(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas NOVA ETAPA

Mais um lote de vacinas começa a ser distribuído aos municípios de Minas

Este é o 11º lote enviado pelo Ministério de Saúde para Minas; doses serão usadas para vacinar idosos de 65 a 69 anos e profissionais das Forças da Segurança


05/04/2021 08:59 - atualizado 05/04/2021 09:37

Ao todo, serão enviadas 1.016.650 doses dos imunizantes, que chegaram no estado na quinta-feira (01/04)(foto: Edesio Ferreira/EM/D.A Press)
Ao todo, serão enviadas 1.016.650 doses dos imunizantes, que chegaram no estado na quinta-feira (01/04) (foto: Edesio Ferreira/EM/D.A Press)
Mais de um milhão de doses de vacinas contra a COVID-19 começaram a ser distribuídas, nesta segunda-feira (05/04), às 28 Unidades Regionais de Saúde (URSs) de Minas Gerais, que encaminham as injeções aos municípios.

Os imunizantes, que chegaram na quinta-feira (01/04) na Central da Rede de Frio, localizada no Bairro Gameleira, Região Oeste de Belo Horizonte, fazem parte da 11ª remessa enviada pelo Ministério da Saúde.
 
 

Este é o maior lote de vacinas recebido pelo estado mineiro. Ao todo, são 943.400 doses da CoronaVac e 86.750 doses da vacina fabricada pela AstraZeneca/Fiocruz, para serem usadas no avanço da vacinação em Minas.

A expectativa do governo de Minas é utilizar a nova remessa para imunizar idosos entre 65 e 69 anos, ampliar a imunização de profissionais de saúde e iniciar a vacinação dos trabalhadores das Forças de Segurança

Até então, Minas Gerais já havia recebido 3.641.730 doses de vacinas contra a COVID-19. Com este novo carregamento, o número sobe para 4.658.380 doses de imunizantes.

De acordo com o vacinômetro da Secretaria de Estado de Saúde, de janeiro até agora, o estado de Minas teve um total de 1.737.750 de aplicações de primeira dose e 560.090 aplicações de segunda dose dos imunizantes. 

Vacinação dos profissionais de segurança


Em reunião com o Comitê Gestor Nacional de Enfrentamento da Pandemia de COVID-19, realizada no dia 26 de março, o governador Romeu Zema (Novo), pediu que os profissionais das Forças de Segurança, Salvamento e Forças Armadas e professores fossem incluídos como prioridade para receber o imunizante no Plano Nacional de Imunização (PNI). 

Foi determinado que policiais federais, militares, civis e rodoviários; bombeiros militares e civis; e guardas municipais, serão vacinados com prioridade a partir da distribuição da 11ª remessa de vacinas contra o coronavírus.

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) informou que dentro do grupo haverá ainda outros critérios de prioridade: trabalhadores envolvidos no atendimento e transporte de pacientes, resgates e atendimento pré-hospitalar, ações de vacinação contra COVID-19, ações de vigilância das medidas de distanciamento social, com contato direto e constante com o público independentemente da categoria. 
 

O que é o coronavírus


Coronavírus são uma grande família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus (COVID-19) foi descoberto em dezembro de 2019, na China. A doença pode causar infecções com sintomas inicialmente semelhantes aos resfriados ou gripes leves, mas com risco de se agravarem, podendo resultar em morte.
Vídeo: Por que você não deve espalhar tudo que recebe no Whatsapp

Como a COVID-19 é transmitida? 

A transmissão dos coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro, contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão, contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.

Vídeo: Pessoas sem sintomas transmitem o coronavírus?


Como se prevenir?

A recomendação é evitar aglomerações, ficar longe de quem apresenta sintomas de infecção respiratória, lavar as mãos com frequência, tossir com o antebraço em frente à boca e frequentemente fazer o uso de água e sabão para lavar as mãos ou álcool em gel após ter contato com superfícies e pessoas. Em casa, tome cuidados extras contra a COVID-19.
Vídeo: Flexibilização do isolamento não é 'liberou geral'; saiba por quê

Quais os sintomas do coronavírus?

Confira os principais sintomas das pessoas infectadas pela COVID-19:

  • Febre
  • Tosse
  • Falta de ar e dificuldade para respirar
  • Problemas gástricos
  • Diarreia

Em casos graves, as vítimas apresentam:

  • Pneumonia
  • Síndrome respiratória aguda severa
  • Insuficiência renal
Os tipos de sintomas para COVID-19 aumentam a cada semana conforme os pesquisadores avançam na identificação do comportamento do vírus. 

Vídeo explica por que você deve 'aprender a tossir'


Mitos e verdades sobre o vírus

Nas redes sociais, a propagação da COVID-19 espalhou também boatos sobre como o vírus Sars-CoV-2 é transmitido. E outras dúvidas foram surgindo: O álcool em gel é capaz de matar o vírus? O coronavírus é letal em um nível preocupante? Uma pessoa infectada pode contaminar várias outras? A epidemia vai matar milhares de brasileiros, pois o SUS não teria condições de atender a todos? Fizemos uma reportagem com um médico especialista em infectologia e ele explica todos os mitos e verdades sobre o coronavírus.

Coronavírus e atividades ao ar livre: vídeo mostra o que diz a ciência

Para saber mais sobre o coronavírus, leia também:

 

 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)