(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas PANDEMIA

Juiz de Fora ultrapassa 1.000 mortes por COVID-19

Cidade está à beira de um colapso no sistema de saúde, com taxa de ocupação de UTIs do SUS para pacientes com COVID-19 em 95,71% e 113,22% no setor privado


26/03/2021 20:31 - atualizado 26/03/2021 21:48

Cidade está na onda roxa do programa estadual Minas Consciente(foto: Marcos Alfredo)
Cidade está na onda roxa do programa estadual Minas Consciente (foto: Marcos Alfredo)
Juiz de Fora
, na Zona da Mata mineira, registrou 1.002 mortes em decorrência da COVID-19. O boletim epidemiológico, divulgado na noite desta sexta-feira (26), contabilizou mais 17 mortes nas últimas 24 horas. 
Conforme o painel gerencial da prefeitura, o primeiro óbito por COVID-19, em Juiz de Fora, foi de um homem de 70 anos, e ocorreu em 8 de abril de 2020. 

A prefeita Margarida Salomão (PT) publicou vídeo, na rede social, lamentando as 1.002 vidas perdidas.

“Queremos expressar nossa solidariedade a todas as famílias que neste momento estão vivendo essa dor. Dizer a todas e todos que devemos fazer de tudo para proteger a vida, tomar todos os cuidados. Essa é a melhor homenagem que nós podemos fazer a esses que nos deixaram, e que ao longo de suas vidas construíram e amaram essa cidade” lamentou.

Desde 13 de março, a cidade também segue o toque de recolher entre 20h e 5h. Além disso, o comércio segue fechado após a implementação, de forma obrigatória, da onda roxa do programa Minas Consciente do governo de Minas. 

Nesta semana, apesar da gravidade no sistema sanitário, houve manifestação nas ruas e também pedido de veradores para a reabertura do comércio. Por outro lado, entidades médicas publicaram manifesto sobre risco iminente de colapso na saúde.

No momento, a cidade enfrenta o pior momento da pandemia, pois está à beira de um colapso no sistema de saúde. A taxa de ocupação UTI SUS Covid está em 95,71% e a ocupação UTI geral é de 99,17%. Já no setor privado, a taxa de UTI apresenta 113,22% de ocupação. 
 

O que é o coronavírus


Coronavírus são uma grande família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus (COVID-19) foi descoberto em dezembro de 2019, na China. A doença pode causar infecções com sintomas inicialmente semelhantes aos resfriados ou gripes leves, mas com risco de se agravarem, podendo resultar em morte.
Vídeo: Por que você não deve espalhar tudo que recebe no Whatsapp

Como a COVID-19 é transmitida? 

A transmissão dos coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro, contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão, contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.

Vídeo: Pessoas sem sintomas transmitem o coronavírus?


Como se prevenir?

A recomendação é evitar aglomerações, ficar longe de quem apresenta sintomas de infecção respiratória, lavar as mãos com frequência, tossir com o antebraço em frente à boca e frequentemente fazer o uso de água e sabão para lavar as mãos ou álcool em gel após ter contato com superfícies e pessoas. Em casa, tome cuidados extras contra a COVID-19.
Vídeo: Flexibilização do isolamento não é 'liberou geral'; saiba por quê

Quais os sintomas do coronavírus?

Confira os principais sintomas das pessoas infectadas pela COVID-19:

  • Febre
  • Tosse
  • Falta de ar e dificuldade para respirar
  • Problemas gástricos
  • Diarreia

Em casos graves, as vítimas apresentam:

  • Pneumonia
  • Síndrome respiratória aguda severa
  • Insuficiência renal
Os tipos de sintomas para COVID-19 aumentam a cada semana conforme os pesquisadores avançam na identificação do comportamento do vírus. 

Vídeo explica por que você deve 'aprender a tossir'


Mitos e verdades sobre o vírus

Nas redes sociais, a propagação da COVID-19 espalhou também boatos sobre como o vírus Sars-CoV-2 é transmitido. E outras dúvidas foram surgindo: O álcool em gel é capaz de matar o vírus? O coronavírus é letal em um nível preocupante? Uma pessoa infectada pode contaminar várias outras? A epidemia vai matar milhares de brasileiros, pois o SUS não teria condições de atender a todos? Fizemos uma reportagem com um médico especialista em infectologia e ele explica todos os mitos e verdades sobre o coronavírus.

Coronavírus e atividades ao ar livre: vídeo mostra o que diz a ciência

Para saber mais sobre o coronavírus, leia também:

 

O que é o coronavírus

Coronavírus são uma grande família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus (COVID-19) foi descoberto em dezembro de 2019, na China. A doença pode causar infecções com sintomas inicialmente semelhantes aos resfriados ou gripes leves, mas com risco de se agravarem, podendo resultar em morte.


transmissão dos coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro, contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão, contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.


A recomendação é evitar aglomerações, ficar longe de quem apresenta sintomas de infecção respiratória, lavar as mãos com frequência, tossir com o antebraço em frente à boca e frequentemente fazer o uso de água e sabão para lavar as mãos ou álcool em gel após ter contato com superfícies e pessoas. Em casa, tome cuidados extras contra a COVID-19.

Vídeo: Flexibilização do isolamento não é 'liberou geral'; saiba por quê

Principais sintomas das pessoas infectadas pela COVID-19:

  • Febre
  • Tosse
  • Falta de ar e dificuldade para respirar
  • Problemas gástricos
  • Diarreia
  • Em casos graves, as vítimas apresentam:
  • Pneumonia
  • Síndrome respiratória aguda severa
  • Insuficiência renal
  • Os tipos de sintomas para COVID-19 aumentam a cada semana conforme os pesquisadores avançam na identificação do comportamento do vírus 

Mitos e verdades sobre o vírus

Nas redes sociais, a propagação da COVID-19 espalhou também boatos sobre como o vírus Sars-CoV-2 é transmitido. E outras dúvidas foram surgindo: O álcool em gel é capaz de matar o vírus? O coronavírus é letal em um nível preocupante? Uma pessoa infectada pode contaminar várias outras? A epidemia vai matar milhares de brasileiros, pois o SUS não teria condições de atender a todos? Fizemos uma reportagem com um médico especialista em infectologia e ele explica todos os mitos e verdades sobre o coronavírus.


Para saber mais sobre o coronavírus, leia também:

 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)