(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas PANDEMIA

Em BH, enfermeira relata a emoção e até protestos políticos de vacinados

Mara de Almeida, que trabalha no Centro de Saúde da Vila Paris, lamenta que as doses de vacinas ainda estejam chegando de forma lenta à capital


08/04/2021 21:31 - atualizado 08/04/2021 22:11

Centro de Saúde Tia Amância ficou vazio no segundo dia de vacinação de idosos de 65 anos(foto: Vera Schmitz/EM/D.A Press)
Centro de Saúde Tia Amância ficou vazio no segundo dia de vacinação de idosos de 65 anos (foto: Vera Schmitz/EM/D.A Press)
A vacinação contra a COVID-19 alterou definitivamente a rotina nos postos e centros de saúde de Belo Horizonte. Se, por um lado, o trabalho aumentou, por outro, a reação dos vacinados traz leveza ao cenário tenso da pandemia.

Nesta quinta-feira (8/4), o Centro de Saúde Tia Amância, na Vila Paris, Região Centro-Sul da capital, estava vazio no segundo dia de vacinação de idosos de 65 anos, o que permitiu à enfermeira Mara de Almeida contar um pouco do que tem observado ao aplicar as doses.

"Tem de tudo: choro, agradecimento, cartazes, protesto político. Os idosos não se acanham. Alguns gritam: 'Fora, Bolsonaro!'. Fotografar ou filmar o momento também é obrigatório", relata, com o sorriso por trás da máscara refletido no olhar. 

Segundo ela, a ansiedade de tomar a vacina é tanta, que, mesmo que o posto funcione o dia inteiro, e o cronograma tenha previsto dois dias para cada faixa etária, as filas se concentram sempre nas primeiras horas da manhã. 

Nessa quarta-feira (7/4), primeiro dia de imunização dos idosos com 65 anos, foram vacinadas no posto mais de 200 pessoas, contrastando com o baixo movimento desta quinta. 

Mara destaca que, até o momento, nenhum dos que foram vacinados no centro de saúde retornou para se queixar de qualquer reação adversa relacionada ao imunizante.   

Os centros administram também o atendimento aos acamados. No momento em que a reportagem chegou ao posto, a enfermeira estava conferindo o cadastro daqueles que não podem se deslocar para receber a dose do imunizante. "Não podemos nos descuidar. Eles, da mesma forma, ficam muito emocionados com a chegada da equipe."

Suspensão no fim de semana


Sobre a suspensão da aplicação de vacinas nos fins de semana pela Prefeitura de Belo Horizonte, a enfermeira lamenta que as doses de vacina ainda estejam chegando muito lentamente. "Não tem vacina. Poderíamos trabalhar fins de semana, feriados, se tivéssemos doses suficiente e acelerar a imunização."

(foto: Vera Schmitz/EM/D.A Press)
(foto: Vera Schmitz/EM/D.A Press)

''Tem de tudo: choro, agradecimento, cartazes, protesto político. Os idosos não se acanham. Alguns gritam: 'Fora, Bolsonaro!'. Fotografar ou filmar o momento também é obrigatório''

Mara de Almeida, enfermeira


Mara lamenta também que a vacina ainda demore a chegar às pessoas que são obrigadas a sair de casa para trabalhar. "Idosos acabam estando protegidos se fizerem o isolamento de forma correta. E os que estão na rua por necessidade acabam correndo risco de uma infecção", afirma, sem, no entanto, minimizar a importância da vacinação dos mais velhos. 

Ela faz um alerta, ao se referir àqueles que resistem à vacina: "É preciso entender que quanto mais pessoas se vacinarem, mais a imunização será eficaz."      

Doses em segurança


A enfermeira explica que, diariamente, as doses da vacina chegam ao posto pela manhã e as sobras são recolhidas para uma central onde ficam estocadas para nova distribuição. "Ficam poucas doses para o início da vacinação na manhã seguinte", destaca. Isso, acredita, evita transtornos com relação à segurança nos centros de saúde. 
 

Leia mais sobre a COVID-19

Confira outras informações relevantes sobre a pandemia provocada pelo vírus Sars-CoV-2 no Brasil e no mundo. Textos, infográficos e vídeos falam sobre sintomasprevençãopesquisa vacinação.
 

Confira respostas a 15 dúvidas mais comuns

Guia rápido explica com o que se sabe até agora sobre temas como risco de infecção após a vacinação, eficácia dos imunizantes, efeitos colaterais e o pós-vacina. Depois de vacinado, preciso continuar a usar máscara? Posso pegar COVID-19 mesmo após receber as duas doses da vacina? Posso beber após vacinar? Confira esta e outras perguntas e respostas sobre a COVID-19.

Veja vídeos explicativos sobre este e outros tema em nosso canal

 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)