(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas ONDA ROXA

Operação no fim de semana vai impedir banhistas na Várzea das Flores

Fiscalização vai impedir a entrada, a permanência, a pesca e a navegação na represa Várzea das Flores neste fim de semana. Betim estenderá onda roxa


26/03/2021 13:48 - atualizado 26/03/2021 16:40

A represa Várzea das Flores é ponto de aglomeração de banhistas, principalmente em dias de muito calor. No domingo passado (21/3) mais de 60 pessoas foram dispersadas do local(foto: Prefeitura de Betim/Divulgação)
A represa Várzea das Flores é ponto de aglomeração de banhistas, principalmente em dias de muito calor. No domingo passado (21/3) mais de 60 pessoas foram dispersadas do local (foto: Prefeitura de Betim/Divulgação)
O calor previsto para este fim de semana em Betim, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), acendeu o alerta das equipes de fiscalização que farão operação para impedir que banhistas, pescadores ou barcos utilizem a represa Várzea das Flores. O local é tradicionalmente frequentado por moradores, mas a cidade ainda está na onda roxa que proíbe aglomeração, venda de bebidas alcoólicas geladas além do consumo em local público. 

Na operação que ocorrerá neste sábado (27/3) e domingo (28/3), estarão empenhadas as equipes do 33° Batalhão da Polícia Militar, da Guarda Municipal, da Vigilância em Saúde e da Secretaria Adjunta de Segurança Pública.
 

O sub-comandante da Guarda Municipal de Betim, Weslei de Almeida, explica que além do patrulhamento preventivo, que já ocorre em todas as regionais da cidade, a ação conjunta vai intensificar o controle do acesso de pessoas na região da represa. “A Várzea das Flores é um tradicional ponto da cidade conhecido por receber a visita de muitas pessoas, principalmente aos fins de semana. Nosso objetivo é garantir o cumprimento do decreto, contribuindo com a prevenção dos contágios do vírus em nossa cidade”.
 
Só no último domingo (21/3), mais de 60 pessoas foram encontradas na orla da represa com roupas de banho e fazendo o consumo de alimentos e bebidas alcoólicas. Durante a ação, todas as pessoas foram retiradas do local e orientadas sobre as novas regras do decreto pelos agentes da Guarda Municipal, da Vigilância em Saúde e da Secretaria Adjunta de Segurança Pública. 
 
O diretor de Vigilância em Saúde, Nilvan Baeta, reforça que as equipes também irão conferir se existem irregularidades nos estabelecimentos localizados no entorno da represa. “Na ação, vamos cobrar o cumprimento das normas de biossegurança para prevenção e combate à COVID-19”.
 
Em Betim a onda roxa, fase mais restritiva do Programa Minas Consciente, do governo do Estado, foi estendida até 5 de abril. O decreto com essa prorrogação será publicado no Órgão Oficial deste sábado (27/3).  
 
Em Betim, a onda roxa proíbe reuniões, festas e qualquer tipo de evento público ou privado, inclusive comemorações familiares de pessoas que não morem na mesma casa. Apenas o comércio essencial pode funcionar. Além disso, está proibido a venda de bebidas alcoólicas geladas e o consumo em locais públicos. 
 

O que é o coronavírus


Coronavírus são uma grande família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus (COVID-19) foi descoberto em dezembro de 2019, na China. A doença pode causar infecções com sintomas inicialmente semelhantes aos resfriados ou gripes leves, mas com risco de se agravarem, podendo resultar em morte.
Vídeo: Por que você não deve espalhar tudo que recebe no Whatsapp

Como a COVID-19 é transmitida? 

A transmissão dos coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro, contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão, contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.

Vídeo: Pessoas sem sintomas transmitem o coronavírus?


Como se prevenir?

A recomendação é evitar aglomerações, ficar longe de quem apresenta sintomas de infecção respiratória, lavar as mãos com frequência, tossir com o antebraço em frente à boca e frequentemente fazer o uso de água e sabão para lavar as mãos ou álcool em gel após ter contato com superfícies e pessoas. Em casa, tome cuidados extras contra a COVID-19.
Vídeo: Flexibilização do isolamento não é 'liberou geral'; saiba por quê

Quais os sintomas do coronavírus?

Confira os principais sintomas das pessoas infectadas pela COVID-19:

  • Febre
  • Tosse
  • Falta de ar e dificuldade para respirar
  • Problemas gástricos
  • Diarreia

Em casos graves, as vítimas apresentam:

  • Pneumonia
  • Síndrome respiratória aguda severa
  • Insuficiência renal
Os tipos de sintomas para COVID-19 aumentam a cada semana conforme os pesquisadores avançam na identificação do comportamento do vírus. 

Vídeo explica por que você deve 'aprender a tossir'


Mitos e verdades sobre o vírus

Nas redes sociais, a propagação da COVID-19 espalhou também boatos sobre como o vírus Sars-CoV-2 é transmitido. E outras dúvidas foram surgindo: O álcool em gel é capaz de matar o vírus? O coronavírus é letal em um nível preocupante? Uma pessoa infectada pode contaminar várias outras? A epidemia vai matar milhares de brasileiros, pois o SUS não teria condições de atender a todos? Fizemos uma reportagem com um médico especialista em infectologia e ele explica todos os mitos e verdades sobre o coronavírus.

Coronavírus e atividades ao ar livre: vídeo mostra o que diz a ciência

Para saber mais sobre o coronavírus, leia também:

 

 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)