(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas VACINAÇÃO EM BH

Trabalhadores da saúde com 37 anos ou mais poderão se vacinar em BH

Novo público-alvo poderá procurar os postos a partir de sábado. No mesmo dia, idosos de 89 anos ou mais receberão a segunda dose para garantir a imunização


29/04/2021 19:01 - atualizado 29/04/2021 19:31

Profissionais de saúde de 37 anos ou mais serão vacinados no sábado (1º/5) em BH(foto: Leandro Couri/EM/D.A Press)
Profissionais de saúde de 37 anos ou mais serão vacinados no sábado (1º/5) em BH (foto: Leandro Couri/EM/D.A Press)
A Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) anunciou, nesta quinta-feira (29/04), que trabalhadores da saúde que tenham 37 anos ou mais poderão receber a primeira dose da vacina contra a COVID-19 no próximo sábado (1º/5). No mesmo dia, idosos de 89 anos ou mais também receberão a segunda dose para garantir a imunização completa.

Ainda de acordo com a PBH, no sábado serão vacinados trabalhadores de saúde que tenham se cadastrado no portal do Executivo municipal até 23h59 dessa quarta-feira (28/04). Para receber a primeira dose, a pessoa tem que cumprir alguns requisitos, como ter completado 37 anos ou mais até o dia 30 de abril, não ter recebido vacina contra a COVID-19, ser trabalhador da saúde em atividade em estabelecimentos de saúde da capital mineira, entre outros (veja a lista completa no fim da matéria).

Os endereços dos postos que os trabalhadores receberão a primeira dose estão no site da prefeitura. O horário de funcionamento dos pontos fixos será das 7h30 às 15h, enquanto os postos drive-thru funcionarão entre 8h e 15h. 

No ato da vacinação, o trabalhador precisa estar com documento com foto, registro no conselho profissional e um documento que comprove a vinculação ativa do trabalhador com serviço de saúde de BH, podendo ser uma carteira de trabalho, contrato de trabalho, contracheque, entre outros.

Os trabalhadores que não forem aos postos no sábado podem procurar os endereços no link em outras datas, levando toda a documentação necessária.

A PBH também informou que segue orientações do Ministério da Saúde e que por isso trabalhadores dos demais estabelecimentos de serviços de interesse à saúde, como por exemplo academias de ginástica, clubes, salão de beleza, clínica de estética, óticas, entre outros, não serão contemplados entre os grupos prioritários de vacinação.

Segunda dose para idosos de 89 anos ou mais


Idosos com 89 anos ou mais e que não tenham dificuldade de locomoção receberão a segunda dose da vacina contra a COVID-19 nos endereços descritos no link. As pessoas acamadas desta faixa etária também começarão a ser imunizadas nas residências no sábado.

A vacinação acontece das 7h30 às 15h em centros de saúde específicos espalhados pelas nove regionais da cidade. Já o horário de funcionamento dos pontos de drive-thru será das 8h às 15h. Os endereços estão disponíveis no portal da PBH.

Unidades que funcionam 24h estão exclusivas para atendimentos aos casos de baixa e média complexidade não respiratórios e não está sendo feita a aplicação de vacinas.

Requisitos para trabalhadores de saúde

  • ser trabalhador da saúde em atividade em estabelecimentos de saúde de Belo Horizonte;
  • ter preenchido o cadastro para a vacinação de trabalhadores da saúde, de forma válida, até 23h59 de 28 de abril;
  • ter completado 37 anos ou mais até 30 de abril;
  • não ter recebido vacina contra a COVID-19;
  • não ter recebido qualquer outra vacina nos últimos 15 dias;
  • não ter tido COVID com início de sintomas nos últimos 30 dias.

No momento da vacinação, o trabalhador precisa levar: 

  1. Documento de identificação com foto;
  2. Registro no conselho profissional (para profissionais de saúde); e
  3. Documento que comprove a vinculação ativa do trabalhador com serviço de saúde localizado em Belo Horizonte por meio da apresentação de:
  • Comprovante de pagamento (contracheque) emitido nos últimos 3 meses; ou
  • Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) com especificação da função; ou
  • Contrato de trabalho; ou
  • Relatório do CNES; ou
  • Declaração de Imposto sobre a Renda - Pessoa Física 2020 – ano-calendário 2019 ou 2021 – ano-calendário 2020, com a identificação da ocupação principal declarada; ou
  • Declaração de vinculação ativa como trabalhador de saúde emitida pelo serviço de saúde.

O que é um lockdown?

Saiba como funciona essa medida extrema, as diferenças entre quarentena, distanciamento social e lockdown, e porque as medidas de restrição de circulação de pessoas adotadas no Brasil não podem ser chamadas de lockdown.


Vacinas contra COVID-19 usadas no Brasil

  • Oxford/Astrazeneca

Produzida pelo grupo britânico AstraZeneca, em parceria com a Universidade de Oxford, a vacina recebeu registro definitivo para uso no Brasil pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). No país ela é produzida pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

  • CoronaVac/Butantan

Em 17 de janeiro, a vacina desenvolvida pela farmacêutica chinesa Sinovac, em parceria com o Instituto Butantan no Brasil, recebeu a liberação de uso emergencial pela Anvisa.

  • Janssen

A Anvisa aprovou por unanimidade o uso emergencial no Brasil da vacina da Janssen, subsidiária da Johnson & Johnson, contra a COVID-19. Trata-se do único no mercado que garante a proteção em uma só dose, o que pode acelerar a imunização. A Santa Casa de Belo Horizonte participou dos testes na fase 3 da vacina da Janssen.

  • Pfizer

A vacina da Pfizer foi rejeitada pelo Ministério da Saúde em 2020 e ironizada pelo presidente Jair Bolsonaro, mas foi a primeira a receber autorização para uso amplo pela Anvisa, em 23/02.

Minas Gerais tem 10 vacinas em pesquisa nas universidades

Como funciona o 'passaporte de vacinação'?

Os chamados passaportes de vacinação contra COVID-19 já estão em funcionamento em algumas regiões do mundo e em estudo em vários países. Sistema de controel tem como objetivo garantir trânsito de pessoas imunizadas e fomentar turismo e economia. Especialistas dizem que os passaportes de vacinação impõem desafios éticos e científicos.


Quais os sintomas do coronavírus?

Confira os principais sintomas das pessoas infectadas pela COVID-19:

  • Febre
  • Tosse
  • Falta de ar e dificuldade para respirar
  • Problemas gástricos
  • Diarreia

Em casos graves, as vítimas apresentam

  • Pneumonia
  • Síndrome respiratória aguda severa
  • Insuficiência renal

Os tipos de sintomas para COVID-19 aumentam a cada semana conforme os pesquisadores avançam na identificação do comportamento do vírus.

 

 

Entenda as regras de proteção contra as novas cepas


 

Mitos e verdades sobre o vírus

Nas redes sociais, a propagação da COVID-19 espalhou também boatos sobre como o vírus Sars-CoV-2 é transmitido. E outras dúvidas foram surgindo: O álcool em gel é capaz de matar o vírus? O coronavírus é letal em um nível preocupante? Uma pessoa infectada pode contaminar várias outras? A epidemia vai matar milhares de brasileiros, pois o SUS não teria condições de atender a todos? Fizemos uma reportagem com um médico especialista em infectologia e ele explica todos os mitos e verdades sobre o coronavírus.


Para saber mais sobre o coronavírus, leia também:



receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)