaro, mas foi a primeira a receber autorização para uso amplo pela Anvisa, em 23/02.

Minas Gerais tem 10 vacinas em pesquisa nas universidades

Como funciona o 'passaporte de vacinação'?

Os chamados passaportes de vacinação contra COVID-19 já estão em funcionamento em algumas regiões do mundo e em estudo em vários países. Sistema de controel tem como objetivo garantir trânsito de pessoas imunizadas e fomentar turismo e economia. Especialistas dizem que os passaportes de vacinação impõem desafios éticos e científicos.


Quais os sintomas do coronavírus?

Confira os principais sintomas das pessoas infectadas pela COVID-19:

  • Febre
  • Tosse
  • Falta de ar e dificuldade para respirar
  • Problemas gástricos
  • Diarreia

Em casos graves, as vítimas apresentam

  • Pneumonia
  • Síndrome respiratória aguda severa
  • Insuficiência renal

Os tipos de sintomas para COVID-19 aumentam a cada semana conforme os pesquisadores avançam na identificação do comportamento do vírus.

 

 

Entenda as regras de proteção contra as novas cepas


 

Mitos e verdades sobre o vírus

Nas redes sociais, a propagação da COVID-19 espalhou também boatos sobre como o vírus Sars-CoV-2 é transmitido. E outras dúvidas foram surgindo: O álcool em gel é capaz de matar o vírus? O coronavírus é letal em um nível preocupante? Uma pessoa infectada pode contaminar várias outras? A epidemia vai matar milhares de brasileiros, pois o SUS não teria condições de atender a todos? Fizemos uma reportagem com um médico especialista em infectologia e ele explica todos os mitos e verdades sobre o coronavírus.


Para saber mais sobre o coronavírus, leia também:

 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)